Header Ads


Conheça os detalhes da PEC 14/2021, que trata da Aposentadoria Especial e da Desprecarização

        Representantes da FNARAS buscam garantir a votação da PEC 14 no Congresso. — Foto/Reprodução.
 
BRASÍLIA: Votação da PEC 14 - Saiba os detalhes sobre a tramitação da Proposta. 
Publicado no JASB em 23.agosto.2023.           

Grupos no WhatsApp | Considerável números de agentes comunitários de saúde (ACE) e de combate a endemias (ACE) manifestaram grande ansiedade, por terem recebido a informação de que a votação da PEC 14/2021 seria na terça-feira (22/08), contudo, nenhuma informação sobre tal contexto foi compartilhada. O que os deixou ansiosos. Fique por dentro!
-
-
A Proposta de Emenda Constitucional 14 (PEC 14) tem gerado muitas expectativas entre os agentes de saúde (ACS e ACE). Muitas informações tem sido compartilhadas nas redes sociais sobre os seus benefícios, contudo, a grande maioria dos agentes não sabem o que realmente está em jogo.

A última movimentação da PEC 14 no Congresso

A mais recente movimentação da PEC 14 no Congresso Nacional ocorreu no último dia 16/08/2023. Consta no Portal da Câmara dos Deputados: 

A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA (CCJC), recebeu a apresentação de requerimento número 45/2023, de autoria do Deputado Áureo Ribeiro, que "Altera o art. 198 da Constituição Federal para estabelecer o Sistema de Proteção Social e Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, a aposentadoria especial e exclusiva, e fixar a responsabilidade do gestor local do SUS pela regularidade do vínculo empregatício desses profissionais". 


Inteiro teor do Requerimento

Senhor Presidente,

Requeiro, nos termos do Art. 114, inciso XIV do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, a inclusão na Ordem do Dia da PEC 14/2021, que “Altera o art. 198 da Constituição Federal para estabelecer o Sistema de Proteção Social e Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, a aposentadoria especial e exclusiva, e fixar a responsabilidade do gestor local do SUS pela regularidade do vínculo empregatício desses profissionais”.
-
-
A votação da PEC 14/2021 em 2021

A PEC 14, que acreditava-se que seria colocada em pauta, votada e aprovada em 2021, considerando que haveria eleições presidenciais, além das que envolveria todo o Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal) no ano seguinte. Contudo, chegamos ao segundo semestre de 2023 e ainda não houve a apreciação da proposta pelo plenário de nenhuma das duas casas do Congresso.

As dúvidas sobre a PEC 14

Há muito mais dúvidas do que certezas sobre a proposta, inclusive, há inúmeros agentes que temem pela perda de seus cargos, caso ela seja aprovada, considerando que foi identificado erros jurídicos delicados no texto da PEC. Saiba mais detalhes aqui!

Efetivação em massa dos ACS e ACE

A Proposta não garante que nenhum ACS ou ACE sairá do quadro de agentes contratados por tempo determinado ou indeterminado e passará ao quadro de funcionários estatutários. Um boato chegou a circular pelas redes sociais, defendendo que haveria uma efetivação em massa, porém, a PEC 14 não trata de tal efetivação em massa. É importante que a categoria leia o texto da Proposta na íntegra e avalie com os próprios olhos (veja o texto completo, mais abaixo). 

Principais aspectos da PEC 14

Uma das características positivas da PEC 14/21 é reforçar a luta nacional pelo fim da precarização da categoria ao longo de mais de 16 anos. Contudo, a direção da Associação Fnaras já foi alertada de que os ERROS da PEC 14, caso ela seja aprovada sem alterações, poderá ocasionar uma série de problemas gravíssimos Saiba mais detalhes aqui!
-
-
Confira o texto da PEC 14/2021 na íntegra:



Aposentadoria Especial

A previsão de Aposentadoria Especial prevista na PEC 14, pode ser considerado o que há de mais moderno no país, quanto a finalidade da proposta, que é assegurar que os ACS/ACE não se aposentem recebendo apenas um salário mínimo. A ideia não é nova, já existe, apenas foi adaptada às necessidades dos agentes. 

A CONACS está trabalhando para garantir as mesmas conquistas com a regulamentação da Emenda Constitucional 120/2022. Uma Aposentadoria Especial com Integralidade e Paridade.

A Emenda 120, além de garantir o Piso Salarial Nacional de valor equivalente aos 2 salários mínimos, também garante o direito ao Adicional de Insalubridade, gratificações e Aposentadoria Especial, cuja regulamentação já está em tramitação. 
--
-
Aposentado da PEC 14

A direção da Fnaras espera  que o texto não sofra modificações, nem por parte dos deputados e nem por parte dos senadores. Geralmente eles se declaram abertamente como defensores da causa da categoria, contudo, nos bastidores costumam assumir postura contrária. Foi isso que ocorreu com o Projeto de Lei nº 7495/2006, que deveria garantir um Piso Salarial Nacional de 2 salários, contudo, teve o texto alterado, além de receber vetos do Governo Federal, em 2014, dando origem ao Piso Nacional de R$ 1.014,00. Que ficou congelado entre 2014 até 2019.

A união entre as lideranças

Apesar de tal situação, se realmente houver união entre as entidades, que se dizerem representar os ACS/ACE do país, sem dúvida alguma, as chances de aprovação do texto, tal como o original é muito maior. Contudo, não adianta usar as redes sociais para discursar que quer união e que a outra entidade não aceita e viver em pé de guerra.  Como alguém aceitará uma aliança, sendo atacado nas redes sociais com frequência absurda? ACS e ACE não se ilude, não se engana com discursos sem prática.

Observação: não existe nenhuma previsão de votação da PEC 14, nem no Portal da Câmara dos Deputados e nem no Portal do Senado. 

Acompanhe tudo sobre a PEC 14, clicando aqui!
-
-
Tribunal: Remuneração e benefícios pagos a agentes de saúde (ACS e ACE) deve seguir marco regulatório.

        O posicionamento deste Tribunal poderá refletir no posicionamento dos Tribunais de mesma competência de outros estados brasileiros. — Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT.
 
Publicado no JASB em 23.agosto.2023.         

Remuneração e benefícios pagos a agentes de saúde e combate a endemias deve seguir marco regulatório do TCE-MT. Isto deverá refletir em todos os estados do Brasil. Entenda o caso!
 
