Header Ads


Proposta inclui a orientação sobre saneamento básico entre as ações dos ACS/ACE

      Os agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias poderão ganhar nova atribuição.  —  Foto: Reprodução.
 
Proposta inclui a orientação sobre saneamento básico entre as ações dos ACS/ACE
Publicado no JASB em 16.novembro.2021.  

Camisas para ACS/ACE Ações serão feitas em comunidade indígena ou quilombola, para a prevenção de doenças e de agravos à saúde.
-
-
O Projeto de Lei 2431/2021 inclui ações de saneamento básico para a prevenção de doenças e de agravos à saúde entre as atribuições dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias que trabalham em comunidades indígenas e quilombolas. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

A proposta insere o dispositivo na Lei 11.350/06, que regulamenta a atividade desses profissionais. Eles atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) na execução das atividades de responsabilidade dos entes federativos, mediante vínculo direto com órgão ou entidade da administração direta, autárquica ou fundacional.


      Deputado Federal Luizão Goulart. —  Foto: Reprodução.

O saneamento básico nessas comunidades é uma ação de saúde e demanda atenção diferenciada”, afirmou o autor da proposta, deputado Luizão Goulart (Paraná). 
-
-
“Essas ações devem ser de competência dos profissionais de saúde mais próximos, que melhor compreenderão as situações reais”, disse.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Ralph Machado
Edição - Marcia Becker
Agência Câmara de Notícias
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.
-
-
ACS's e ACE's de todo o Brasil terão Prejuízos Grandes e graves, diz presidente da CONACS

     Ilda Angélica Correia, presidente da CONACS, alerta para o risco dos ACS/ACE ficarem sem o Reajuste do Piso devido a divisão provocada pelos defensores de outra pauta.  —  Foto: Reprodução.
 
A presidente da CONCACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Ilda Angélica Correia, usou as Redes Sociais para fazer mais um alerta a todos os Agentes Comunitários e de Combate às Endemias do país. Veja a matéria completa, aqui!
-
-

Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.