Header Ads


Coçar os olhos pode causar doença que pode levar a cegueira.

        A córnea é a lente dos olhos, quando afetada, ela pode comprometer totalmente a visão.     —  Foto/Reprodução/ilustração.
 
Coçar os olhos pode causar doença que pode levar a cegueira
Publicado no JASB em 11.junho.2022.  Atualizado em 15.julho.2022   

Grupos no WhatsApp A doença se desenvolve de forma sútil e silenciosa, não costuma causar dor e nem inflamação.
-
-
Inevitavelmente, em algum momento da vida, você vai levar o dedo aos olhos para coçar. Esse tipo de ação é natural e praticamente instintiva, afinal de contas temos a tendência de levar a mão à pontos no corpo em que algo parece errado. Sentir uma coceira nos olhos, seja uma irritação ou corpo estranho, vai provocar essa ação. Embora seja natural, você sabia que mexer nos olhos pode levar a um quadro potencialmente grave?

O mês de junho foi escolhido como mês de conscientização e combate ao ceratocone. Esta é uma doença pouco falada, mas que pode levar a cegueira. Para se ter ideia, contabilizados os casos de todo o mundo, a ceratocone é apontada como uma das principais causas do transplante de córnea. A doença tem tratamento, mas pode levar a consequências muito graves quando não tratada. Em dados numéricos, para se ter ideia, a cada 100 mil pessoas, de 50 a 200 vai ter a doença, segundo dados do Cornea Research Foundation of America.

Em termos mais básicos, a doença afeta a estrutura da córnea. Para entender a importância dessa parte dos olhos, pense que a córnea é a lente dos olhos. Quando afetada, ela pode comprometer totalmente a visão. No caso da ceratocone, a doença causa uma alteração na córnea que a leva a assumir uma forma de cone. Neste ponto, a córnea também se destaca por ser um órgão passível de transplante e os dados impressionam.
-
-
Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Transplante dos Órgãos. dos 23 mil transplantes realizados todos os anos no Brasil, 13 mil são transplantes de córnea. O número representa mais da metade dos transplantes realizados no país e, deste número, 32% são resultado de complicações da ceratocone.

Quais são os sintomas da doença?

Na maioria dos casos de ceratocone, os danos à visão são reversíveis. No entanto, o combate a doença depende do diagnóstico e do tratamento precoce, o que nem sempre acontece. No ponto do diagnóstico é que começam a surgir as primeiras dificuldades no combate a doença, que geralmente começa a se desenvolver ainda na infância ou adolescência, mas atinge seu pico na vida adulta, por volta dos 30 anos do paciente.

A doença se desenvolve de forma sútil e silenciosa, não costuma causar dor e nem inflamação. Então quais são os sintomas? Eles podem variar de acordo com o estágio em que se encontra a doença. Fotofobia, dificuldade de visão em lugar pouco iluminados, miopia, astigmatismo, baixa acuidade visual e barramento da visão tendem a ser os sintomas mais sentidos.

-
-
Existe uma relação entre a doença e fatores genéticos, mas também é provado que o hábito de coçar os olhos pode levar a doença. Ou seja, controlar esse impulso é uma maneira de prevenir a doença. Manter as consultas regulares com seu oftalmologista também é importante para monitorar qualquer sinal de anormalidade. Para conter o impulso de coçar os olhos, em muitos casos, o paciente se vê forçado a consultar outros médicos para controlar quadros alérgicos ou inflamatórios, o que também é altamente recomendado.

Site de curiosidades

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já se comprometeram a pagar os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias vivem um momento singular, não apenas pela grande vitória estabelecida por meio da Emenda Constitucional 120/2022, que garantiu uma série de direitos, além dos 2 salários, mas, em face da aceitação por parte dos prefeitos que estão se antecipando ao repasse do Governo Federal e pagando o novo piso à duas categorias. Confira a lista das cidades que já pagaram e as que se comprometeram em pagar, aqui!
-
-
Confederação de Municípios diz que pagamento do Piso deve ocorrer após nova Portaria.

        Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).   —  Foto: Clauber Cleber Caetano/PR.
 
O pagamento do piso de agentes comunitários de saúde só deve ocorrer após edição de nova portaria; orienta CNM - Confederação Nacional de Municípios.

-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.