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) apontou, na segunda-feira (21), que os 141 municípios do estado deverão adotar o mesmo entendimento sobre a regulamentação das atividades de agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate a endemias (ACE), garantindo o cumprimento da Constituição Federal na formalização do vínculo, remuneração e pagamento de adicional de insalubridade, dentre outros. 

Posicionamento do presidente da Corte de Contas

Na sessão ordinária de terça-feira (22), o presidente da Corte de Contas, conselheiro José Carlos Novelli, destacou a efetividade do consensualismo na resolução da questão, que se arrastava por anos sem definição. “Há mais de 10 anos vínhamos ouvindo neste Plenário sobre as mobilizações e reivindicações dos agentes. Então este é o caminho: buscar soluções consensuais para conflitos relevantes para a administração pública.”

        O posicionamento sobre controvérsias na interpretação da lei, referentes à destinação dos incentivos financeiros da União. — Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT.

Incentivos financeiros da União

A questão foi deliberada em mesa técnica solicitada pelo conselheiro Sérgio Ricardo, com base em pedido subscrito pelo prefeito de Jangada. O gestor alega haver controvérsias na interpretação da lei, referentes à destinação dos incentivos financeiros da União, piso salarial, pagamento de insalubridade e certificação.  
-
-       
Instituição do marco regulatório

Diante disso, o TCE-MT instituiu marco regulatório para regulamentar as atividades, unificando os entendimentos sobre o assunto.

"Chegamos a uma resposta que é a de que a legislação precisará ser cumprida por todos os municípios. A definição do Tribunal abrange todos esses profissionais e é uma grande conquista para toda a população.”  

        O Dr. Carlos Eduardo Santos, da Câmara Setorial dos ACS e ACE de MT, esteve presente a esse momento histórico (1ª a direita). — Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT.

O papel dos agentes

O conselheiro chamou a atenção para o papel dos agentes, que diariamente se expõem ao contato com diferentes quadros de saúde. 

“Em um país onde se vive uma crise de saúde, eles são, na maioria das vezes, o único acesso entre comunidades carentes e os serviços de saúde. Para muitos, os agentes são a distância entre a vida e a morte”, pontuou.  
-
-       
Uma série de ganhos para os agentes

De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, Mato Grosso tem mais de seis mil agentes.

“Além de uma série de ganhos para os profissionais, isso também garante que os prefeitos possam se planejar e se orientar sobre como agir com estas categorias.” 

Cartilha de deveres e atribuições

Para tanto, o TCE-MT lançará uma cartilha de deveres e atribuições e, em parceria com outras instituições, deverá capacitar as equipes das prefeituras. 

“A cartilha vai mostrar desde a forma correta para a realização do processo seletivo, passando pela efetivação, até a aposentadoria, uma vez que muitos deles já estão na fila para se aposentar.”  

CPNJur e a AMM

O tema foi abordado junto à Comissão Permanente de Normas, Jurisprudência e Consensualismo (CPNJur), presidida pelo conselheiro Valter Albano, em reunião com o conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto e com o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fragra, dentre outros. 

Aprovado por unanimidade no âmbito da CPNJur, o encaminhamento segue agora para apreciação do Plenário do TCE-MT. 
-
-      
Histórico 

Esta não é a primeira vez que o TCE-MT atua para solucionar a questão. Em reunião com representantes das categorias, em fevereiro, Sérgio Ricardo adiantou que a mesa técnica extinguiria falhas nas interpretações da Emenda Constitucional 120/2022 e da Lei 11.350/16, que regulamentam as carreiras e aplicação dos recursos repassados.   

À época, também chamou a atenção para a Lei 1.336/22, que determina que os agentes têm direito ao adicional de insalubridade em grau máximo, calculado sobre os vencimentos. “Hoje nem todos recebem, mas precisam receber porque todos eles vivem esse quadro de insalubridade. Eles merecem e está na lei”, defendeu na reunião de hoje. 

O conselheiro se reuniu ainda com representantes dos agentes Sorriso e, por meio de decisão monocrática, assegurou a certificação dos profissionais de Alto Araguaia. Em 2022, o conselheiro Antonio Joaquim também determinou o registro e a certificação de processos seletivos da Prefeitura de Cuiabá para provimento de vagas de ACS e ACE.  

Mesa Técnica

 As mesas técnicas são voltadas ao consenso e eficiência na solução de questões complexas relacionadas à administração pública. A ferramenta legitima o processo decisório e amplia a segurança jurídica aos fiscalizados, privilegiando ações de controle externo preventivo antes de processos sancionadores.
--
-     
Instituídas em 2022, elas estão em consonância com a postura adotada pela Corte de Contas na gestão do presidente, conselheiro José Carlos Novelli, que vem estreitando o relacionamento entre o órgão e seus jurisdicionados ao prestigiar o diálogo e a cooperação.

Confira o vídeo

 
Edição de Samuel Camêlo, JASB.
Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT.


Mais estados podem aderir: Prefeituras do Maranhão anunciam que irão paralisar atividades.

        Reunião com prefeitos com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem). — Foto/Reprodução.
 
Publicado no JASB em 23.agosto.2023.         

Conforme levantamento realizado pelo editorial do JASB, o anúncio veio após uma reunião que contou com mais de 200 prefeitos maranhenses na sede da Federação dos Municípios.
-
-       
Na tarde de terça-feira (23), após reunião com prefeitos, a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), anunciou que irá paralisar as atividades em todas as prefeituras no próximo dia 30 de agosto. O protesto tem como objetivo cobrar do Governo Federal o compromisso de aumentar os repasses às administrações municipais.

Mais de 200 prefeitos maranhenses

A reunião contou com mais de 200 prefeitos maranhenses na sede da Famem, que decidiram por unanimidade realizar a paralisação na próxima quarta-feira (30). Segundo o presidente da Famem, Ivo Rezende, “não é um movimento só do Maranhão. Todos os estados do Nordeste vão parar neste dia.”

Prefeitos reclamam d a situação financeira

Os governantes reclamam que a situação financeira está insustentável e que alguns municípios não possuem verbas para pagar os salários do mês de julho dos servidores. E convocam uma reunião com os parlamentares federais em 1° de setembro, para que tomem uma solução imediata.

