Header Ads


Avanços e expectativas para garantia do Reajuste do Piso Nacional

      Diretores da CONACS se articulam no Congresso Nacional, estabelecem estratégias para garantir o Reajuste do Piso Nacional.  —  Foto: Reprodução.
 
Avanços e expectativas para garantia do Reajuste do Piso Nacional
Publicado no JASB em 19.novembro.2021.  

Camisas para ACS/ACE | Contrariando toda e qualquer perspectiva, os diretores da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, continuam motivados e atuantes em Brasília. Conscientes de que a garantia orçamentária e aprovação da PEC 22 pode ser a cartada final na garantira do reajuste do Piso Salarial Nacional  dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.
-
-
Dois grupos atuando em Brasília 
Ao longo de todo o ano de 2021 os diretores da CONACS informaram aos ACS/ACE de todo o país, que estavam encontrando dificuldade para o fortalecimento das pautas dos agentes, em consequência da existência da atuação de um grupo paralelo, atuando em Brasília. A luta nacional deixou de ser focada nos interesses da categoria e passou a incluir a autodefesa, já que os diretores da Confederação passaram a ser atacados pelos divergentes, tanto nas redes sociais como em Brasília. Como avançar diante dessa realidade? "Reino dividido, pode prosperar?" 

CONACS dialoga com os poderosos
Ainda ontem tivemos ótimas notícias sobre as articulações dos diretores da Confederação em Brasília. A presidente da CONACS noticiou que teve uma audiência com o presidente do Senado Federal, Senador Rodrigo Pacheco. 
A pauta tratada foi a sessão de derrubada do veto 44.8 para garantir o reajuste do Piso através da PEC 22/11 em tramitação final no Congresso Federal.

Ilda Angélica noticiou que foi aprovada o estabelecimento de uma Comissão Geral na Câmara dos Deputados, agenda de interesse da Confederação. A participação da categoria já está liberada, graças a articulação antecipada da direção da Confederação. 
A presidente da Confederação comentou sobre a importância das categorias de ACS/ACE participar da Mobilização que ocorrerá em Brasília, no final desse mês e início do próximo. Também orientou para que os participantes trouxessem o cartão de vacina, além da máscara. Assista ao vídeo, acesse aqui!
-
-
      Em Brasília, diretores da CONACS dialoga com os parlamentares do Congresso Nacional.  —  Foto: Reprodução.

Ainda sobre a Mobilização em Brasília, haverá um grande momento de panfletagem aos deputados e senadores, visando que se posicionem em favor do Reajuste do Piso Nacional da categoria. Os ACS/ACE buscarão apoio, independente se o parlamentar é de esquerda ou direita, destacou a liderança da Confederação.


No dia 1º de dezembro, uma quarta-feira, dia em que geralmente os parlamentares estão presente na Câmara dos Deputados, será algo muito importante na articulação para garantir o Reajuste do Piso. 
-
-
Caravanas que já estão confirmadas: Bahia, Piaí, Maranhão, Acre, Pará, Goiás, Pernambuco, São Paulo entre outras.

Segundo Ilda Angélica, se não houver aprovação da PEC 22 comprometerá o reajuste do Piso Nacional para o próximo ano.

"Vamos usar as redes sociais para o foco de nossa luta," finalizou Ilda.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.
-
-
VEJA TAMBÉM:


14º - Incentivo Financeiro: conheça as cidades do país que pagam aos agentes comunitários e de endemias

     O Incentivo Financeiro Adicional não é para pagamento de 13º salário, ele representa uma parcela extra a ser paga os ACS/ACE.  —  Foto: Reprodução/JASB.
 
Essa pesquisa sobre as cidades que pagam o Incentivo Financeiro Adicional somente foi possível, graças a participação dos agentes comunitários e de combate às endemias dos municípios destacados. Ela ajuda na articulação para garantir esse repasse nas cidades que ainda não pagam esse direito... Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.