Header Ads


Piso: Quais os riscos de não haver reajuste, quais impactos do adiamento de hoje?

     Ilda Angélica fala aos colegas no Congresso e de todo o Brasil, via transmissoras do Congresso. O que realmente está ocorrendo em Brasília?  —  Foto: Reprodução.
 
Piso: Quais os riscos de não haver reajuste, quais impactos do adiamento de hoje?
Publicado no JASB em 07.dezembro.2021.  

Canal da CONACS | O impacto de mais um adiamento da votação da Sessão Congresso, que garantiria a derrubada do Veto 44, item 8, revela o nível de união que todos os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias precisam ter. 
-
-
Na avaliação de Ilda Angélica Correia, diretora presidente da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde o adiamento foi positivo, já que será necessário 257 votos na Câmara dos Deputados e mais 42 no Senado Federal. A líder da categoria afirmou que a votação não seria positivo, caso ocorresse hoje. Tal afirmação tem relação direta com o número de deputados e senadores necessários para derrubada do referido veto.

Os ACS/ACE que não estão em Brasília, precisam se unir e, por meio das Redes Sociais, pressionar os deputados e senadores para que manifestem apoio em favor dessa causa. Orienta-se para que os deputados e senadores que afirmam defender a derrubada do veto 44, item 8, manifeste esse apoio em suas redes sociais. Isto é um sinal de que realmente o parlamentar apoia, além de motivar o apoio de outros. 

Quais os riscos de não haver reajuste
Os riscos de não haver reajuste do Piso Nacional ainda está distante, ou seja, o veto será derrubado e o orçamento para pagamento do Reajuste estará garantido, contudo, não será necessário apenas isso para que o novo valor do Piso Nacional seja uma realidade. Ainda temos a aprovação da PEC 22, que garante o reajuste. É importante que todos tenham essa consciência!
-
-
Essa mobilização em prol do Reajuste não é responsabilidade apenas da Confederação Nacional ou dos voluntários da categoria, que estão em Brasília é importante que todos fortaleçam essa consciência. Cada ACS e ACE tem a tarefa de lutar por essa pauta!

Atualmente a Confederação tem focado na garantia do Reajuste do Piso Nacional, tanto quanto a questão orçamentária, que garante o dinheiro para o pagamento do referido reajuste, quanto pela PEC 22, que efetiva o reajuste. Essas ações pode ser fortalecida potencialmente com o apoio maciço dos ACS/ACE em suas bases. Cada um, em seu município, pode ajudar sem sair de casa, basta usar as redes sociais. Estabelecer contato com o deputado federal e senador de seu estado. Agindo conforme já orientado acima. A vitória é possível com a sua ajuda!

Confira a fala de Ilda Angélica (via Facebook):


Informações repassadas pela CONACS ao longo desses dias:

Dia 30/11 grupo de diretores da CONACS trabalham o planejamento das atividades do dia seguinte, para garantir que todos os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias que já estavam e os que ainda chegariam tivessem acesso as dependências da câmara federal, haja visto que o acesso está dificultado, por conta da pandemia.

-
-
Dia 01/12 lindo de se ver foi a presença dos mais de 200 ACS e ACE de 18 estados da federação dentro do plenário Ulysses Guimarães que fez ecoar a voz da categoria na Comissão Geral ali realizada. Pela primeira vez na história deste parlamento e ainda com o record de presença dos deputados dentre eles a maioria líderes que fazendo uso da fala assumiram o compromisso público de derrubar o veto 44 da LDO e articular junto ao deputado Artur Lira a pauta da PEC 22 do nosso reajuste. 

A tarde houve a visitação pela mobilização em todos os 513 gabinetes onde o panfleto exigindo o NÃO ao veto 44 é o SIM a PEC 22 estava estampado, para deixar claro aos parlamentares quais as prioridades do momento da categoria.

A CONACS também foi recebida pelo líder do governo no Congresso Nacional Senador Eduardo Gomes que se comprometeu em dialogar com o governo e entrar em consenso para derrubada do veto, além de mais uma vez reunir com o deputado vice presidente da câmara que tem a responsabilidade de presidir a sessão congresso de apreciação dos vetos a LDO deputado Marcelo Ramos, este fez questão de estar presente à Comissão geral oficializando a data do dia 07/12 para está sessão.

-
-
Diante de todos estes momentos importantes desta semana e de todas as outras semanas da presença da CONACS no congresso nacional, já publicadas anteriormente é que afirmamos, a construção foi feita e que o resultado da próxima semana será apenas o reflexo deste processo de construção de muito trabalho e dedicação da CONACS.

Por tanto agradecemos o esforço dos que aqui estiveram e os que virão na próxima semana.

É a união que faz a força!!

Luta que segue!

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.
-
-
Gratificação de Final de Ano (14º): O incentivo financeiro dos ACS/ACE será de R$ 1.550,00.

    O valor de  R$ 1.550, relativo ao Incentivo Financeiro Adicional é devido aos Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate à Endemias. —  Foto: Reprodução.

Estamos diante do repasse do Incentivo Financeiro Adicional, ou seja, uma parcela extra em dinheiro que será calculada com base no número de ACS registrados no cadastro de equipes e profissionais do sistema de informação definido para este fim. Essa gratificação ficou conhecida como Décimo Quarto, contudo... Veja a matéria completa, aqui!

Demissões em Massa: Texto da PEC 14/2021, se aprovada, abrirá as portas para mais demissões

 Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias poderão sofrer ainda mais com as demissões em massa, caso a PEC 14 seja aprovada.   —  Foto: ilustrativa.
 
Infelizmente o egoísmo de poucos poderá prejudicar a muitos, caso os alertas que fazemos continuem sendo ignorados. Entendam o caso!  Veja a matéria completa, aqui!

Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.