Header Ads


Comissão geral coloca em pauta o Reajuste do Piso Nacional dos Agentes de Saúde

     Articulação dos agentes em Brasília visa garantir o Reajuste do Piso Nacional.  —  Foto/Reprodução.
 
Comissão geral coloca em pauta o Reajuste do Piso Nacional dos Agentes de Saúde
Publicado no JASB em 1º.dezembro.2021.  

Camisas para ACS/ACE Comissão geral homenageia agentes comunitários de saúde e agentes de combate à endemias debate a PEC 22, que fixa piso da categoria.
-
-
O Plenário da Câmara dos Deputados transforma-se nesta quarta-feira (1°) em comissão geral para homenagear os 30 anos da criação da carreira dos agentes comunitários de saúde e de endemias e debater as propostas de emenda à Constituição (PEC) 22/11 e o Veto 44/21, que tratam do interesse da categoria. O debate será realizado às 9 horas. 

A PEC 22/11 fixa regras para a remuneração dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias. Ela foi aprovada por comissão especial em 2017 e aguarda a apreciação do Plenário.

Aposentadoria especial
Já a PEC 14/21, que estabelece o Sistema de Proteção Social e Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, a aposentadoria especial e exclusiva, e fixa a responsabilidade do gestor local do Sistema Único de Saúde (SUS) pela regularidade do vínculo empregatício desses profissionais.
-
-
O grande problema relacionado a PEC 14 é a contribuição com o aumento das demissões em massa, tanto de agentes comunitários, quanto de combate às endemias. Vários alertas tem sido realizado pelo JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e voluntários da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde. 


Negligência
Infelizmente o egoísmo e busca para enaltecer nome de instituição, tem colocado os ACS/ACE em risco terrível. A advogada Elane Alves, assessora jurídica da Associação Fnaras (ainda sem CNPJ), reconheceu em live de que não há como barrar as demissões em massa. Ao assistir o vídeo com a fala da advogada, os agentes ficaram chocados e questionaram os motivos que justifiquem a tramitação de uma proposta com tal potencial de prejuízos aos agentes comunitários e de combate às endemias.  
-
-
Derrubada do veto 44, item 8
O veto presidencial refere-se a dotação específica na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 destinada ao reajuste do piso salarial profissional nacional dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias foi tratado hoje, na Câmara dos Deputados.
A votação da derrubada do referido veto ficará para os dias 06 e 07 de dezembro.

A comissão geral teve a presença de especialistas indicados por diversos partidos. 

Acesse o vídeo no Facebook:


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil com informações da Agência Câmara de Notícias

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.

Prefeitura acata decisão da Justiça e exonera agentes comunitários e de combate às endemias

     Agentes comunitários e de combate a endemias protestam em frente à Secretaria Municipal de Saúde.  —  Foto: Reprodução/08/08/19.
 
Segundo informações da Prefeitura, a gestão cumpriu decisão judicial e exonerou agentes comunitários e agentes de combate às endemias. A justiça considerou o exercício da função ilegal e, por isso, eles não poderiam continuar mais no cargo...  Veja a matéria completa, aqui!

Federalização: Saiba o que realmente ela significa para os 90% dos ACS/ACE que a desejam.

     As entidades representativas dos Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate as Endemias são obrigadas a defender as pautas escolhidas por esses agentes.  —  Foto: Reprodução.
 
A Federalização dos ACS/ACE é a única alternativa possível para acabar com os desvios de recursos destinados pelo Ministério da Saúde a esses trabalhadores/as. Os assédios morais, impedimentos para garantia de direitos, desvios milionários e mais... Veja a matéria completa, aqui!
Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.