Header Ads


7 alimentos que reduzem (muito!) os sintomas menstruais.

        Além dos alimentos que ajudam muito a reduzir os sintomas da menstruação, há aqueles que devem ser evitados. Saiba mais!     —  Foto/Reprodução.
 
7 alimentos que reduzem (muito!) os sintomas menstruais.
Publicado no JASB em 09.junho.2022. Atualizado em 20.junho.2022.   

Grupos no WhatsApp A visitante mensal de metade da população mundial costuma vir recheada de sintomas, desde as famosas cólicas menstruais até os mais variados sintomas da TPM. Mas os médicos insistem, você pode minimizar ou até mesmo eliminar estes sintomas usando a alimentação! E é por isso que nós preparamos uma lista com 7 alimentos perfeitos para este período do mês.
-
-
1) FOLHAS VERDES

Coma folhas verdes escuras como couve, agrião, rúcula, espinafre, entre outras. As folhas verdes escuras são ricas em vitaminas A, C, K, folato e vitaminas do complexo B, minerais, cálcio, ferro, fitoquímicos e fibras essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Segundo a Dra. Christine O’Connor, diretora do departamento de bem estar de mulheres e adolescentes do Institute for Gynecologic Care at Mercy nos Estados Unidos, folhas verdes são ricas em fibras que podem aliviar os problemas digestivos associados ao ciclo menstrual. E a vitamina A presente nessas folhas combate a pele seca e a acne hormonal advindas do período menstrual! Que máximo né? Que tal iniciar o dia com um suco verde?


2) QUINOA E PIPOCA

Carboidratos complexos são capazes de aliviar a irritabilidade. Eles são fonte de serotonina, o hormônio que nos faz sentir bem. Eles também fornecem uma energia prolongada, então você não se sente nervosa uma hora depois. Além disso, um estudo do Archives of Internal Medicine da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos mostrou que pessoas em dietas com baixo índice de carboidratos se sentem mais deprimidas, ansiosas e nervosas do que as que consomem grãos integrais diariamente. Então se você está a procura de uma injeção de bom humor, os carboidratos complexos são seus melhores amigos! Que tal aquele filminho com pipoca no final do dia?

        Uma alimentação saudável é tudo de bom para diminuição dos sintomas menstruais.    —  Foto/Reprodução.

3) ABACATE

Gorduras saudáveis aliviam os sintomas da TPM. Um estudo recente do Journal of Reproductive Health mostrou que mulheres que consomem ácidos graxos, incluindo o ácido oleico e a vitamina E presentes nos abacates, tem os sintomas da TPM significativamente reduzidos! Que tal um guacamole para acompanhar uma janta mexicana?
-
-
4) CASTANHAS E SEMENTES DE CHIA

Se seu ciclo menstrual te deixa triste, adicione uma dose de Omega-3. Esses pequenos ácidos graxos são poderosos para melhorar o seu humor. Uma pesquisa realizada pelo Mclean Hospital, afiliado de Harvard, mostrou que o Omega-3 é tão poderoso que pode funcionar como antidepressivo! Castanhas, nozes e sementes de Chia são ótimas fontes para te deixar feliz durante todo o ciclo menstrual! Que tal adicionar sementes de chia no seu café da manhã?

5) BANANAS

Problemas de insônia antes da menstruação são normais para muitas pessoas. Além disso, especialistas da John Hopkins University descobriram que períodos reduzidos de sono nos deixam mais suscetíveis às dores, incluindo as dores advindas das cólicas menstruais. A banana contém melatonina, um hormônio do sono que vai deixar suas noites super tranquilas! Já experimentou uma banana amassada com aveia?


6) SEMENTES DE ABÓBORA

Se as dores de cabeça costumam te acompanhar antes e durante o seu ciclo menstrual, o magnésio pode ajudar. Este nutriente ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, o que alivia as dores de cabeça! Maravilha, né? Que tal sementes de abóbora assadas para o lanche da tarde?
-
-
7) FRUTAS

Maça, pêra, melão e frutas vermelhas são ótimas opções para substituir o açúcar durante os períodos em que queremos comer um doce. Elas contém todos os macro e micronutrientes para ajudar a combater as fraquezas do período menstrual. Que tal uma salada de frutas como sobremesa?

ALIMENTOS PARA EVITAR:

Evite consumir doses elevadas de açúcar e sal durante a menstruação. Calorias vazias como os doces e salgados industrializados não são nutritivos e os altos níveis de açucares e sódio presentes neles aumentam a sensação de inchaço neste período. Se você estiver se sentindo triste fique longe de bebidas alcoólicas. O álcool atua como um depressivo e pode exacerbar seus sentimentos de tristeza.

E aí? Gostou das nossas dicas? Compartilhe com as colegas! 🙂


 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 



JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-
NOVO PISO NACIONAL:

Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já se comprometeram a pagar os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias vivem um momento singular, não apenas pela grande vitória estabelecida por meio da Emenda Constitucional 120/2022, que garantiu uma série de direitos, além dos 2 salários, mas, em face da aceitação por parte dos prefeitos que estão se antecipando ao repasse do Governo Federal e pagando o novo piso à duas categorias. Confira a lista das cidades que já pagaram e as que se comprometeram em pagar, aqui!
-
-
Confederação de Municípios diz que pagamento do Piso deve ocorrer após nova Portaria.

        Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).   —  Foto: Clauber Cleber Caetano/PR.
 
O pagamento do piso de agentes comunitários de saúde só deve ocorrer após edição de nova portaria; orienta CNM - Confederação Nacional de Municípios.

-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.