Header Ads


Presidente Lira admite discutir com líderes votação da jornada de 30 horas para profissionais de enfermagem

     Arthur Lira, presidente da Câmara.  —  Foto: Reprodução.
 
Presidente Lira admite discutir com líderes votação da jornada de 30 horas para profissionais de enfermagem
Publicado no JASB em 02.dezembro.2021.  

Canal da CONACS Tema poderá ser incluído no projeto que define o piso salarial da categoria.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL), admitiu em Plenário a possibilidade de discutir com os líderes partidários a inclusão da carga horária de 30 horas semanais para os profissionais de enfermagem no projeto que define o piso salarial da categoria em R$ 4.750 (PL 2564/20, de autoria do Senado).
-
-
“Essa categoria contribuiu muito, como todos os profissionais de saúde, para o combate à pandemia. Nós teremos uma audiência pública na próxima semana, inclusive avaliando se não merecia colocar no texto do Senado também as 30 horas. A Câmara tem que fazer gol também, não é só fazer a defesa não”, disse Lira.


O projeto foi aprovado recentemente no Senado e seguiu para análise da Câmara. No Plenário, deputados de diversos partidos começaram a coletar assinaturas para que a proposta seja votada em regime de urgência, sem necessidade de passar pelas comissões da Casa.

A deputada Fernanda Melchionna (RS) ressaltou que a aprovação das 30 horas semanais é uma reivindicação antiga dos profissionais de enfermagem. “É uma luta histórica de uma categoria de 2,5 milhões de brasileiros, em um momento em que a enfermagem salvou tantas vidas e que o Brasil inteiro reconhece a importância desses profissionais da saúde. A gente precisa dar esta resposta”, declarou.
-
-
Urgência
Um dos deputados que defendeu a proposta foi Camilo Capiberibe (AP). “Eu aproveito para declarar apoio e pedir que todos os parlamentares assinem os requerimentos de urgência na votação do PL 2564, que estabelece o piso nacional para o setor de enfermagem, técnicos em enfermagem e para as parteiras. 

Essa é a melhor maneira, talvez a única, de nós fazermos real justiça com este segmento que esteve o tempo todo, heroicamente, na linha de frente do combate à Covid-19”, afirmou.

Agentes comunitários e de combate às endemias.

Em discurso escrito encaminhado ao Plenário, o presidente da Câmara, Arthur Lira (Alagoas), reforçou a importância dos agentes de saúde e de combate às endemias nos últimos 30 anos. Segundo Lira, apesar do longo caminho ainda a ser percorrido na saúde pública brasileira, é possível falar em avanços significativos nas últimas décadas, como uma expressiva redução da mortalidade infantil e materna e uma considerável melhoria no monitoramento de grupos de risco e na prevenção de doenças de modo geral.
-
-
Acesse o vídeo no Facebook:


Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
Reportagem – Antonio Vital
Edição – Pierre Triboli
Fonte: Agência Câmara de Notícias

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.
-
-
Federalização:

Dinheiro: Mais uma prefeitura garante o pagamento do 14º aos ACS/ACE

     Prefeitura garante o pagamento do Incentivo Financeiro Adicional aos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias.  —  Foto: Reprodução.
 
A Prefeitura Municipal de Campos Sales (CE) aprovou na Câmara Municipal de Vereadores da cidade o Projeto de Lei, que deu origem à Lei nº 681, de 23 de novembro de 2001. A nova lei garante aos agentes comunitários e de endemias o recebimento do Incentivo Financeiro Adicional. Veja a matéria completa, aqui!

-
-
Reajuste do Piso: Presidente da Câmara e parlamentares manifestam apoio aos ACS/ACE.

     A estratégia usada pela CONACS fortaleceu a derrubada do veto, prevista para 06 e 07 de dezembro.  —  Foto: Reprodução.
 
Agentes comunitários de saúde reivindicam derrubada de veto a reajuste do piso salarial da categoria.
Em debate no Plenário, deputados destacaram histórico de luta e mobilização desses profissionais em busca de melhorias.  Veja a matéria completa, aqui!
Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.