Header Ads


#Te Respondo: Como será a Aposentadoria Especial com o novo texto à EC 120? Texto...

        Com a Emenda Constitucional 120/2022 os Agentes Comunitários e de Combate às Endemias passaram a ter direito a Aposentadoria Especial Exclusiva.     —  Foto/Reprodução.
 
#Te Respondo: Como será a Aposentadoria Especial com o novo texto à EC 120? Texto busca garantir 2 salários mínimo.
Publicado no JASB em 14.junho.2022. Atualizado em 02.agosto.2022.    

Grupos no WhatsApp | Nesse te respondo a bola da vez é a Aposentadoria Especial, conforme conquista obtida por meio da Emenda Constitucional 120/2022. Sobre essa questão é muito importante que os agentes comunitários e de combate às endemias prestem bastante atenção ao detalhes, que iremos informar aqui. 
-
-
Mas uma vez alertamos que existe uma oposição sem responsabilidade contra a CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, instituição essa que garantiu em Brasília o novo Piso Nacional de valor igual aos 2 salários mínimos. Lembram que não existia outra instituição lutando no Distrito Federal pela PEC 09/2022? Pois é, ninguém imagina que a PEC 22 iria tão longe. Até diziam que ela era inconstitucional por atrelar o reajuste ao Piso Nacional, lembram disso? Quando a PEC 22 evoluiu para a PEC 09 no Senado, então, a CONACS e seus apoiadores se tornaram os únicos a lutar pela pauta em Brasília. Nas redes sociais o número de apoiadores era incontável. 

Momento histórico a parte, vamos ao interessa. 

A EC 120 garante a Aposentadoria Especial, tanto aos agentes comunitários de saúde, quanto aos agentes de combate às endemias. Contudo, muitas especulações tem sido feita sobre o tema, o que somente complica o entendimento sobre o tema. Sobretudo aos que não são operadores do direito ou especialistas em Direito Previdenciário ou qualquer outro ramo jurídico relacionado. Mas, para esclarecer essa questão, de forma prática e objetiva, iremos compartilhar algumas informações de grande relevância (importância).

-
-
Todos já sabem que a Emenda acrescenta os parágrafos 7º, 8º, 9º, 10º e 11º ao art. 198 da Constituição Federal, para dispor sobre a responsabilidade financeira da União, corresponsável pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na política remuneratória e na valorização dos profissionais que exercem atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias.

Aposentadoria Especial
O objeto desse Te Respondo está localizado no Parágrafo 10º art. 198., que nos informa que "os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias terão também, em razão dos riscos inerentes às funções desempenhadas, aposentadoria especial e, somado aos seus vencimentos, adicional de insalubridade."

É importante que os beneficiados (ACS e ACE) entendam que a EC 120 não tratou das implicações dessa Aposentadoria Especial. Isto está sendo feito pelo deputado federal Valtenir Pereira (MT), que está elaborando o texto de lei para que seja regulamentado esse parágrafo da Emenda. É verdade que a oposição à CONACS tem compartilhado uma série de informações, contudo, não são compatível com a EC 120, já que texto ainda não foi regulamentado. 

Lembram da Emenda Constitucional 51, de 2006? A Lei Federal 11.350 passou a regulamentá-la, descrevendo os diversos direitos dos ACS/ACE. No caso da Emenda 120, não é diferente, ou seja, haverá um novo texto que irá informar quais são os direitos dos agentes. Isso não é ótimo?
-
-
Segundo a nossa análise, o deputado Valtenir Pereira irá indicar ao texto a proposta de 2 salários mínimos, também reajustável conforme ocorre com o novo Piso Nacional. 

Analisemos a habilidade do parlamentar ao propor o 2 salários como vencimento:

Paragrafo 9º: "O vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias não será inferior a 2 (dois) salários mínimos, repassados pela União aos Municípios, aos Estados e ao Distrito Federal."

Baseado nessa redação, podemos tem a clareza do que virá mais adiante, na regulamentação da EC 120, sob o lapidar do do legislador em questão.


Atualmente a Aposentadoria Especial é limitada a apenas um salário mínimo. 
-
-
Contribuição para Aposentadoria Especial 
Sobre o tempo de contribuição, atualmente o agente precisa ter pelo menos 25 anos de contribuição e 60 anos de idade, quer homem ou mulher. Além disso, essa aposentadoria especial está atrelada a insalubridade. Isso muda com a EC 120, que desvincula um benefício do outro. Na proposta de regulamentação apresentada pelo Deputado Federal Valtenir Pereira não é necessário que o ACS ou ACE tenha 25 anos de trabalho insalubre para poder usufruir da Aposentadoria Especial.

O texto que será proposto pelo deputado Valtenir irá definir com clareza, que o agente não precisará ter 25 anos de trabalho insalubre para poder desfrutar da aposentadoria proposta na Emenda 120. Essa é a nossa análise. A nossa base é a análise do perfil do legislador, que é um excepcional operador do direito.

Confira outras matérias do #Te Respondo, clique aqui!

—   A EC 120 realmente garante que todos o Adicional de Insalubridade em 40% para todos os ACS/ACE? O valor da nova Insalubridade conquistada sob a liderança da Confederação Nacional poderá ser de...

—   Saiba como será o reajuste do Piso Nacional para 2023. Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias: Saiba mais detalhes sobre o valor do Piso Nacional para 2023, conforme estabelecimento de norma constitucional. 


Samuel Camêlo - coordenador nacional da rede de voluntários da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde. Editor e coordenador do JASB, formado em história, pós-graduado em história do Nordeste; Bacharel em Direito com mais de 20 anos de experiência no voluntariado, junto aos agentes comunitários e de combate às endemias. 

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
-
-
NOVO PISO NACIONAL:

Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já pagaram os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Dobra o número de cidades que pagam o novo Piso aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias . Confira a lista das cidades que já pagaram o novo Piso, aqui!
-
-
CONASEMS emite nota técnica informando que os municípios são obrigados a pagar o novo Piso.

        Nota técnica do CONASEMS reconhece o direito dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias ao novo Piso de R$ 2.424.     —  Foto/Reprodução.
 
O CONASEMS - Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, por meio de Nota Técnica, manifestou-se favoravelmente aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, quanto as questões relacionadas ao pagamento do novo Piso Salarial Nacional, conforme valores estabelecidos pela Emenda Constitucional 120/2022. 
-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.