Header Ads


Julho Verde e o alerta para os riscos do câncer de cabeça e pescoço

        Diagnóstico precoce é sempre aconselhado e pode evitar sequelas graves, ainda muito comuns no tratamento deste tipo da doença.  —  Foto/Reprodução/Cavan Images/Getty Images.
 
Julho Verde e o alerta para os riscos do câncer de cabeça e pescoço. 
Publicado no JASB em 25.julho.2022.     

Grupos no WhatsApp O câncer de cabeça e pescoço engloba os tumores que atingem os lábios, língua e céu da boca, maxilares, nasofaringe (localizada atrás da cavidade nasal), orofaringe (onde se encontra a amígdala e a base da língua) e hipofaringe (porção final da faringe, junto ao início do esôfago). 
-
-
Estas neoplasias também se localizam nas glândulas salivares, vasos sanguíneos, músculos e nervos da região e a glândula tireoide. 

Diagnóstico precoce é sempre aconselhado e pode evitar sequelas graves, ainda muito comuns no tratamento deste tipo da doença.


Tabagismo e etilismo são os grandes responsáveis pela maioria das lesões iniciais que se transformam em tumores malignos nestes órgãos. Além do tabaco em suas diversas apresentações e do álcool, vírus como o papilomavírus humano (HPV) e o HIV, depressões imunológicas – como em transplantados que fazem uso de imunossupressores e o consumo de bebidas e alimentos muito quentes são considerados fatores de risco.
-
-
A excessiva exposição ao sol, por exemplo, também pode ser um risco para o câncer de lábio. Assim, a adoção de hábitos saudáveis, como o uso do protetor solar, além da prática de exercícios físicos, a mudança de dieta com o controle da gordura corporal e a imunização contra o HPV são atitudes importantes de prevenção. 

A vacinação contra o HPV deve ser feita em crianças a partir dos 9 anos de idade para meninas e 11 anos para meninos, gratuitamente, no SUS. Para quem não foi vacinado na adolescência, a imunização ainda vale a pena, mesmo com benefício menor. 

O diagnóstico precoce é sempre aconselhado e pode evitar sequelas graves, ainda muito comuns no tratamento deste tipo de câncer.

Portanto, se houver qualquer lesão na área da boca, na língua, na gengiva, lábio ou outras partes da mucosa que não cicatrize em até 15 dias, busque o seu médico para investigação e exames necessários.
-
-
Fernando Maluf é cofundador do Instituto Vencer o Câncer e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.


Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Fernando Maluf , Forbes Brasil


 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

Prefeitos que se negarem a pagar os R$ 2.424 e retroativos, pode sofrer improbidade administrativa e até ser presos.

        O pagamento dos 2 salários mínimos como Piso Nacional dos agentes comunitários e de endemias é garantido por Emenda Constitucional.  —  Foto/Reprodução.
 
Os prefeitos que se negarem a realizar o pagamento dos 2 salários mínimos como vencimento base dos agentes comunitários e de endemias poderão responder  por improbidade administrativa e até ser presoVeja a matéria completa, aqui!

-
-
Confira qual será o valor do Piso Nacional dos Agentes de Saúde em 2023. 

        Estimativa de Piso Nacional dos agentes comunitários e de combate às endemias para 2023.  —  Foto/Reprodução.
     
O valor do salário mínimo em 2023 considera os dados macroeconômicos com o PIB, INPC, e o IPCA. Esses são os índices que medem a inflação. Veja a matéria completa, aqui!



Tecnologia do Blogger.