Header Ads


1ª cidade da Bahia a pagar o Piso de 2 salários aos Agentes de Saúde (ACS e ACE).

        Agentes comunitários de saúde e de combate às endemias conseguiram garantir o Piso Nacional, conforme a EC 120.   —  Foto/Reprodução.
 
1ª cidade da Bahia a pagar o Piso de 2 salários aos Agentes de Saúde (ACS e ACE). 
Publicado no JASB em 21.maio.2022.    

Grupos no WhatsApp | A Prefeitura de Alagoinhas enviou à Câmara o Projeto de Lei sobre o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.
-
- 
A sessão ordinária realizada no dia 19 de maio na Câmara Municipal de Alagoinhas foi marcada pela presença dos servidores de saúde, que ocuparam o plenário para acompanhar de perto a apreciação do Projeto de Lei Complementar nº 034/2022, encaminhado pelo executivo e aprovado por unanimidade pelas vereadoras e vereadores. O município de Alagoinhas se destaca por ser a primeira cidade da Bahia a implementar o piso salarial nacional.

        Câmara Municipal de Alagoinhas.    —  Foto/Reprodução.

O Projeto de Lei Complementar altera o vencimento básico dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias do município de Alagoinhas, em consonância com o piso nacional profissional e diretrizes para o plano de carreira e dá outras providências.

-
- 
Segundo Samuel Camêlo, coordenador da rede de voluntários da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde, vários prefeitos do país estão usando do expediente da regulamentação da Emenda Constitucional 120/2022, exatamente como ele havia previsto que ocorreria. O JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil publicou um modelo de PL a ser utilizados pelos prefeitos, diante das Câmaras de Vereadores, também um requerimento, solicitando o cumprimento do novo Piso Nacional aos Prefeitos. Ainda um outro requerimento, a ser interposto por vereadores aos prefeitos. Além desse requerimento a ser interposto pela categoria ao prefeito.

Destacamos que o artigo 2º do referido projeto registra: “Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias terão também em razão dos riscos inerentes às funções desempenhadas, aposentadoria especial, e somado aos seus vencimentos adicional de insalubridade”.

A próxima sessão ordinária será realizada no dia 24 de maio no horário regimental, às 15h.

A Grande Vitória a nível nacional
A proposição (PEC 9/2022), que passou pela Câmara dos Deputados, foi relatada pelo senador Fernando Collor (PTB-AL), que apresentou relatório favorável à matéria, além de realizar uma grande articulação no Senado Federal, assim como havia feito na Câmara dos Deputados. O texto seguiu para o Plenário e foi votado no mesmo dia, sendo aprovada e sancionada. 
-
- 

        Prefeito Joaquim Neto, do PSD.    —  Foto/Reprodução.

O texto da Emenda Constitucional 120, além de prevê o "Piso Nacional" de dois salários, também prevê adicional de insalubridade e aposentadoria especial, devido aos riscos inerentes às funções desempenhadas, e determina que estados, Distrito Federal e municípios deverão estabelecer outras vantagens, incentivos, auxílios, gratificações e indenizações, a fim de valorizar o trabalho desses profissionais.

Nos envie a notícia de sua cidade!

Acompanhe as Redes sociais ligadas ao JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e fique por dentro dos principais acontecimentos envolvendo as duas categorias de forma ampla e com a imparcialidade que todos desejam.

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-
Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.

VEJA TAMBÉM:

Governo Federal já tem recursos para pagamento do novo Piso Nacional dos ACS/ACE.

        Piso  Nacional dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias de 2 salários mínimos já conta com recurso em caixa.     —  Foto/Reprodução.
 
Segundo informações do ilustre senador Fernando Collor de Mello, principal responsável pela aprovação do novo Piso Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias no Congresso Nacional, já existe recurso para pagamento da conquista dessas duas categorias. Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Prefeito declara que será o 1º a pagar o Piso Nacional de 2 salários aos agentes de saúde (ACS e ACE).

         O pagamento do novo piso foi regulamentado pela Emenda Constitucional 120, garantindo o valor equivale a R$ 2.424,00 para os agentes comunitários e de endemias.     —  Foto/Reprodução.
 
O novo piso agora é de valor equivale a R$ 2.424,00. Esse valor já é lei, não precisa de nenhuma regulamentação, ele está garantido na Emenda Constitucional 120, como já publicamos em matéria anterior.  Veja a matéria completa, aqui!

-
Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.