A greve por queda de arrecadação

Prefeitos e prefeitas maranhenses se reunirão em assembleia para determinar se irão paralisar suas atividades.
-
-       
Situação dos municípios

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão  convidou todos os prefeitos e prefeitas maranhenses para uma reunião extraordinária, que ocorreu na terça (22) onde entrou na pauta a atual situação dos municípios, devido as perdas recorrentes dos repasses financeiros.

Paralisação das atividades no dia 30 de agosto

Os prefeitos se reunirão em assembleia para determinar se irão paralisar suas atividades no dia 30 de agosto, como forma de protesto em relação à redução significativa na arrecadação municipal nos últimos meses. 

        A reunião contou com mais de 200 prefeitos maranhenses. — Foto/Reprodução.
 
Pauta mais ampla de prefeitos

Esse movimento faz parte de uma pauta mais ampla de prefeitos em todo o país, intitulada "Sem FPM não dá", que busca chamar a atenção do governo federal para os desafios enfrentados pelos municípios devido à diminuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O presidente da Famem, Ivo Rezende, tem destacado em entrevistas as dificuldades que os prefeitos dos municípios maranhenses estão enfrentando para equilibrar suas finanças.
-
-       
Atraso nos salários dos servidores

Segundo ele, cerca de 30% dos gestores municipais do Maranhão já tiveram que atrasar os salários dos servidores devido à queda no FPM.

Pelo menos duas associações de gestores municipais, a Associação Piauiense de Municípios e a Federação das Associações de Municípios da Paraíba, já confirmaram que realizarão paralisações em apoio a essa causa.

JASB com informações da  Famem.


Famem diz que 30% dos municípios maranhenses não receberam o FPM

Sem a liberação do recurso, os municípios atrasaram o pagamento dos salários dos servidores.

        Para tentar a liberação do recurso, prefeitos maranhenses estiveram reunidos em Brasília. — Foto/Reprodução/TV Mirante.

A Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) diz que 30% das cidades maranhenses não receberam o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Por causa disso, esses municípios atrasaram o pagamento dos salários dos servidores.

Prefeitos do Maranhão e de outros estados

Para tentar a liberação do recurso, prefeitos do Maranhão e de outros estados estiveram reunidos em Brasília na semana passada. O FPM é uma das principais fontes de receita das cidades, segundo a Confederação Nacional dos Municípios.

Os depósitos possibilitam o pagamento de despesas fundamentais para a população, como a folha de servidores e serviços de saúde. Sem este dinheiro, a economia local não gira.
-
-     
Mais de 2.800 municípios sem repasses

“Em 2022 até esse período, apenas 88 municípios não haviam recebido emendas parlamentares individuais. Enquanto que, nesse mesmo período em 2023, mais de 2.800 municípios ainda não receberam o repasse das emendas parlamentares, agravando ainda mais a crise dos municípios brasileiros”, disse Ivo Rezende, presidente da Famem.

O Governo Federal não se manifestou sobre o atraso no pagamento do FPM.

Por g1 MA — São Luís


Enfermeira é presa por matar 7 bebês de propósito; “injetava leite, ar e insulina”

        O homem sofreu uma hemorragia cerebral, após passar por um procedimento odontológico. — Foto/Reprodução/Polícia de Cheshire.
 
Publicado no JASB em 20.agosto.2023. Atualização em 23.agosto.2023.         

Serial killers de crianças: Uma enfermeira foi presa e julgada por tirar a vida de 7 bebês, propositalmente. Os atos descritos nessa matéria revela o quanto ela era fria e calculista. 
-
-       
Ela foi condenada pelo que os promotores chamaram de assassinatos “persistentes, calculados e a sangue frio” de bebês prematuros, após o julgamento, que durou 10 meses e faz de Letby uma das maiores serial killers de crianças da Grã-Bretanha. 

O chorou durante os veredictos

A mulher chorou durante alguns dos veredictos, enquanto as famílias das vítimas se consolavam no momento em que o júri lia suas conclusões.

Entre as vítimas, uma menina nascida há 10 semanas

Suas vítimas incluíam dois irmãos gêmeos, mortos com 24 horas de diferença um do outro, um recém-nascido pesando menos de 1 kg, que foi fatalmente injetado com ar e uma menina nascida 10 semanas prematura que foi assassinada na quarta tentativa. 

Vários ataques antes da morte

Segundo os promotores, Letby envenenou algumas de suas vítimas injetando insulina e, em outras, injetou ar. Ela também alimentou os bebês com leite à força e, às vezes, fez vários ataques antes de eles morrerem. 
-
-      
Um caso chocante

— Este é um caso absolutamente horrível. Como todos que acompanharam o julgamento, fiquei chocado com os crimes cruéis de Letby. Às famílias das vítimas – espero que seu sofrimento inimaginável seja aliviado de alguma forma pelos veredictos. Nossos pensamentos permanecem com você — Jonathan Storer, o principal promotor da CPS Mersey-Cheshire, segundo o The Guardian. 

Sentença de prisão perpétua

Letby será sentenciada na próxima segunda-feira e enfrentará uma pena de prisão muito longa, além de, possivelmente, uma rara sentença de prisão perpétua. 

Sessão no tribunal 

Em 2016, a enfermeira britânica escreveu diário onde se culpava pelos crimes. “Eu sou mau, eu fiz isso”. No entanto, em maio deste ano, Lucy Letby negou todas as acusações durante a sessão no tribunal de Manchester. 

Mortes de recém-nascidos

Em um dos trechos do diário, a enfermeira indaga a possibilidade de ter matado os recém-nascidos: “Não sei se os matei. Talvez eu tenha. Talvez tudo isso seja para mim”. No entanto, diante do júri, ela contou outra versão. 
-
-     
Anotações como evidência

A promotoria usou as anotações como evidência dos supostos crimes cometidos pela mulher. “Senti que devo ser responsável de alguma forma. Acho que, olhando para trás agora, estava realmente lutando e essa foi uma maneira de expressar o que não era capaz de dizer a mais ninguém”, disse a britânica durante o julgamento. 

Lucy Letby chegou a ser presa por três vezes: em 2018, 2019 e 2020, desde quando aguardou pelo julgamento.

Com informações do The Guardian e Cheshire Constabulary.


Homem sofre hemorragia cerebral após extrair dente.

