Header Ads


Agentes comunitários de saúde recebem 226 tablets em Sorocaba

     Agentes comunitários de saúde recebem 226 tablets para informatizar e otimizar serviço prestado à população de Sorocaba.  —  Foto: Reprodução.
 
Agentes comunitários de saúde recebem tablets em Sorocaba
Publicado no JASB em 06.novembro.2021.  

Camisas para ACS/ACE A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realizou, na tarde desta quinta-feira (05), a entrega de 226 tablets aos agentes comunitários de saúde (ACS). A cidade adquiriu esses dispositivos por meio de emenda parlamentar. A primeira UBS (Unidade Básica de Saúde) a receber os aparelhos foi a do bairro Paineiras e contou com as presenças do prefeito Rodrigo Manga, do secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, e do vereador Fausto Peres.
-
-
O objetivo principal do uso dos tablets é informatizar o trabalho diário dos ACSs, otimizando o tempo das visitas domiciliares e, dessa forma, também ampliar o número de visitações. Anteriormente, esses profissionais efetuavam o trabalho de forma manual, com preenchimento de fichas em papel. Após a visita, os agentes ainda precisavam digitar os dados em dois sistemas de informação. Com os tablets, todo esse retrabalho será evitado, pois somente será necessária a exportação dos dados de cada paciente visitado.


De acordo com a SES, todos os 165 agentes comunitários de saúde, de 15 UBSs, receberão o equipamento. A previsão é que, já neste mês, os agentes comunitários estejam utilizando o novo recurso tecnológico.

Cada unidade passará por capacitação com a equipe de Divisão de Tecnologia de Informação da SES. O tablet possui o aplicativo “ESF Móvel”, que atualiza cadastro dos cidadãos, registra a visita domiciliar, visualiza agendamentos nas UBSs, vacinação, entre outros atendimentos.

Essa conquista e avanço da tecnologia no SUS representa a revolução na área da Saúde que a atual gestão vem realizando. Neste mês, já iniciamos o mutirão de consultas oftalmológicas e logo vamos zerar as filas de espera por consultas, exames e cirurgias, que se estendem, há anos, na cidade”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.
-
-
Para o secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, o recurso beneficiará, ainda, as áreas atendidas pelas UBSs que possuem Estratégia Saúde da Família (ESF). 

VEJA TAMBÉM:

“Será possível fortalecer a promoção da qualidade de vida da população de Sorocaba e intervir nos fatores que podem colocar a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação e o uso de tabaco. Com atenção integral, equânime e contínua, a ESF se fortalece como uma porta de entrada do Sistema Único de Saúde”, ressalta.

ACSs
Atualmente, Sorocaba possui 44 equipes de ESF que atuam nas UBSs dos bairros Nova Esperança; Vila Barão; Cerrado; Wanel Ville; Rodrigo; Parque São Bento; Vitória Régia; Paineiras; Ulisses Guimarães; Ana Paula Eleutério (Habiteto); Vila Sabiá; Aparecidinha, Cajuru e Brigadeiro Tobias.

O Agente Comunitário de Saúde é fundamental na composição das equipes da ESF, pois realiza o acolhimento e cadastro das famílias, por meio de visitas domiciliares. São os olhos das equipes de saúde, para além do tratamento. O vínculo de confiança firmado entre as famílias e estes profissionais faz com que se concretize o maior objetivo da atenção básica: a promoção em saúde, ou seja, intervir para prevenir doenças.

Prefeitura municipal de Sorocaba
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.
-
-


Movimento Nacional começa a renascer e se fortalecer em defesa da Proposta de Federalização. 

     ACS e ACE: Sem a Federalização não há garantia algumas de que as leis criadas em Brasília serão respeitadas pelos prefeitos. Saiba mais!  —  Foto: Reprodução.
 
A proposta de Federalização, nasceu como Ideia Legislativa,  nascia sem força, sem expressividade e sem apoio daqueles que deveriam ser beneficiados por ela. Isto, porque não tinham conhecimento sobre a Ideia. A falta de informação, a ausência de apoio e de ferramentas capaz... Veja a matéria completa, aqui!

Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.