Header Ads


Prefeito sanciona lei que cria incentivo financeiro para agentes de saúde e de endemias

     O Incentivo é um direito dos agentes comunitários e de combate às endemias garantido em lei e portarias.  —  Foto: Reprodução.
 
Prefeito sanciona lei que cria incentivo financeiro para agentes de saúde e de endemias
Publicado no JASB em 07.novembro.2021.  

Matérias e leis sobre o 14º | Atualmente o JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil é a maior ferramenta de informação voltada aos agentes comunitários e de combate às endemias. A campanha de conscientização nacional, integrada pelos voluntários da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde, tem impulsionado que seja ampliada as bases de pagamento do Incentivo Financeiro Adicional (conhecido como décimo quarto) às duas categorias.
-
-
Nesta matéria informamos que o Prefeito sancionou uma lei que cria incentivo financeiro para agentes de saúde e de endemias em Cajazeiras-PB.


Em ato muito prestigiado pelos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, o prefeito José Aldemir sancionou, há duas semanas, precisamente no dia 25/10, a Lei municipal que institui o incentivo financeiro adicional para as duas categorias.

A iniciativa foi do Executivo, que mandou o projeto de lei paga a Câmara Municipal, recebendo a aprovação unânime dos vereadores cajazeirense.
O JASB já publicou que, caso o prefeito rejeite garantir esse direito dos ACS/ACE, estas categoria poderá realizar articulação com a Câmara de Vereadores para que seja proposto um Projeto de Lei de iniciativa do legislativo municipal. Como o recurso é federal, ou seja, não cria despesas aos cofres do município, em face disso, os parlamentares podem propor tal projeto.
-
-
Conforme as informações a que tivemos acesso, a Prefeitura de Cajazeiras já vem pagando esse incentivo desde 2017, quando a então secretária de Saúde, Dra. Paula Francineti, decidiu junto ao prefeito Zé Aldemir fazer o repasse do recurso federal para os profissionais, o que não vinha acontecendo na gestão anterior.


Agora, o prefeito Zé Aldemir decidiu criar a lei, exatamente, para garantir esse incentivo dos agentes independentemente de quem esteja à frente da gestão municipal.

A decisão do prefeito e da deputada Dra. Paula foi muito elogiada e aplaudida pela Associação representativa das duas categorias, pelo Sindicato dos Funcionários Municipais e pelos próprios profissionais, que agora têm seu décimo quarto salário assegurado por lei.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.
-
-


Movimento Nacional começa a renascer e se fortalecer em defesa da Proposta de Federalização. 

     ACS e ACE: Sem a Federalização não há garantia algumas de que as leis criadas em Brasília serão respeitadas pelos prefeitos. Saiba mais!  —  Foto: Reprodução.
 
A proposta de Federalização, nasceu como Ideia Legislativa,  nascia sem força, sem expressividade e sem apoio daqueles que deveriam ser beneficiados por ela. Isto, porque não tinham conhecimento sobre a Ideia. A falta de informação, a ausência de apoio e de ferramentas capaz de impulsionar a votação, que favorecesse os 20.000 (vinte mil votos) ameaçava a continuidade da proposta. Tudo isso mudou, depois que os voluntários da... 

ACS/ACE de todos os estados brasileiros reagem nas Redes Sociais contra a tentativa de sabotagem do Reajuste do Piso Nacional

     Várias lideranças estão em Brasília, algumas para defender a PEC 22 e outras para defender a nova PEC, a 14.  —  Foto: Reprodução.
 
Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias dos mais diversos recantos do Brasil, em face da matéria publicada ontem (1º/11), sob o título: "Urgente: Sabotagem contra o Reajuste do Piso Nacional poderá deixar os ACS/ACE sem reajuste," manifestaram-se indignados. Nas Redes Sociais, principalmente por meio do WhatsApp e Facebook. O tema ficou em evidência em grupos de praticamente todos os estados brasileiros.  Veja a matéria completa, aqui!


Tecnologia do Blogger.