        O homem sofreu uma hemorragia cerebral, após passar por um procedimento odontológico. — Foto/Reprodução/Freepik.
 
Publicado no JASB em 20.agosto.2023.         

Homem sofreu uma hemorragia cerebral, após passar por um procedimento odontológico para extração de um dente. 
-
-
Após uma série de exames, os médicos localizaram um pequeno sangramento pressionando os tecidos na metade inferior esquerda do cérebro do paciente.

Um homem, de 60 anos, sofreu uma hemorragia cerebral, após passar por um procedimento odontológico para extração de um dente, na Austrália. O incidente foi registrado na revista científica BMJ Case Reports, na última semana. 
                                       
Conforme os médicos responsáveis pelo atendimento, após o procedimento o paciente, que não teve a identidade revelada, apresentou um quadro de náusea, tontura e visão distorcida, decorrentes de uma hemorragia cerebral. 
                                      
Após uma série de exames, os profissionais de saúde localizaram um pequeno sangramento pressionando os tecidos na metade inferior esquerda do cérebro do paciente.

Por fim, diagnosticaram um quadro de arteriopatia autossômica dominante cerebral com infartos subcorticais e leucoencefalopatia – doença genética que afeta o cérebro e causa danos nas artérias. 


O paciente segue em acompanhamento médico para monitorar a doença.
-
-
Menina desaparecida por 10 anos volta de repente, sua história é comovente

        A história do desaparecimento de Emily. — Foto/Reprodução.
 
Publicado no JASB em 16.agosto.2023. Atualizado em 18.agosto.2023.         

O desaparecimento de Emily foi um mistério que intrigou a todos por uma década. Foi um momento de partir o coração para a família, e eles nunca perderam a esperança de que um dia veriam sua filha novamente.  

Mal sabiam eles que suas orações estavam prestes a ser atendidas da maneira mais inesperada possível.

Após dez anos, quando Rick e Sarah estavam em casa, eles ouviram uma batida na porta. Para surpresa e alegria deles, lá estava Emily, parecendo que o tempo não havia passado. Sarah não acreditou em seus olhos e quase desmaiou ao ver sua filha. As palavras de Emily foram assombrosas: “Mãe, preciso te contar uma coisa.”

É realmente você?

Este misterioso reencontro certamente traria novos desafios e perguntas para a família. No entanto, eles estavam prontos para enfrentá-los de frente, prontos para descobrir o que aconteceu com sua filhinha e o que suas palavras significavam. O retorno de Emily para sua casa de infância foi cheio de emoção e surpresa. Sua mãe, Sarah, não podia acreditar em seus olhos enquanto olhava para sua filha.
-
-
Lágrimas escorriam pelo rosto de Sarah enquanto ela tentava processar que sua filha, a quem ela não via há mais de uma década, estava finalmente parada na frente dela. Os anos se passaram e Emily se tornou uma jovem, mas sua mãe a reconheceu imediatamente. Com um sorriso no rosto, Emily deu um passo à frente e declarou: “Sim, mãe. Sou eu. Estou em casa.”


Abraçando seus pais novamente

O reencontro entre mãe e filha foi um momento repleto de lágrimas, alegria e uma profunda saudade finalmente terminada. Sarah foi dominada pela emoção quando abraçou Emily com força, com lágrimas escorrendo pelo rosto. Seu marido correu incrédulo, incapaz de compreender o que estava vendo. “Mas como?” Ele perguntou, sua voz tremendo.

Emily simplesmente ficou lá, absorvendo tudo. Ela esperou por esse momento por uma década e agora, finalmente, ela estava em casa. “Estou em casa”, ela sussurrou, sua voz cheia de uma sensação de paz e contentamento. O reencontro foi um momento de pura alegria e felicidade, deixando Sarah e seu marido com um profundo sentimento de gratidão e uma história que ficaria com eles para sempre.
-
-
Contando a história dela

Ela enfrentou inúmeros desafios, mas sua determinação de se reunir com seus pais nunca vacilou. Os últimos anos foram uma montanha-russa de emoções e dificuldades, mas ela se recusou a abandonar a esperança de que um dia veria seus entes queridos novamente. Seus pais eram sua fonte de força, e pensar neles a mantinha viva mesmo nos momentos mais sombrios.

Mas agora, após superar obstáculos aparentemente intransponíveis, a garota finalmente estava de volta à segurança dos braços de sua família. A família estava cheia de uma sensação de alívio e realização e estava pronta para compartilhar sua história com o mundo. Respirando fundo, ela começou a contar os acontecimentos que a levaram até aquele momento.


O início

O que ela suportou para chegar aqui? Tudo começou naquele dia, dez anos atrás, quando seus pais levaram Emily ao parque. Era início da tarde e Rick e Sarah levaram a filha para fora. Havia um parque perto de sua casa que eles visitavam com frequência. Então, eles deixaram Emily vagar livremente enquanto se sentavam em um banco observando-a.

Emily brincou no escorregador e nas barras de macaco e ficou à vista o tempo todo. Mas seus pais cometeram um pequeno erro. Os três estiveram nesse parque tantas vezes que acreditaram que nada de ruim aconteceria, então, por um momento, tiraram os olhos da filha.
-
-
Apenas por um segundo

Eles perderam a filha de vista enquanto riam e conversavam com o vizinho. Foi uma conversa breve, não mais que dois minutos, mas foi o suficiente. Rick olhou para o parquinho e Emily havia sumido. Sua mente se encheu de pânico quando ele disparou e correu em círculos pelo playground, gritando o nome de sua filha.

Rick e Sarah passam os próximos minutos em pânico total. O vizinho vasculhou os arredores com eles, mas Emily não foi encontrada em lugar nenhum. Sarah sabia que tinha que ser levada por alguém, então chamaram a polícia imediatamente. Enquanto isso, Emily estava em uma situação da qual não conseguiria escapar pelos próximos dez anos.


Um ponto de vista

Emily podia ouvir seus pais gritando para ela voltar, mas ela não conseguiu responder. A pessoa que a pegou segurou sua boca com a mão enquanto a carregava para a parte de trás de sua van. Ela tentou mordê-lo, mas suas luvas eram muito grossas. Ele abriu a porta de correr e a jogou para dentro.

