Header Ads


Veja 10 benefícios do limão para a saúde. Confira o vídeo.

        Conheça agora os principais benefícios para a saúde do consumo de limão.     —  Foto/Reprodução/Google.
 
Veja 10 benefícios do limão para a saúde. Confira o vídeo.
Publicado no JASB em 22.junho.2022.  Atualizado em 28.junho.2022.    

Grupos no WhatsApp O limão é uma fruta cítrica que, além de muita vitamina C, é um excelente antioxidante e rico em fibras solúveis que ajudam a diminuir o apetite e regular o intestino, sendo amplamente utilizado para temperar peixes, mariscos e frango. Além disso, a casca de limão e suas folhas contêm óleos essenciais que proporcionam seu cheiro característico e podem ser usados para fazer chá.
-
-
O limão recém-colhido contém cerca de 55% da quantidade diária necessária de vitamina C, que atua como um poderoso antioxidante e ajuda a melhorar o sistema imunológico, evitando doenças como gripe e resfriados, além de conter outros componentes antioxidantes como polifenóis, lipoides e ácido cafeína

Os principais benefícios para a saúde do consumo de limão são:

1. Promove a perda de peso

O limão pode ajudar na perda de peso, pois tem poucas calorias e é rico em fibras, formando uma gengiva no estômago e diminuindo o apetite.

 Além disso, acredita-se que a vitamina C ajuda a desintoxicação do corpo e pode acelerar o processo de oxidação das gorduras, o que pode favorecer o processo de perda de peso.

Beber água com limão, sem açúcar ou adoçante, ajuda a limpar as papilas gustativas, diminuindo o desejo de comer alimentos doces, além de ter efeito diurético, ajudando a combater a retenção de líquidos.

-
-
2. Previne prisão de ventre

O limão ajuda a estimular o intestino por ser rico em fibras, o que favorece a passagem de fezes pelo trato gastrointestinal, tendo um efeito melhor quando consumido com água morna né em jejum.

3. Exerce efeitos gastroprotetores

Um dos compostos ativos do limão é a limonena, que tem se mostrado com efeitos anti-inflamatórios e antimicrobianos contra a bactéria Helicobacter pylori, além de prevenir o surgimento de úlceras estomacais e duodenais.

4. Protege contra infecções

Devido à limonen, o limão tem propriedades antifúngicas e antibacterianas que ajudam a combater doenças como candidíase, gripe, resfriados e infecções por outras bactérias como Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae e Moraxella catarrhalis.

5. Melhora a aparência da pele

Por ser rico em vitamina C, o consumo regular de limão promove a regeneração tecidual e a formação de colágeno, que é uma estrutura que dá firmeza e elasticidade à pele, acelerando a cicatrização da ferida. Além disso, é rico em compostos bioativos com propriedades antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas.

6. Reduz a pressão arterial

O limão pode ajudar a regular a pressão arterial, pois é rico em flavonoides que exercem um efeito inibidor sobre a vasoconstrição das artérias, relaxando os vasos sanguíneos e, assim, melhorando o fluxo sanguíneo. Além disso, a vitamina C também tem sido relacionada a uma diminuição da pressão arterial. Saiba mais sobre como usar limão para baixar a pressão arterial.
-
-
7. Previne a anemia

O limão ajuda a prevenir a anemia porque contém vitamina C, o que favorece a absorção de ferro no nível intestinal, especialmente o ferro de origem vegetal. Para isso, é importante consumir alimentos ricos neste mineral junto com uma dieta rica em vitamina C, incluindo limão.

8. Previne pedras nos rins

O ácido cítrico nos limões pode ajudar a prevenir a formação de pedras nos rins, já que a urina é menos ácida.

Além disso, exerce propriedades diuréticas que também ajudam a evitar a formação de cálculos.

9. Previne alguns tipos de câncer

O limão contém vários compostos bioativos, como limonóides e flavonoides que possuem propriedades anti-tumor, anti-inflamatórias e antioxidantes que impedem a formação de radicais livres, induzem apoptose e induzem a proliferação celular.

10. Previne acne

Devido à propriedade antimicrobiana e anti-inflamatória do limão, é possível combater algumas bactérias que estão relacionadas à formação de acne.

