Header Ads


A esperança dos Agentes de saúde do estado que tem a cidade que paga o pior salário do Brasil

        Ao longo de vários anos os Agentes de saúde da capital da Bahia fizeram diversas manifestações, em defesa de melhores condições de trabalho e salário.     —  Foto/Reprodução.
 
A esperança dos Agentes de saúde do estado que tem a cidade que paga o pior salário do Brasil
Publicado no JASB em 19.junho.2022.    

Grupos no WhatsApp | A história real e traumática dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias da capital da Bahia, sem dúvida alguma, é o retrato dos absurdos cometidos contra essas categorias no estado. É na capital do estado, Salvador, que os agentes recebem o pior salário base do Brasil. Acompanhe agora o drama dos agentes baianos.
-
-
Um retrato dos absurdos: ainda na madrugada de hoje, publicamos a chocante notícia de que o Vice Prefeito de Piatã, José Roberto de Oliveira, se tornou um algoz para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do município, usando de seu poder para manter de forma ilegal contratos por indicações e sem processo seletivo público ou concurso seus parentes e aliados políticos. A matéria informa que, na semana passada, a esposa do vice prefeito, após perseguir e proferir humilhações a uma Agente Comunitária de Saúde, e se assegurando na ideia autoritarista de que o cargo de seu marido lhe garante imunidade à justiça, espancou a trabalhadora ACS de forma covarde e desumana em plena luz do dia, segundo informações da assessora jurídica contratada pela Associação Fnaras, Elane Alves. 


A esperança que se fortalece
Apesar dos agentes da capital da Bahia não ter a experiência de receber o Piso Salarial Nacional, hoje, desfrutam da esperança que se fortalece a cada dia. Isso ocorre por causa da aprovação da Emenda Constitucional 120/2022. É graças a liderança da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde que o futuro dos agentes baianos e dos demais estados, passa por a projetar uma nova e favorável realidade.

       Apesar de nunca ter alcançado a vitória, mesmo tentando de diversos recursos para pressionar a gestão, agora a realidade começa a sinalizar mudanças.     —  Foto/Reprodução.

Para entender melhor o que houve na Bahia, precisamente na capital, Salvador, analise o texto do ACE Ubiraci Moraes:
-
-
Opinião: Ingenuidade política de agentes de saúde

Os gestores da Prefeitura de Salvador são bem orquestrados. Thiago Dantas, secretário de Gestão, é empregado, subalterno ao prefeito Bruno Reis, age de acordo aos ditames do mandatário da capital baiana. Portanto, não nos enganemos, pois, se Dantas não apresentou nada de oficial sobre o "novo piso", tudo ocorre com as bençãos do prefeito.

Os dois gestores vêm de uma tradição política que não valoriza os servidores públicos, sobretudo no achatamento salarial. Ainda candidato a prefeito, ACM Neto prometera que implantaria o piso, inclusive assinando documento de um grupo de agentes se comprometendo. Foi eleito, e não cumpriu. Já no segundo mandato, abordado por Cleber Bispo, membro das Entidades Unificadas, numa inauguração de unidade de saúde, sobre o piso , disse que ia ver, porém nada resolveu; chegou ao ponto de afirmar que faria história com os agentes de saúde. A única história realizada foi a de não ter implantado o Piso Nacional, além de ter chamado a categoria de " viúvas do PT".

Geraldo Júnior (MDB), presidente da Casa legislativa e lideranças dos ACS/ACE. Vitória liderada pela CONACS projeta esperança para os agentes de Salvador.

Hoje, observo agentes se entusiasmando porque o prefeito deu tapinha nas costas, sorriu, deixou-se ser abraçado e até mandou ligar para o velho conhecido Thiago Dantas, porém não nos deixemos enganar, é tudo teatro de uma gestão organizada, que sabe muito bem manipular. Isso ficou claro no encontro arranjado no qual o secretário reuniu agentes e vereadores só para dar o recado de Bruno Reis: "novo piso" com todas as gratificações, a prefeitura não tem condições de pagar, diria, não quer pagar. Da mesma forma na Câmara, quando o prefeito ordenou que a base não implantasse a Comissão de Saúde Especial.

-
-
Tanto ontem como hoje, se não atentarmos, por ingenuidade política, grupos de agentes podem servir ao teatro da gestão sem se dar conta da manipulação; nada alcançando, mas mesmo assim, cantando vitória, mas com o troféu nas mãos tirânicas do Executivo.

Temos um tempo favorável a favor dos agentes de saúde da capital baiana. Ano eleitoral, emenda constitucional, as lideranças unidas e, a meu ver, o grande triunfo político: o apoio de Geraldo Júnior, fruto de estratégias inteligentes das Entidades Unificadas. Com esse apoio e a mobilização da categoria, chegar-se-á ao tão sonhado "novo piso" e as gratificações," concluiu Ubiraci.

Leia a matéria completa sobre a gente vítima de violência:


Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-
NOVO PISO NACIONAL:

Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já pagaram os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Dobra o número de cidades que pagam o novo Piso aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias . Confira a lista das cidades que já pagaram o novo Piso, aqui!
-
-
CONASEMS emite nota técnica informando que os municípios são obrigados a pagar o novo Piso.

        Nota técnica do CONASEMS reconhece o direito dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias ao novo Piso de R$ 2.424.     —  Foto/Reprodução.
 
O CONASEMS - Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, por meio de Nota Técnica, manifestou-se favoravelmente aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, quanto as questões relacionadas ao pagamento do novo Piso Salarial Nacional, conforme valores estabelecidos pela Emenda Constitucional 120/2022. 
-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.