Header Ads


500 agentes de vigilância ambiental finalizam curso de aperfeiçoamento teórico

     Treinamento dos AVAs.  —  Foto: Reprodução.
 
500 agentes de vigilância ambiental finalizam curso de aperfeiçoamento teórico 
Publicado no JASB em 09.novembro.2021.  

Camisas para ACS/ACE Na próxima semana os agentes já estarão nas ruas do DF aptos para atuar no combate à dengue.

Na última segunda-feira (8) foi o último dia do curso teórico de aperfeiçoamento dos 500 novos agentes de Vigilância Ambiental (AVAs). O treinamento começou na semana passada e tem como objetivo capacitar todos os profissionais acerca das funções que irão desempenhar. Foram quatro dias de curso teórico presencial e a partir desta terça-feira (9), haverá atividade prática. Na próxima semana, os agentes estarão nas ruas do DF trabalhando.
-
-
Aqui repassamos tudo sobre as atribuições do agente de vigilância ambiental, falamos sobre agrotóxico, mosquitos e divisão da Diretoria de Vigilância Ambiental. A partir de amanhã todos irão para as cidades em que atuarão e farão mais quatro dias de curso prática. Vão colocar a mão na massa e aliar o que aprenderam aqui na prática”, explica o diretor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Jadir Costa Filho.

Com o início do período chuvoso no Distrito Federal há uma tendência de aumentar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, os casos da dengue. Segundo o diretor, o número de agentes de vigilância ambiental ainda é muito aquém do necessário, tendo em vista que cada agente fica responsável por inspecionar uma média de 800 a 1 mil imóveis por mês.

O aumento das chuvas incrementa os casos de dengue, por isso precisamos estar ativos no combate do mosquito e este reforço com mais 500 agentes vai ajudar bastante”, salienta.
-
-
Secretário de Saúde dando boas vindas aos AVAs
O secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, esteve presente no último dia de treinamento teórico e ressaltou que o trabalho dos AVAs é excepcional e fundamental para a saúde, pois muitos ajudam com a vacinação e, principalmente, no combate à dengue.

“Este é o momento de perguntar, de tirar todas as dúvidas para depois aliar o conhecimento adquirido à prática. Acreditamos no trabalho de todos que estão aqui e sabemos que todos deixarão um legado. Por isso, dediquem-se ao máximo, pois o combate ao mosquito da dengue é uma das nossas missões para cuidar da saúde de todos”, destaca Pafiadache.

De acordo com o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, 40 agentes de vigilância ambiental que tiverem a carteirinha do Conselho Regional de Enfermagem ativa irão participar da vacinação nas feiras do Distrito Federal. Ele pediu ânimo a todos pois assim “não teremos um processo epidêmico da dengue tão alto em 2022”.

Expectativas

     Antônia foi aprovada no processo seletivo para agente de Vigilância Ambiental  —  Foto: Reprodução.

Antônia Gizele de Souza, de 42 anos, nunca trabalhou como agente de vigilância ambiental, mas tinha uma noção do serviço. Ela conta que achou o curso muito bom, com abordagem de todos os temas necessários. “Foi um treinamento excelente, ademais, só colocando os ensinamentos em prática, indo nas casas, batendo de porta em porta”, avalia.
-
-
Para Eliseu dos Santos, de 28 anos, o trabalho de agente de vigilância ambiental é algo novo e ele não conhecia. Porém, achou o curso de aperfeiçoamento muito interessante e rico de conteúdos.

“Foi tudo bem explicado, deu pra agregar bastante coisa, muito conhecimento. Agora, teremos o curso prático para colocar em campo tudo que aprendemos estes dias”, afirma.

Quem também gostou do treinamento foi Jaqueline Fernandes, de 42 anos. Ela já foi agente comunitária de saúde e passou 40 dias atuando como AVA, o que a deu experiência. “Gostei muito do curso, não focou só no mosquito da dengue. Tivemos uma excelente base”, analisa.

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA
JURANA LOPES, Agência Saúde-DF
Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF
Secretaria de Saúde do Distrito Federal
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.
ACS/ACE de todos os estados brasileiros reagem nas Redes Sociais contra a tentativa de sabotagem do Reajuste do Piso Nacional

     Várias lideranças estão em Brasília, algumas para defender a PEC 22 e outras para defender a nova PEC, a 14.  —  Foto: Reprodução.
 
Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias dos mais diversos recantos do Brasil, em face da matéria publicada ontem (1º/11), sob o título: "Urgente: Sabotagem contra o Reajuste do Piso Nacional poderá deixar os ACS/ACE sem reajuste," manifestaram-se indignados. Nas Redes Sociais, principalmente por meio do WhatsApp e Facebook. O tema ficou em evidência em grupos de praticamente todos os estados brasileiros.  Veja a matéria completa, aqui!

Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.