Informações nutricionais do limão

A tabela a seguir indica a composição nutricional para cada 100 g de limão:

Imagem: Reprodução/Google

É importante mencionar que para obter todos os benefícios mencionados anteriormente, o limão deve ser incluído em uma dieta equilibrada e saudável.
-
-
Como usar

A melhor maneira de obter todos os benefícios do limão é usar o suco, polpa e casca ralada, sendo este último importante devido ao fato de que é na casca que os óleos essenciais desta fruta são encontrados.

O suco de limão é importante para ser consumido frio e assim que é feito, isso porque 20% da vitamina C é perdida após 8 horas em temperatura ambiente, e 24 horas se na geladeira.

No caso do consumo de limão para prevenir a anemia, é importante consumi-lo junto com outros alimentos ricos em ferro, favorecendo a absorção desse mineral no nível intestinal. No caso do tratamento de acne, o ideal é beber 1 copo de suco de limão todos os dias pela manhã.

Por ser bastante versátil, o limão também tem outras aplicações menos comuns, podendo ser usado para remover gordura da pia ou fogão, evitando também o desenvolvimento de microrganismos devido à sua acidez.

Além disso, o óleo essencial de limão pode ser usado em difusores ou purificadores de ar para aromaterapia, perfumando e purificando o ar, especialmente em casos de infecção respiratória. Seu aroma também pode ajudar a melhorar o humor, pois ser inalado estimula a norepinefrina, um neurotransmissor que exerce efeitos no cérebro.

O limão também pode ser consumido junto com a água, e pode ser tomado jejum, o que pode favorecer o processo de emagrecimento.

Saiba mais sobre como tomar água de limão para perder peso:
-
-
Receitas com limão

Apesar de azedo, o limão é um ótimo ingrediente para preparar deliciosas sobremesas e sucos desintoxicantes, como segue:

1. Suco de limão com pera 

Esse suco estimula a digestão e tem um efeito laxante que ajuda no tratamento da prisão de ventre, ajudando também a purificar e desintoxicação do corpo. 

Ingredientes

Suco de 1 limão; 
1 pera cortada em cubos;
Raiz de gengibre fresco de 2,5 cm; 
Metade pepino cortado em cubos. 

Modo de encenação:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva junto com alguns cubos de gelo.

Isso pode ser bebido todos os dias e de preferência a primeira coisa da manhã, jejuando. 

-
-
2. Chá com casca de limão

Este chá contém os óleos essenciais de limão que tem efeito purificador, além de ser delicioso para tomar depois de uma refeição, por exemplo.

Ingredientes:

Meio copo de água;
3 cm de casca de limão.

Modo de preparação:

Ferva a água e depois adicione a casca de limão. Cubra por alguns minutos e tome o seguinte, ainda quente, sem adoçar.

3. Limonada de morango

Ingredientes:

suco de 2 limões;
5 morangos;
1/2 xícara de água.

Modo de preparação:

Bata os ingredientes no liquidificador e leve em seguida sem adoçar.
-
-
4. Suco de limão com laranja 

Ingredientes:

2 laranjas;
1 limão;100 ml de água tão boa.

Modo de preparação:

Esprema a laranja e o limão em um espremedor de frutas e misture esse suco natural com a água azeda e tome em seguida. Esta é uma ótima versão de refrigerante natural.

Além disso, o limão previne a oxidação de outras frutas, podendo ser adicionado a outras frutas como maçã, pera, banana ou abacate, ou mesmo na salada de frutas, a fim de evitar sua oxidação.

Assista ao vídeo a seguir e saiba mais sobre alguns dos benefícios do limão:


NB News.

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já pagaram os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Dobra o número de cidades que pagam o novo Piso aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias . Confira a lista das cidades que já pagaram o novo Piso, aqui!
-
-
CONASEMS emite nota técnica informando que os municípios são obrigados a pagar o novo Piso.

        Nota técnica do CONASEMS reconhece o direito dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias ao novo Piso de R$ 2.424.     —  Foto/Reprodução.
 
O CONASEMS - Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, por meio de Nota Técnica, manifestou-se favoravelmente aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, quanto as questões relacionadas ao pagamento do novo Piso Salarial Nacional, conforme valores estabelecidos pela Emenda Constitucional 120/2022. 

-
-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.