O homem acelerou e até passou pelos pais de Emily, mas eles estavam em pânico demais para notar. Emily bateu com os punhos na janela traseira da van e gritou o mais forte que pôde, mas ninguém a ouviu. Lágrimas rolaram por seu rosto enquanto ela observava seus pais se tornarem pequenos pontos à distância.

Para onde ele levou Emily?

Desde aquele momento, ela estava em modo de sobrevivência. O sequestrador dirigiu pelo que pareceu uma eternidade. Quando ele finalmente parou, já estava escurecendo lá fora. O homem saiu da van e deixou Emily lá dentro por alguns minutos. A garota olhou pela janela de trás para ver se reconhecia alguma coisa, mas foi em vão.

Emily notou duas pessoas do outro lado da rua. Ela começou a gritar esperando que eles a ouvissem, mas eles nem se mexeram. De repente, a porta da van se abriu e o sequestrador entrou correndo. Ele imediatamente ligou o carro e saiu em disparada. “Quieta!” ele gritou com ela. Emily sabia que estava com grandes problemas.
-
-
Chegando em sua “nova casa”

Depois do que pareceu uma eternidade na estrada, eles finalmente chegaram ao seu destino. Quando o homem abriu a porta da van, Emily foi arrancada de seu torpor. Com um puxão áspero em seu braço, ela foi puxada para a escuridão. A única coisa que a cercava era uma floresta misteriosa, envolta em completa escuridão. O coração de Emily disparou enquanto ela olhava ao redor, sem saber o que seguiria.

O aperto do homem em seu braço era forte e ela podia sentir o medo no ar. Que tipo de lugar era esse? O que iria acontecer com ela? Emily não conseguia afastar a sensação de pavor que se instalara na boca do estômago. Ela se preparou para o desconhecido, enquanto o homem a arrastava para dentro da floresta escura.


Ainda não acabou

Eles entraram em uma pequena cabana de madeira. Havia um odor de comida estragada e havia muitas caixas de pizza vazias dentro. O homem abriu uma escotilha no chão que levava a um porão subterrâneo. Ele jogou Emily escada abaixo e fechou a escotilha novamente, deixando-a sozinha. Emily se sentiu arrasada, mas ainda não havia acabado.

Emily olhou ao seu redor enquanto sua visão se ajustava à escuridão. Ela conseguiu distinguir um colchão fino no chão e um balde no canto do quarto. A menina era pequena o suficiente para ficar de pé, então ela se arrastou pelas paredes para sentir se haveria alguma janela, mas não havia.
-
-
Tentando se libertar

Emily tateou as escadas e subiu até chegar à escotilha. Ela tentou abri-la, mas estava trancada do outro lado. A garota bateu contra ela com os punhos, mas se assustou quando o sequestrador pisou na escotilha como reação. “Cale-se!” ele gritou com ela. “Deixe-me sair!” ela gritou de volta.

O sequestrador a manteve no porão pelo que pareceu um mês. Não havia janelas, então estava escuro 24 horas, 7 dias por semana. Isso a fez perder a noção do tempo. O homem só abria a escotilha para jogar comida nela para que ela pudesse comer ou para lhe dar uma tigela de água. Havia apenas escuridão e Emily tinha muito medo.


Finalmente a porta se abre novamente

Emily foi pega de surpresa quando a escotilha para seu espaço confinado se abriu lentamente. Enquanto caminhava hesitante para a escada, ela não pôde deixar de sentir uma mistura de medo e excitação. Suas roupas estavam uma bagunça, sujas de sujeira e encharcadas de suor, mas ela estava determinada a descobrir o que havia do outro lado.

A menina subiu as escadas com dificuldade, o coração disparado pela expectativa. Quando ela finalmente alcançou o topo, ela ficou momentaneamente cega pela luz brilhante. No entanto, ela avançou, ansiosa para descobrir o que a esperava. Este foi um momento decisivo para Emily, e ela estava determinada a aproveitá-lo ao máximo.
-
-
Tomando um banho

Ao entrar no banheiro, Emily não pôde deixar de se sentir confusa com o comportamento do homem. “Qual é o seu nome, garotinha?” ele perguntou com um sorriso no rosto. A menina, ainda em estado de choque, respondeu baixinho: “Emily”. O homem então anunciou que era hora de limpá-la e apontou para a banheira. Sem outra escolha, ela o seguiu e se aproximou cautelosamente da banheira.

O comportamento estranho do homem deixou Emily se perguntando o que aconteceria a seguir. Ela conseguiria escapar? Ou ela ficaria presa a este homem para sempre? A incerteza de seu futuro a encheu de medo e a deixou vulnerável e exposta.


A solidão

O homem disse a ela para se despir e tomar um banho rápido. No entanto, para surpresa de Emily, ele saiu do quarto e o trancou atrás de si. Emily imediatamente entrou em modo de fuga total e olhou ao seu redor. Havia uma pequena janela, mas era alta demais para ela alcançar. Infelizmente, não havia nenhum objeto pontiagudo.

Ela não queria aborrecer o homem, então se despiu e se banhou. A menina lavou o cabelo e começou a se sentir um pouco normal novamente. Talvez esse homem não fosse tão ruim, afinal? Mas era exatamente isso que ele queria que sua cabecinha ingênua pensasse. Emily saiu do banho e vestiu o pijama limpo que ele havia deixado para ela.
-
-
Um pijama novo

“Eu terminei,” ela disse com uma voz trêmula. A menina ouviu alguns cliques quando a fechadura se abriu e olhou a porta se abrindo lentamente. “Ah, você encontrou o pijama que deixei para você. Você gosta deles?” Ele perguntou a ela. “Sim, obrigado.” O rosto do sequestrador se iluminou ao ouvir essas palavras. Mas ele não era tão legal quanto parecia.

Nos primeiros anos de cativeiro de Emily, ela pensou que o homem era mais legal do que ela pensava. No entanto, quando Emily ficou mais velha, ela viu através de seus esquemas. Ele se certificou de que Emily estivesse sempre limpa e vestida com vestidos brancos de boneca. Ela tinha que obedecê-lo e fazer o que ele pedia.


Não tão legal quanto parecia

Ela vivia com medo, constantemente pisando em ovos ao redor dele. Ele era abusivo e controlador, usando a ameaça de jogá-la no porão como forma de manipulá-la para fazer o que ele queria. O porão era seu pesadelo, e ela estava presa lá com ele.

