Header Ads


Valorização: Prefeitura entrega motocicletas a agentes comunitários de saúde

      motocicletas .  —  Foto: Reprodução.
 
Valorização: Prefeitura entrega motocicletas a agentes comunitários de saúde
Publicado no JASB em 20.novembro.2021.  

Camisas para ACS/ACE As motocicletas irão facilitar o trabalho dos agentes comunitários de saúde, que chegam a percorrer até 200 quilômetros por semana para fazer as visitas domiciliares aos pacientes

O prefeito Emanuel Pinheiro entregou, motocicletas Honda Broz para agentes comunitários de saúde que atuam nas unidades básicas dos distritos de Nossa Senhora da Guia e Aguaçu e do rio dos Peixes, onde ocorreu a entrega simbólica. 
-
-
Era pra ser entregue na Praça Alencastro, mas, devido à minha agenda, eu fiz questão de entregar e, se a moto é para a área rural, então tinham que ser entregues na área rural”, afirmou o gestor.

As motocicletas irão facilitar o trabalho desses agentes, que chegam a percorrer até 200 quilômetros por semana para fazer as visitas domiciliares aos pacientes, além de garantir que o atendimento seja feito com mais agilidade em comunidades distantes. 


Foram contempladas as unidades dos distritos de Nossa Senhora da Guia e de Aguaçu, com três veículos, cada; e do Rio dos Peixes, que irá receber duas motocicletas. As motos vão acompanhadas de EPIs, como capacetes, luvas e joelheiras, doadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Pinheiro destacou que para ele, é um “prazer poder estar entregando oito motos, investindo na ponta” da rede municipal de Saúde. 
-
-
Com essas motos, os agentes terão mais condição de trabalho, mais agilidade, mais comodidade. Ganha não só os nossos trabalhadores, mas também a nossa população, que terá condições de ter por mais tempo, com mais segurança, a presença dos seus anjos da guarda, que são os agentes comunitários de saúde, fazendo todas as ações da saúde preventiva. Onde tiver um cidadão que vive em Cuiabá, lá vai chegar a gestão Emanuel Pinheiro para levar não só o atendimento, mas também o carinho, o respeito, o amor, a dignidade, a cidadania e a humanização, que eu trabalho dia e noite para garantir à população cuiabana”, ressaltou.


Os agentes comunitários de saúde presentes agradeceram ao prefeito pela ação inédita e que demonstra valorização do trabalho desenvolvido por eles. Luciana França, agente comunitária de saúde há 11 anos no Distrito de Aguaçu, onde é responsável por atender a 86 famílias, relata que chegava a percorrer até 60 quilômetros para visitar a família mais distante. 

Era muito difícil! Muitas famílias moram muito longe, então, a gente acabava gastando mais. Eu ia com a minha moto mesmo, que é de 125 cilindradas, a gente se virava fazendo o melhor porque eu adoro o que eu faço e porque a gente tem que fazer. Com essas motos, vai ser outra realidade porque vai melhorar muito o meio de andar porque tem lugar que a minha moto nem entrava porque é baixinha e essa aqui é uma Broz, então, vai ter mais facilidade pra ir mais longe. Só tenho a agradecer ao prefeito”, disse.
-
-
Iury Alencastro, agente comunitário de saúde há 6 anos na UBS do Distrito de Nossa Senhora da Guia, relata uma rotina de trabalho semelhante à de Luciana. A família acompanhada por ele que mora mais longe fica a 45 quilômetros da unidade básica de saúde e ele tinha que ir até lá com condução própria. 

Com isso, não era possível estar visitando a comunidade inteira. A gente sempre deixava a desejar porque não tinha um veículo fornecido pela Prefeitura. Eu ia com minha moto ou, às vezes, com meu carro. Com a gestão do Emanuel Pinheiro, que forneceu a moto com o combustível e a manutenção, a gente consegue alcançar onde a gente não alcançava. Acredito que agora a gente consiga fazer o trabalho que é da nossa alçada e as famílias vão ser privilegiadas, receber visitas com mais frequência”, afirmou.

De acordo com o coordenador técnico de Atenção Primária à Saúde, Wilson Cutas, que também é agente comunitário de saúde de carreira, em Mato Grosso, Cuiabá é o único dos 141 municípios e um dos poucos no Brasil que fornece motocicletas para que os profissionais possam trabalhar. 
-
-
O que o prefeito está fazendo é algo histórico para Cuiabá. São poucos os agentes comunitários de saúde de zona rural no Brasil que tem a sua própria moto institucional para poder desenvolver o seu trabalho, percorrendo trajetos muito longos com a condução de moto. Isso é um trabalho humanizado. Cuiabá se destaca no sentido de valorizar e dar condições aos agentes comunitários de saúde da zona rural”, salientou.


O secretário-adjunto de Atenção Primária, Dr. Xavier, agradeceu ao prefeito Emanuel Pinheiro e a secretária interina de Saúde, Suellen Alliend, e aos coordenadores de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pela sensibilidade em valorizar o papel dos agentes comunitários de saúde. 

Vocês são fundamentais na atenção à saúde e mais coisas boas virão para vocês! Vamos trabalhar em cima de um objetivo em comum, que é transformar a saúde pública de Cuiabá”, ressaltou. 
-
-
O secretário-adjunto agradeceu ainda ao diretor da Vigilância em Saúde de Cuiabá, Benedito Oscar Campos, que cedeu as motocicletas e ao secretário municipal de Mobilidade Urbana, Juarez Samaniego, que doou os equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, joelheiras e capacetes, aos agentes comunitários de saúde. 
A entrega das motocicletas ocorreu no final de agosto, precisamente no dia 27.


Prefeitura de Cuiabá
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.

VEJA TAMBÉM:
-
-
Procedimentos diante dos Prefeitos que negam o pagamento do Incentivo Adicional

     Os agentes comunitários e os de combate a endemias sofrem diante dos desvios do Incentivo Financeiro Adicional, contudo, há solução.  —  Foto: Reprodução.
 
Atendendo aos diversos pedidos de orientações sobre como proceder, diante dos maus gestores que negam o direito dos agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias ao Incentivo Financeiro Adicional (conhecido popularmente como décimo quarto), preparamos esse passo a passo para os orientar. Veja a matéria completa, aqui!

Gratificação de Final de Ano (14º): O incentivo financeiro dos ACS/ACE será de R$ 1.550,00.

    O valor de  R$ 1.550, relativo ao Incentivo Financeiro Adicional é devido aos Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate à Endemias. —  Foto: Reprodução.

Estamos diante do repasse do Incentivo Financeiro Adicional, ou seja, uma parcela extra em dinheiro que será calculada com base no número de ACS registrados no cadastro de equipes e profissionais do sistema de informação definido para este fim. Essa gratificação ficou conhecida como Décimo Quarto, contudo... Veja a matéria completa, aqui!
-
-

Conteúdo relacionado:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.