Header Ads


URGENTE: Correção do PQA-VS beneficia aos Agentes de Combate às Endemias

     A correção do PQA-VS possibilita que os Agentes de Combate às Endemias tenham acesso a valores justos.  —  Foto: Reprodução.
 
URGENTE: Correção do repasse do PQA-VS beneficia aos Agentes de Combate às Endemias
Publicado no JASB em 07.novembro.2021.  Atualizado em 1º.fevereiro.2022. 

Camisas para ACS/ACE Após a publicação da portaria 2.497 de 29 de setembro/21, que divulgou o resultado da Fase de Avaliação do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) de 2020 e os valores a serem transferidos aos Estados, Distrito Federal e Municípios que aderiram ao Programa, surgiram muitas dúvidas em relação aos valores que posteriormente (mais exatamente no dia 26/10/21) foram repassados pelo FNS aos Estados, DF e Municípios. 
-
-
Os valores que foram repassados pelo FNS aos municípios não eram os mesmos valores que estavam nos ANEXOS da portaria 2.497 de 29/09/21. Alguns municípios receberam valores MENORES e outros municípios valores MAIORES do que os divulgados no Anexo da portaria citada acima.


Diante dessa dúvida e queixa de vários colegas de todo Brasil, encaminhou-se um contato com o FNS( Fundo Nacional de Saúde) e com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) através do Telefone: (61) 3315-3423 do Ministério da Saúde, que confirmou a existência de um erro nos valores repassados pelo FNS aos municípios. Por conta desse erro, os valores terão que ser estornados (devolvido) 100% para o ministério da saúde.

Há informação de que todos os secretários de saúde estariam recebendo por esses dias um OFÍCIO do SVS comunicando esse erro e também orientando os secretários a devolverem os valores que foram recebidos pelos municípios o mais rápido possível, pois dessa forma não atrasará o NOVO REPASSE que será feito em breve, sem erros e com os valores iguais aos que estão no ANEXO da portaria 2.497
-
-
A devolução dos valores será feita pelos municípios através de guias apropriadas, fornecidas pelo setor responsável da  SVS do Ministério da Saúde.

Resta à categoria aguardar esse novo repasse ser realizado! Orienta-se que os  secretário de saúde do município seja avisado para não usar os valores e, após confirmação destas informações, devolver o mais rápido possível os valores que se encontram na conta da gestão municipal referente ao PQA-VS/2020.

CLIQUE AQUI e veja a Portaria 2.497de 29/09/21 os Anexos da mesma com os valores repassados aos Estados, DF, e municípios, e um VÍDEO TUTORIAL ensinando o passo a passo de como localizar no site do FNS o valor do PQA-VS que foi repassado para o seu município.

Informações compartilhada pelo ACE Magrão de Ubaíra (BA).
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-
Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.

+ CANAL DO PQA-VS: Tudo que você precisa saber sobre: www.jasb.com.br/PQAVS


Movimento Nacional começa a renascer e se fortalecer em defesa da Proposta de Federalização. 

     ACS e ACE: Sem a Federalização não há garantia algumas de que as leis criadas em Brasília serão respeitadas pelos prefeitos. Saiba mais!  —  Foto: Reprodução.
 
A proposta de Federalização, nasceu como Ideia Legislativa,  nascia sem força, sem expressividade e sem apoio daqueles que deveriam ser beneficiados por ela. Isto, porque não tinham conhecimento sobre a Ideia. A falta de informação, a ausência de apoio e de ferramentas capaz de impulsionar a votação, que favorecesse os 20.000 (vinte mil votos) ameaçava a continuidade da proposta. Tudo isso mudou, depois que os voluntários da... 
-
-
Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.