Header Ads


Prefeitura prestigia formatura da 1ª turma de Técnico em ACS em Barra do Garças.

     O Prefeito de  Barra do Garças, Dr. Adilson, prestigiou a formatura da 1ª turma de Técnico em Agente Comunitário de Saúde.  —  Foto: Reprodução.
 
Prefeitura prestigia formatura da 1ª turma de Técnico em Agente Comunitário de Saúde em Barra do Garças.
Publicado no JASB em 02.dezembro.2021.  

Camisas para ACS/ACE Prefeito Dr. Adilson prestigiou a formatura da 1ª turma de Técnico em Agente Comunitário de Saúde da cidade de Barra do Garças.

Barra do Garças foi uma das cidades polo do curso e contou com a presença de 102 formandos na cerimônia, sendo 62 deles profissionais do município barra-garcense.
-
-
Na noite da última sexta-feira (26), o prefeito municipal de Barra do Garças, Dr. Adilson, juntamente com o secretário de saúde, Adilson Tavares, prestigiou a cerimônia de formatura da 1ª turma de Técnico em Agente Comunitário de Saúde, com ênfase em endemias.

Barra do Garças foi escolhida para ser uma das cidades polo e a Prefeitura Municipal, juntamente com a Secretaria de Saúde, apoiou o projeto e o local da cerimônia contou com 102 formandos pelo curso técnico, abrangendo formandos de outras cidades da região, como Água Boa, Aragarças, Canarana, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ribeirão Cascalheira e Serra Nova Dourada.


O secretário de Saúde, Adilson Tavares, parabenizou a todos os formandos e declarou estar muito feliz na ocasião: "esses profissionais são extremamente importantes na estratégia da saúde da família. É muito gratificante estar presente neste momento tão importante e vê-los sendo mais valorizados".
-
-
O curso de formação profissional técnico foi ofertado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, pioneira no país a ofertar um curso técnico para agentes de saúde. De forma totalmente gratuita, a capacitação foi destinada para aproximadamente 1.200 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) do estado mato-grossense.

Iniciado em fevereiro deste ano, o curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e é uma grande oportunidade de capacitação gratuita aos profissionais que foi destinada a formação.


As aulas do curso foram ministradas por equipes do Instituto Brasil Adentro (IBA), no formato de Ensino à Distância (EaD), voltadas exclusivamente para profissionais já atuantes, com ensino médio completo. Foi ofertado aos participantes da capacitação material didático digital e impresso, apoio pedagógico com tutores on-line e presencial, bem como realização de atividades práticas.

O prefeito do município barra-garcense, Dr. Adilson, parabenizou, além dos formandos, o deputado estadual Max Russi pelos esforços à frente da Assembleia Legislativa, para que o curso tomasse forma no estado de Mato Grosso.
-
-
"O curso foi ofertado como capacitação e valorização destes servidores.

Além disso, quem participou do curso terá direito ao incremento salarial.

Mas quem ganha mesmo são os municípios, em razão de todo o trabalho prestado por esses profissionais da saúde", finalizou Dr. Adilson.


Além do prefeito municipal, Dr. Adilson, e do secretário de Saúde, Adilson Tavares, estiverem presentes na cerimônia de formatura a coordenadora de Atenção Primária em Saúde e tutora regional do curso de formação, Luanna Martins; o presidente da Câmara Municipal de Barra do Garças, Pedro Filho e o vereador Zé Gota.
-
-
Estavam presentes também prestigiando a cerimônia o vereador Secreta Bike, representando o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi; relator da Câmara Setorial Temática (CST), Carlos Eduardo Santos; a coordenadora logística, Josy Ferreira; e a coordenadora pedagógica do Instituto Brasil Adentro, Gláucia Fullana.

Secom/Barra do Garças.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.

14º - Incentivo Financeiro: conheça as cidades do país que pagam aos agentes comunitários e de endemias

     O Incentivo Financeiro Adicional não é para pagamento de 13º salário, ele representa uma parcela extra a ser paga os ACS/ACE.  —  Foto: Reprodução/JASB.
 
Essa pesquisa sobre as cidades que pagam o Incentivo Financeiro Adicional somente foi possível, graças a participação dos agentes comunitários e de combate às endemias dos municípios destacados. Ela ajuda na articulação para garantir esse repasse nas cidades que ainda não pagam esse direito... Veja a matéria completa, aqui!

Gratificação de Final de Ano (14º): O incentivo financeiro dos ACS/ACE será de R$ 1.550,00.

    O valor de  R$ 1.550, relativo ao Incentivo Financeiro Adicional é devido aos Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate à Endemias. —  Foto: Reprodução.

Estamos diante do repasse do Incentivo Financeiro Adicional, ou seja, uma parcela extra em dinheiro que será calculada com base no número de ACS registrados no cadastro de equipes e profissionais do sistema de informação definido para este fim. Essa gratificação ficou conhecida como Décimo Quarto, contudo... Veja a matéria completa, aqui!
Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.