Header Ads


Confira de forma prática o repasse do Incentivo Adicional dos Agentes Comunitários de Saúde

    O número de cidades que cumprem com a lei, pagando o Incentivo Financeiro aos agentes comunitários e de combate às endemias cresce a cada dia —  Foto/Reprodução.

Confira de forma prática o repasse do Incentivo Adicional dos Agentes Comunitários de Saúde
Publicado no JASB em 13.outubro.2021.  

Agentes de Saúde Sobre o repasse do Incentivo Adicional dos Agentes Comunitários de Saúde: Como todos os profissionais já sabem, ou ao menos deveria saber, de acordo com o Art. 9 C, parágrafo 4º, da Lei nº 11.350, que rege os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate ás Endemias, o Governo Federal repassa uma parcela adicional da assistência financeira complementar no último trimestre de cada ano. Exatamente como os voluntários da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde vem divulgando nas redes sociais há vários anos.

Essa parcela extra repassada pelo FNS - Fundo Nacional de Saúde, deve ser usada para o pagamento do Incentivo Adicional dos ACS e ACE.


Com isso, todos anos os profissionais interessados ficam com a dúvida se o incentivo já foi ou não repassado, e em caso positivo, em que data isso aconteceu. Como ocorre todos anos, o JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil divulga as informações e as publica nas redes sociais. 


Nessa matéria ensinamos o passo a passo de como verificar diretamente no site do Fundo nacional de Saúde (FNS) a quantia e data do referido repasse:

Consultando o repasse do Incentivo Adicional no Portal do FNS

1. Acessar o site do FNS

Primeiro acesse o site de consulta do Fundo Nacional de Saúde (FNS) no endereço: https://consultafns.saude.gov.br


E no Menu Tipos de Consulta, escolha a opção Detalhada, como mostra a imagem acima.

2. Selecione os parâmetros da busca


Ano: 2020;
Mês: Dezembro;
Tipo de consulta: Fundo a Fundo;
No Bloco Selecione: Manutenção das ações e serviços públicos da Saúde (Custeio);
Em Grupo, selecione: Atenção Básica;
Em Ação, selecione: Piso da Atenção Básica em Saúde;
Em Ação detalhada selecione: Agente Comunitário de Saúde;
Depois selecione o seu Estado e o seu município;
Depois, Clique no botão Consultar.


3. Resultado da Consulta


Na página de Resultado da Consulta, clique no botão que parece um “olho” na coluna “Ações” conforme mostra na imagem;
Assim que abrir a próxima página: "Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde (CUSTEIO)," clique no mesmo botão que parece um “olho” novamente.

4. Entendendo o Resultado


Assim que terminar a busca aparecerá um ou mais resultados em uma tabela, e o valor do Incentivo adicional será o repassado na competência de SET de 2020.

Isso porque, apesar de ter sido repassado em dezembro, como afirmamos no início dessa matéria, de acordo com a Lei 11.350, o repasse desses valores devem ocorrer no terceiro trimestre de cada ano que equivale aos meses de julho, agosto e setembro.

Consulta do repasse do incentivo adicional no Fundo a Fundo (Portal do FNS).

Você precisa apenas de um computador, tablet ou celular com acesso à internet.

E aí, Curtiu? Deixe sua dúvida ou sugestão preenchendo o formulário de comentários abaixo.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil
Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!

Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!

VEJA TAMBÉM:


Associação FNARAS avança em Brasília, em defesa da PEC 14/2021. 

     Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) estiveram mobilizados em Brasília.  —  Foto: Reprodução.
 
A Associação Fnaras - Fórum Nacional das Representações dos ACS e ACE, entidade fundada há alguns meses por ex-diretores da CONACS, usou as redes sociais para informar as novidades sobre a Proposta de Emenda Constitucional nº 14, que criou.


Agente Comunitária de Saúde e de combate às endemias no meio de uma guerra

     Os diretores da CONACS falam sobre as novas dificuldades enfrentada na Mobilização de Brasília, diante da dupla agenda.  —  Foto: Reprodução.

Novas Dificuldades na Mobilização de Brasília
A direção da Confederação sobre a última Mobilização da categoria, realizada em Brasília comentou: "...estão ficando ainda mais difíceis, uma vez que os próprios trabalhadores estão permitindo que as divergências de pensamentos, divida e enfraqueça a força da mobilização, deixando de ter foco único e dividindo a atenção da categoria e consequentemente dos parlamentares..." Veja a matéria completa, aqui!


Conteúdo relacionado:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.