Header Ads


#Te Respondo: o pagamento da insalubridade, pago pelas prefeituras, também será feito com o retroativo?

        O adicional de insalubridade dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias a ser regulamentado é de 40% (grau máximo).     —  Foto/Reprodução.
 
#Te Respondo: o pagamento da insalubridade, pago pelas prefeituras, também será feito com o retroativo? 
Publicado no JASB em 26.junho.2022.    

Grupos no WhatsApp | O agente de saúde LC Almeida, por meio da Página do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, nos perguntou: "E o nosso pagamento da insalubridade, a Prefeitura vai ser obrigado a pagar o retroativo com o novo piso do mês de Maio e Junho?".
*Por Samuel Camêlo.
-
-
Essa pergunta não foi feita exclusivamente pelo colega. Na Comunidade da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde, várias perguntas do tipo tem sido realizada. Essa comunidade conta com mais de 62 membros, estima-se que seja a mais antiga e mais numerosa do Brasil, voltada exclusivamente aos agentes comunitários e de combate às endemias.

Ainda que os "sabidos" joguem pedra em perguntas como essa, ela tem fundamentação lógica, já que a Emenda Constitucional - EC 120/2022 estabelece o pagamento da insalubridade e, este adicional é diferenciado, ou seja, não corresponde ao modelo que temos atualmente. Outro detalhe, que precisamos lembrar é que os ACS/ACE não são obrigados a conhecer da norma jurídica de forma técnica. Afinal de contas, as assessorias jurídicas das instituições que representam as duas categorias são pagas para desempenhar o papel para o qual são pagos com o patrimônio financeiros dos agentes. É verdade que os advogados que trabalham na defesa dos interesses dos ACS/ACE são muito bem pagos, afinal de contas, honorários advocatícios é algo exclusivo dos advogados, claro.

VEJA TAMBÉM:
-
-
As prefeituras devem ou não pagar o retroativo da insalubridade?
É importante que todos os ACS e ACE saibam que a proposta do adicional de Insalubridade, conforme proposta da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde é em grau máximo, ou seja, 40% para as duas categorias. Embora seja prevista na EC 120, ela ainda será regulamentada. 

A regulamentação da Insalubridade em 40% 
A EC 120, além de garantir o histórico Piso Nacional de 2 salários, também visa garantir Adicional de Insalubridade em Grau Máximo, ou seja 40% (quarenta por cento), além da Aposentadoria Especial exclusiva para os ACS/ACE. Contudo, os dois direitos estão em tramitação em Brasília, visando a regulamentação. Enquanto não houver a regulamentação, que seria uma espécie de "aprovação," não há o que se falar em pagamento de retroativo, já que o texto da Emenda não estabeleceu o percentual exato para os agentes.
Assim respondemos à dúvida de LC Almeida e demais agentes desejosos de saber, sobre a questão.

        Com a Emenda Constitucional 120/2022 os Agentes Comunitários e de Combate às Endemias passaram a ter direito a Aposentadoria Especial Exclusiva.     —  Foto/Reprodução.

Aposentadoria Especial no texto à EC 120: Texto irá propor 2 salários mínimo?
O objeto desse Te Respondo está localizado no Parágrafo 10º art. 198., que nos informa que "os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias terão também, em razão dos riscos inerentes às funções desempenhadas, aposentadoria especial e, somado aos seus vencimentos, adicional de insalubridade."
-
-
É importante que os beneficiados (ACS e ACE) entendam que a EC 120 não tratou das implicações dessa Aposentadoria Especial. Isto está sendo feito pelo deputado federal Valtenir Pereira (MT), que está elaborando o texto de lei para que seja regulamentado esse parágrafo da Emenda. É verdade que a oposição à CONACS tem compartilhado uma série de informações, contudo, não são compatível com a EC 120, já que texto ainda não foi regulamentado. 

Lembram da Emenda Constitucional 51, de 2006? A Lei Federal 11.350 passou a regulamentá-la, descrevendo os diversos direitos dos ACS/ACE. No caso da Emenda 120, não é diferente, ou seja, haverá um novo texto que irá informar quais são os direitos dos agentes. Isso não é ótimo? Quer mais detalhes? Leia mais, aqui!


Saiba como será o reajuste do Piso Nacional para 2023
O valor do reajuste do Piso do próximo ano será equivalente a 2 salários mínimos, assim como nos demais anos. Então, o reajuste do salário mínimo ocorre em janeiro, de cada ano. Sabendo-se o valor desse salário, multiplica-se por 2. Então, já temos o valor do Piso Nacional, tanto dos agentes comunitários, quanto dos agentes de combate às endemias.
Quer mais detalhes? Leia mais, aqui!
-
-
Samuel Camêlo - coordenador nacional da rede de voluntários da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde. Editor e coordenador do JASB, formado em história, pós-graduado em história do Nordeste; Bacharel em Direito com mais de 20 anos de experiência no voluntariado, junto aos agentes comunitários e de combate às endemias. 

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já pagaram os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Dobra o número de cidades que pagam o novo Piso aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias . Confira a lista das cidades que já pagaram o novo Piso, aqui!


Mãe faz alerta depois de filha ter reação severa após contato com flor: “Essa planta é mortal”

        A menina de 6 anos ficou toda inchada ao ter contato com a planta tóxica.   —  Foto: Reprodução/ The Sun.
 
A pele da menina começou a ter erupções dolorosas e ficou com o rosto inchado. “Ela mal conseguia falar, dormia o dia todo”, conta a mãe. Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.