Header Ads


Lei institui Dia Nacional da Criança Traqueostomizada

     Data será comemorada anualmente em 18 de fevereiro, com ações de conscientização.  —  Foto: Reprodução/Depositphotos.
 
Lei institui Dia Nacional da Criança Traqueostomizada
Publicado no JASB em 02.dezembro.2021.  

Camisas para ACS/ACE Data busca sensibilizar profissionais da saúde e pais sobre cuidados com essas crianças.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, sem vetos, a lei que cria o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada, a ser comemorado anualmente em 18 de fevereiro.
-
-
Publicada na sexta-feira (26), a Lei 14.249/21 tem origem em projeto do deputado Dr. Zacharias Calil (GO), aprovado pela Câmara neste ano (Projeto de Lei 5114/19).

A data tem a finalidade de sensibilizar os profissionais da saúde e os pais e responsáveis sobre os cuidados e atendimento a essas crianças para diminuir o risco de morte.

A traqueostomia é um procedimento cirúrgico para colocar uma cânula na traqueia a fim de estabelecer uma comunicação direta entre a traqueia e o meio externo. O aumento da traqueostomia em recém-nascidos prematuros tem proporcionado maior sobrevida a esses bebês.

Data escolhida
Segundo Calil, a escolha da data decorre do fato de que, no dia 18 de fevereiro de 2017, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), realizou o Primeiro Consenso Clínico e Recomendações Nacionais em Crianças Traqueostomizadas.
-
-

Este consenso gerou recomendações nacionais sobre os cuidados e condutas diante das crianças traqueostomizadas.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem - Janary Júnior
Edição - Natalia Doederlein
Fonte: Agência Câmara de Notícias

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.

-
-
Os Agentes de Saúde e os dirigentes sindicais que se perpetuam no poder, quem paga essa conta?
     Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias são as maiores vítimas da perpetuação de lideranças sindicais no poder. São eles que pagam essa conta.  —  Foto: Reprodução/Ilustrativa.
 
Nessa matéria o agente comunitário de saúde Eliomar Neves* (Itapebi - BA) projeta a reflexão dos colegas da categoria, sobre uma matéria que trata da postura anti-sindical de algumas lideranças, que buscam se manter nos sindicatos por tempo indeterminado. Situação que faz do cargo uma carreira com garantias e privilégios exclusivos, inacessível aos demais membros da própria categoria...  Veja a matéria completa, aqui!

Valorização: Prefeitura entrega motocicletas a agentes comunitários de saúde

      motocicletas .  —  Foto: Reprodução.
 
As motocicletas irão facilitar o trabalho dos agentes comunitários de saúde, que chegam a percorrer até 200 quilômetros por semana para fazer as visitas domiciliares aos pacientes.

Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.