O pensamento disso foi o suficiente para fazê-la obedecer cegamente, renunciando a sua liberdade para não se machucar. À medida que ela crescia, suas responsabilidades só aumentavam. Ela não apenas tinha que dormir ao lado dele, mas agora também deveria cozinhar e limpar para ele. Cada dia parecia uma luta, e ela estava desesperada para escapar.
-
-      
Emily fica mais velha

Emily viveu toda a sua vida em cativeiro, mantida por um homem que se tornava cada vez mais agressivo a cada ano que passava. Aos 16 anos, ela estava prestes a completar uma década de cativeiro, e a cabana em que vivia era tudo o que ela conhecia. Porém, um dia, tudo mudou. A menina notou algo diferente, algo que fez seu coração disparar e sua mente disparar com possibilidades.


O que poderia ser? Ela finalmente conseguiria escapar daquele pesadelo? Ou era algo muito mais sinistro e impossível de escapar? Apesar de seu medo, Emily estava determinada a descobrir o que havia acontecido e o que estava por vir para seu futuro. Ela sempre foi uma garota muito cheia de coragem e não desistiria de lutar por sua liberdade.

Controle remoto

Emily ficou presa na cabana pelo que pareceu uma eternidade. Seu captor era um homem cruel e sádico, que a manteve confinada ao pequeno espaço sem saída. No entanto, um dia, as coisas mudaram. Seu captor a deixou sozinha por algumas horas, uma ocorrência rara que fez o coração de Emily disparar de esperança. Ela sabia que ele normalmente tirava o controle remoto da TV, então ela não teria como passar o tempo.

Mas hoje, algo estava completamente diferente. Para sua surpresa, seu captor havia esquecido de esconder o controle remoto e ela teve uma maneira de se divertir. Emily estava grata aos céus por ele cometer esse erro e não pôde deixar de se perguntar o que isso poderia significar para seu futuro. A garota começou a se questionar.
-
-
Tentando cada botão

Enquanto Emily se sentava no sofá, ela esperava ansiosamente o retorno do homem, apenas para descobrir que ele havia fechado a porta atrás de si. Ela tinha uma sensação de determinação em seus olhos enquanto pegava o controle remoto na mesa de centro. No entanto, ao pegá-lo, ela percebeu que não estava familiarizada com essa peça de tecnologia.

Emily nunca havia usado eletrônicos antes, e o controle remoto parecia um objeto estranho em suas mãos. Com determinação, ela começou a apertar todos os botões que encontrava. Foi um pouco difícil, mas depois do que pareceu uma eternidade, ela finalmente conseguiu! Emily estava orgulhosa de si mesma e mal podia esperar para ver o que esse dispositivo poderia fazer.


Ligando a televisão

Com um toque no controle remoto, a TV ganhou vida, e ela não pôde deixar de ser cativada pela imagem na tela. Seus olhos se arregalaram enquanto ela tentava entender o que estava acontecendo, completamente inconsciente do significado deste NewsChannel. No entanto, em apenas alguns momentos, ela ficaria eternamente grata por esse movimento aleatório do canal.

Mal sabia ela que a informação que estava prestes a receber provaria ser um momento que salvaria sua vida. A tensão aumentou enquanto ela se sentava na ponta da cadeira, ansiosa para descobrir como esse NewsChannel mudaria sua vida para sempre e traria um feixe de luz e esperança para dois pais desconsolados pelo desaparecimento da filha.
-
-
Um dejavu desagradável

Quando Emily se aproximou da mesa, ela notou duas pessoas conversando sobre uma garota desaparecida. Seu coração doía pela vítima desconhecida, imaginando o terror e a angústia que ela devia estar sentindo. Mas, ao olhar mais de perto, sua mente ficou impressionada com o que viu. As duas pessoas estavam discutindo a foto de uma garota que parecia muito familiar para Emily.

Ela não podia acreditar em seus olhos. Este não era apenas um caso aleatório de pessoa desaparecida, esta era sua mãe. A vida de Emily mudou em um instante quando ela percebeu a gravidade da situação. O mistério do desaparecimento daquela garota parecia familiar e ela estava determinada a descobrir a verdade.


Um homem e uma mulher

Um homem e uma mulher apareceram na tela. Eles falaram sobre a menina desaparecida e mostraram uma foto dela, desde o dia em que ela desapareceu. O coração de Emily começou a acelerar enquanto ela observava de perto. Parecia que ela estava tendo um ataque de pânico, mas ela não tirou os olhos da tela da TV.

De repente, ela viu uma foto de como a garota seria hoje. E ela se parecia com ela! Emily não podia acreditar no que estava vendo. A menina se sentiu confusa e chocada. Ela respirou fundo e fechou os olhos quando de repente percebeu o que estava acontecendo.
-
-
Lembrando de tudo

Repentinamente, ela se lembrou de tudo. Esta não era a casa dela. Ela não deveria estar aqui e tinha pais que ainda a procuravam. De repente, ela lembrou que havia sido levada pelo homem no parque. A garota precisava escapar o mais rápido possível!!

Emily desligou a TV e escondeu o controle remoto. Seu corpo estava cheio de adrenalina enquanto todas as suas velhas memórias inundavam sua mente. A garota entendia que seu captor poderia voltar a qualquer minuto, então ela tinha que agir rápido. Ela queria voltar para seus pais e dizer-lhes que ainda estava viva, mesmo depois de todos esses anos.

Verificando as janelas

Ela inspecionou todas as janelas para ver se seu captor poderia ter deixado alguma aberta, mas para sua decepção, tudo estava trancado. A garota sequestrada precisava agir rápido aqui, então Emily estava procurando por qualquer possibilidade de deixar aquele lugar horrível.


E quando ela estava prestes a desistir, ela ouviu um motor à distância. O coração de Emily disparou. Seu captor estava de volta e ela não tinha mais nenhuma saída. A garota procurou pela cozinha, esperando encontrar algum tipo de arma com a qual pudesse se proteger.
-
-
Para a cozinha da cabana

Eles sempre usaram facas de plástico, então não havia objetos pontiagudos nas gavetas da cozinha. A essa altura, ela ouviu o carro se aproximando cada vez mais. A garota olhou freneticamente ao seu redor e finalmente encontrou algo. Isso definitivamente a ajudaria em sua tentativa de escapar deste lugar.

