Header Ads


ACS's e ACE's de todo o Brasil terão Prejuízos Grandes e graves, diz presidente da CONACS

     Ilda Angélica Correia, presidente da CONACS, alerta para o risco dos ACS/ACE ficarem sem o Reajuste do Piso devido a divisão provocada pelos defensores de outra pauta.  —  Foto: Reprodução.
 
ACS's e ACE's de todo o Brasil terão Prejuízos Grandes e graves, diz presidente da CONACS
Publicado no JASB em 03.novembro.2021.  

Camisas para ACS/ACE | A presidente da CONCACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Ilda Angélica Correia, usou as Redes Sociais para fazer mais um alerta a todos os Agentes Comunitários e de Combate às Endemias do país.

Depois de intensa luta em defesa do Reajuste do Piso Salarial Nacional das duas categoria, diante de novas dificuldades, criadas pelo ativismo em defesa de pauta paralela ao Reajuste do Piso, os diretores da Confederação sentiram na pele um grande obstáculo. 
-
-
Uma barreira nunca vista antes
Nos mais de 23 anos de atividade em defesa dos interesses dos agentes, os diretores da CONACS nunca haviam se deparado com barreiras impostas por pessoas da própria categoria. Estão fazendo de tudo para que a prioridade da pauta da categoria, em Brasília, não seja o Reajuste do Piso. 
Confira a fala de Ilda Angélica, no vídeo abaixo.


A defesa da PEC 22
A PEC 22 é a única proposta de autoria de uma instituição da categoria que oferece a possibilidade de reajuste do Piso Nacional. Portanto, se as articulações realizadas em Brasília em prol da PEC 14 continuar tentando enfraquecer a garantia da aprovação da Proposta 22, teremos um grande problema, que poderá resultar na falta de reajuste do Piso, no caso, o deixando congelado por tempo indeterminado.


A defesa da PEC 14
Ilda Angélica concorda que a PEC 14 é importante, contudo, alerta que a prioridade precisa ser o Reajuste do Piso Nacional, em face do momento propício, caso contrário a categoria poderá não garantir o reajuste. 
Se os prefeitos já não estão dispostos a pagar uma série de direitos dos ACS/ACE como é que eles darão o reajuste, se não houver o repasse do FNS - Fundo Nacional de Saúde com o Reajuste? Ora, todos nós sabemos que tudo será mais difícil. Além disso, a PEC 14 serão aprovada em alguns poucos meses, mesmo porque a tramitação de um Proposta, diante de uma realidade como a que vivenciamos, quer no cenário político ou de saúde, não permite que tenhamos maior celeridade. 


Alertas nas Redes Sociais
A categoria tem focado na questão da tentativa de sabotagem das articulações em defesa do Reajuste do Piso. A pergunta recorrente foi: "como pessoas da categoria, que se diz liderança pode ser omissa e colocar o em risco o salário de quase 400 mil ACS/ACE?"
-
-
Em matéria publicada ontem, houve um destaque à ansiedade dos agentes comunitários e de combate as endemias de todo o país, além da apreensão, diante da situação que envolve a situação descrita acima.

Qual a solução?
A ideia é a própria categoria de ACS e ACE passe a cobrar de todos os representantes que estão no Distrito Federal, que priorizem o Reajuste do Piso nacional. Pouco importa de quem é a autoria da PEC 22, a categoria precisa que da garantia de que o Piso Nacional seja reajustado, inclusive, com a derrubada do veto na LDO! 
É importante que todos saibam que a Proposta de Emenda 22 também recebeu uma nova redação, que ainda será apreciada. A Aposentadoria Especial, exclusiva para os ACS/ACE também passou a ser parte da proposta, além de outros direitos. O que significa que os agentes serão beneficiados de forma ampla, não apenas com a aprovação do Reajuste do Piso Nacional.

Confira a fala de Ilda Angélica:



JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.
-
-
VEJA TAMBÉM:


ACS/ACE de todos os estados brasileiros reagem nas Redes Sociais contra a tentativa de sabotagem do Reajuste do Piso Nacional

     Várias lideranças estão em Brasília, algumas para defender a PEC 22 e outras para defender a nova PEC, a 14.  —  Foto: Reprodução.
 
Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias dos mais diversos recantos do Brasil, em face da matéria publicada ontem (1º/11), sob o título: "Urgente: Sabotagem contra o Reajuste do Piso Nacional poderá deixar os ACS/ACE sem reajuste," manifestaram-se indignados. Nas Redes Sociais, principalmente por meio do WhatsApp e Facebook. O tema ficou em evidência em grupos de praticamente todos os estados brasileiros.  Veja a matéria completa, aqui!


Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.