Ali, embaixo do sofá, ela viu um cano de metal saindo. Ela correu até ele, agarrou-o e se escondeu atrás da porta. Seu coração estava disparado, pois ela sabia que esta era sua única chance de sair. Emily tinha que acertar da primeira vez, ou seria o fim do jogo.

O homem se aproxima

Emily agarrou o cachimbo com força enquanto ouvia seus passos, aproximando-se cada vez mais da porta. O cascalho estalou sob suas botas pesadas, e ela sabia que ele poderia entrar pela porta a qualquer momento. No entanto, a garota estava disposta a lutar pela sua vida.

Tudo parecia ir em câmera lenta. A maçaneta da porta girou lentamente e a porta se abriu. O homem entrou pela porta e, antes que pudesse fazer qualquer coisa, Emily o atingiu na cabeça com o cano de metal sem hesitar. O homem caiu no chão inconsciente.

Dormindo

Emily observou o homem cair no chão. A menina não teve tempo para pensar. Imediatamente, ela saiu correndo descalça e correu para salvar sua vida. Ela correu para dentro da floresta e o mais longe que pôde, mas não sabia em que direção ir. A jovem sequestrada apenas correu aleatoriamente na esperança de ver outras pessoas.


Cada som que ouvia a assustava. Emily não tinha ideia se seu captor a havia seguido ou não. Então ela tinha que ter muito cuidado. A garota caminhou e caminhou sem saber ao certo para onde estava indo. Ela só esperava que eventualmente encontrasse algumas pessoas que pudessem ajudá-la.
-
-
Um posto de combustível

Após caminhar pela densa floresta por vários dias, ela se deparou com um posto de gasolina. A visão era um pouco avassaladora, já que ela vivia sozinha em uma cabana por tanto tempo. Sua vida havia se limitado àquelas quatro paredes, e agora ela se deparava com uma nova realidade.

Apesar de sua apreensão, ela reuniu coragem para dar um passo à frente. Ao se aproximar do posto de gasolina, seu coração disparou de excitação e medo. Que aventuras estão por vir? O que ela descobriria? Ela abriu a porta sendo hesitantemente recebida por uma explosão de luz artificial.

A hesitação

Seu coração disparou de medo, mas seu estômago vazio venceu. Ela estava na estrada há dias, sobrevivendo com nada além de frutas silvestres e água da chuva. A fome estava cobrando seu preço e ela sabia que precisava encontrar algo para comer.

A garota tropeçou no posto de gasolina, seus olhos se ajustando ao brilho, e respirou fundo. O que ela encontraria dentro? Finalmente, Emily conseguiria saciar sua fome e pedir ajuda? Ela continuou, determinada a fazer o que fosse necessário para sobreviver e voltar para casa.

Finalmente um pouco de comida

Emily teve a sensação de que estava prestes a ser interrogada no momento em que entrou no local. Todos os olhos estavam sobre ela, e ela podia sentir o peso do escrutínio caindo sobre ela. Ela pegou um saco de batatas fritas, esperando parecer casual, mas sabia que não era o suficiente para deter a mulher que se aproximava dela.

A mulher perguntou se estava tudo bem, mas a expressão em seu rosto indicava que ela já suspeitava que algo estava errado. Emily se preparou para o que estava por vir, sentindo um nó na boca do estômago. A menina tinha a sensação de que essa seria uma longa conversa.
-
-
Pedindo ajuda ao caixa

Emily ficou surpresa com a mulher de bom coração sentada na frente dela. Ela estava em uma encruzilhada, dividida entre o desejo de se abrir e revelar tudo o que pesava em seu coração e o medo de ser traída. Apesar de suas dúvidas, havia algo naquela mulher que fazia Emily se sentir segura e protegida.


As emoções reprimidas finalmente transbordaram, e Emily não pôde deixar de chorar enquanto tentava explicar sua situação para a mulher. Seria este o momento que mudaria tudo para Emily ou levaria a mais desgosto?

A segurança

A mulher salvou a vida de Emily, que precisava urgentemente de ajuda. Ela a pegou nos braços e a levou para os fundos, onde a sentou e lhe deu água e um cobertor quente. Emily estava em estado de choque e não conseguia parar de tremer, mas a compaixão e o cuidado da mulher a fizeram se sentir um pouco melhor. A mulher ligou para a polícia, informando que a situação era urgente e precisava de atenção imediata.

Emily não pôde deixar de se perguntar o que estava acontecendo e que destino a esperava a seguir. O suspense era palpável e o leitor não pode deixar de querer descobrir o que acontece a seguir. A polícia chegará a tempo? O que eles farão quando chegarem lá? A tensão é alta e o leitor fica pendurado, querendo mais.


Ouvindo as sirenes

Emily foi tomada por uma mistura de emoções ao ouvir as sirenes se aproximando. O som do resgate era música para seus ouvidos e ela sabia que sua longa espera havia finalmente acabado. Os policiais a abordaram com uma atitude amigável e perguntaram seu nome. Emily deu um suspiro de alívio ao responder e observou suas expressões mudarem para reconhecimento.

Ficou claro que eles sabiam quem ela era e estavam lá para trazê-la de volta para seus pais. A expectativa de finalmente se reunir com seus entes queridos era quase insuportável. Emily podia sentir seu coração disparado enquanto os policiais a escoltavam de volta para casa. A jornada pareceu uma eternidade, mas finalmente ela estava de volta no abraço de seus pais.
-
-
Para a delegacia

“Mãe, estou aqui”, Emily sussurrou enquanto abraçava sua mãe com força. Lágrimas escorriam pelo rosto de sua mãe quando a realidade do retorno de sua filha finalmente a atingiu. Os pais de Emily estavam incrédulos e temiam o pior, pensando que ela havia partido para sempre. Mas lá estava ela, diante deles, sã e salva.


Seu pai deixou os policiais entrarem em casa quando a realidade do que havia acontecido começou a ser esclarecida. Os pais de Emily estavam muito felizes por ter sua filha de volta, e o próximo capítulo de suas vidas estava prestes a começar.

A prisão do sequestrado

Emily era uma alma abalada e assustada, seu mundo havia virado de cabeça para baixo por um ato cruel e violento. Enquanto ela olhava para os policiais em busca de ajuda, sua voz tremia de emoção. Ela bravamente pediu que prendessem o homem responsável pelo terror que ela havia experimentado. Os oficiais a ouviram, suas expressões eram cheias de preocupação e empatia.

Eles a tranquilizaram, prometendo fazer tudo ao seu alcance para impedir que o homem machucasse mais alguém e levá-lo à justiça. Emily sentiu um vislumbre de esperança, quando os policiais começaram a trabalhar em seu caso, ela sabia que estava em boas mãos. Os próximos dias seriam uma jornada longa e difícil, mas Emily estava pronta para ir até o fim. Com a polícia ao seu lado, ela sentiu que a justiça seria feita.
-
-
Finalmente de volta para casa

Foi uma jornada estressante para Emily, mas sua bravura e determinação valeram a pena. Depois de ser levada, ela reuniu todas as informações que pôde e as compartilhou com os policiais. Seus esforços provaram ser a chave para resolver o caso. Com a ajuda dela, os policiais conseguiram rastrear o sequestrador e levá-lo à justiça.


Emily finalmente conseguiu voltar para os braços de seus pais amorosos e, a partir daquele momento, ela nunca mais olhou para trás. A experiência apenas a fortaleceu e determinada. Ela cresceu e se tornou uma detetive particular de sucesso, usando suas habilidades e conhecimentos para ajudar os necessitados. A história dessa garota é uma prova do poder da perseverança e do espírito inabalável da alma humana.

*Essa história retrata fatos fatos reais, vivenciado por inúmeras pessoas de nossa época, contudo, os eventos e imagens apresentadas são utilizadas apenas para retratar o drama.

Loan Societies
-
-
Jovem de 32 anos tem mal súbito e morre na JMJ

        Joel Aparecido Barbosa Júnior. — Foto/Reprodução/Redes sociais.
 
Publicado no JASB em 14.agosto.2023.           

No sábado (5), um homem de Curitiba (PR) morreu durante um evento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, Portugal, segundo revelou a Arquidiocese de Curitiba. 

Evento acontece em Portugal.

Joel Aparecido Barbosa Júnior tinha 32 anos e teve um mal súbito durante uma caminhada. As informações são do G1.

O curitibano chegou a ser hospitalizado, mas não resistiu.

Joel fazia parte do Santuário São Francisco de Assis. Ele foi ao evento católico com colegas da igreja.

O homem também era coralista, membro da equipe técnica e do comitê administrativo do Coro e Orquestra Arquidiocesanos Luz dos Pinhais.

– Viveu seus últimos dias realizando seu sonho de participar da JMJ – destacou a arquidiocese.
-
-
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) disse que presta assistência consular aos familiares do brasileiro e está em contato com as autoridades locais para apurar as circunstâncias do falecimento.

Pleno News com informações do G1.


Por que tirar sobrancelhas em excesso faz os pelos pararem de crescer?

        Saiba qual o motivo desses fios pararem de crescer depois que você os arranca. — Foto/Reprodução.

Quem já teve que remover pelos da sobrancelha utilizando pinças sabe que todo o processo pode ser delicado.  
-
-
Além da pequena dor sentida no momento, você pode acabar exagerando na dose e tirando partes que não gostaria de ter removido. Para piorar a situação, não são todos os pelos que voltam a crescer totalmente.


Isso pode fazer com que você desenvolva sobrancelhas finas demais e atinja um resultado longe do desejado. Então, o que exatamente a depilação faz com as sobrancelhas e qual o motivo desses fios de cabelo pararem de crescer depois que você os arranca?

Crescimento da sobrancelha

        Sobrancelhas demonstrando alteração no crescimento. — Foto/Reprodução/Getty Images.

Para entendermos os efeitos da depilação na sobrancelha, antes precisamos nos aprofundar na forma como esses pelos crescem. Assim como outros pelos no corpo humano, a sobrancelha possui três estágios de crescimento: anágena, catágena e telógena. 

A primeira fase é o estágio de crescimento ativo, onde as células se dividem e aumentam de número. Neste estágio, os folículos pilosos adotam uma forma de cebola e as fibras capilares começam a emergir dos folículos. Essa é uma fase que dura de dois a três meses.

Já na fase catágena, o crescimento do cabelo diminui à medida que a divisão celular e a proliferação das células que estava a pleno vigor também cai. Eventualmente, isso causa morte das células nos folículos pilosos e as estruturas em formato de cebola encolhem. Esse processo dura de duas a três semanas.
-
-
Por fim, na fase telógena, o cabelo finalmente começa a crescer e os folículos podem descansar. Para a sobrancelha, essa fase geralmente dura um pouco mais de tempo do que no couro cabeludo. Ou seja, esse processo dura quatro meses ou mais, enquanto que é de apenas dois a três meses para o couro cabeludo.

Problemas de crescimento

        Que dos fios das sobrancelhas. — Foto/Reprodução/Getty Images.

Ao fim desses três estágios, é comum que os fios caiam naturalmente, dando espaço para que um novo cabelo inicie seu ciclo a partir do mesmo folículo. Este ciclo de crescimento, transição, descanso e substituição continua durante toda a nossa vida, e só é possível porque os folículos são ricos em células-tronco.

As células-tronco os tornam capazes de realizar crescimento recorrente e autorrenovação. Contudo, por múltiplos motivos — envelhecimento, alterações hormonais e danos físicos —, esse ciclo pode ser interrompido. Com isso, a queda capilar se torna uma realidade cruel. 

Quando os folículos pilosos são danificados, eles podem não ser mais capazes de produzir novos cabelos. A extensão do dano costuma determinar se essa condição é permanente ou não. Nesse cenário, os poros pelos quais o cabelo cresce ficam abertos e a sobrancelha só volta a crescer se a pessoa parar de arrancar os pelos por um período.
-
-
Porém, quando o ato de depilar causa danos permanentes aos folículos pilosos, esses poros ficam bloqueados com tecido cicatricial, dificultando ou impossibilitando o crescimento de novos cabelos. Logo, se você não tem em mente ter uma sobrancelha extremamente fina, é melhor tomar cuidado na hora de pegar uma pinça. 

Pedro Freitas 
Live Science
Imagem  GettyImages 


Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.