Header Ads


Confira a importantíssima agenda da CONACS no Congresso do CONASEMS

        Ilda Angélica Correia (Presidente da CONACS) comanda mais uma agenda institucional, representando quase 400 mil ACS/ACE.  —  Foto/Reprodução.
 
Confira a importantíssima agenda da CONACS no Congresso do CONASEMS 
Publicado no JASB em 13.julho.2022.     

Grupos no WhatsApp | A CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde continua mantendo a sua agenda gigante, atuando em suas bases, nos mais diversos estados e municípios. 
-
-
Dessa vez o Estado contemplado foi o Mato Grosso do Sul. Confira como foi essa agenda, que teve como ponto de aporte da Confederação Nacional a cidade de Campo Grande.

Para quem não conhece, Campo Grande é um município brasileiro da região Centro-Oeste, capital do estado de Mato Grosso do Sul. Reduto histórico de divisionistas entre o sul e o norte, a cidade foi fundada por mineiros, que vieram aproveitar os campos de pastagens nativas e as águas cristalinas da região dos cerrados.

Depois de uma excelente reunião em Penedo, no estado de Alagoas, organizada por Jade Albuquerque, presidente da Federação Alagoana de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, além de ser diretor da CONACS.

        Coordenação da CONACS em Alagoas.  —  Foto/Reprodução.

Nas redes sociais, quando estava de partida de Alagoas, Ilda Angélica compartilhou: "Agora sigo a Campo Grande-MT para outras agendas, troca de experiências e aprendizado. Indo participar a convite do Congresso do CONASEMS e aproveito para encontrar os colegas do estado. A união faz a força!!!"
-
-

A Confederação Nacional no Congresso do CONASEMS
O CONASEMS Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde se tornou um parceiro importantíssimo para os agentes comunitários e de combate às endemias. É verdade que isso não ocorreu em um momento para o outro. Como é de conhecimento geral, no passado não tão distante, houve muitas divergências entre a direção do Conselho de Secretarias e a Confederação Nacional. Contudo, hoje, a parceria entre as duas instituições fortalece a ampliação de conquistas, em favor dos agentes. 

Palavras da direção da CONACS
"Nossa Confederação Nacional está no Congresso do CONASEMS fazendo a integração entre a categoria e a gestão, fortalecendo ainda mais os ACS e ACE  de todo o Brasil. Com nossos diretores está também nosso companheiro Hénio Dantas de Serrinha-Bahia, apresentando o seu Projeto “Bar do Sus”, um projeto criativo e eficaz para trazer e promover a saúde do homem, pela dificuldade de encontra-lo em casa, onde na maioria das vezes durante a semana estão trabalhando, é um atendimento especializado para diminuir a dificuldade de adentrar o mundo dessas pessoas e levar a saúde para esse público.
A CONACS segue também nos debates e cumprindo essa agenda importante para nossa categoria."
-
-
Confira o vídeo produzido por Ilda Angélica, hoje pela manhã:


Acompanhe as principais notícias relacionadas a sua categoria, por meio de uma das plataformas do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil. Juntos Somos Mais Fortes!

Em Campo Grande, 17ª Mostra "Brasil, aqui tem SUS" abre maior congresso de saúde pública do país.

Mais de 5 mil pessoas são esperadas no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que vai até o dia 15 de julho, em Campo Grande.

Acontece hoje (13.jul.22), no Shopping Bosque dos Ipês, a abertura oficial do 36º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O evento conta com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
-
-
A programação teve início na última 3ªfeira (12.jul.22) com a 17ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, marcando o início das atividades do Congresso que vai até o dia 15 de julho.

Segundo a produção do evento, mais de 5 mil pessoas são esperadas no que é considerado o maior encontro de saúde pública do país e reúne gestores, trabalhadores e profissionais do SUS de todos os estados.


Para o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, além de ser um momento importante no fomento e discussão de políticas públicas e estratégias voltadas à saúde, o evento representa também um ganho econômico para o município, com a movimentação  de toda a rede hoteleira e comércio de forma geral.

É um momento muito importante para Campo Grande, pois todos os olhares estarão voltados para cá. O nosso município  avançou muito na área da saúde e certamente o congresso é uma vitrine destas boas práticas que devem servir de modelo para o resto do País”, pontuou.

A programação conta com grandes mesas sobre temas importantes para a gestão municipal do SUS: Fortalecimento da Atenção Básica, o SUS e a pandemia da Covid-19, Financiamento e Gestão, além de atividades paralelas sobre Regionalização, Assistência Farmacêutica, Saúde Mental, Judicialização e Emendas Parlamentares.
-
-
17ª EDIÇÃO DA 'MOSTRA BRASIL, AQUI TEM SUS' 

A Mostra conta com a apresentação presencial de 343 experiências exitosas de Secretarias Municipais de Saúde, com o objetivo de mostrar o SUS que dá certo e proporcionar um espaço de troca de experiência entre os profissionais.

A seleção dos trabalhos a serem apresentados na 17ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS” foi realizada pelos Cosems e, no caso do Distrito Federal (DF), pela Secretaria de Saúde, em conformidade com os respectivos regulamentos.

SUS FEIRA SUS, SUPER ESTANDE E AUDITÓRIO IMUNIZA SUS

O evento conta com a tradicional “Feira SUS” com estandes dos COSEMS, de instituições e empresas, públicas e privadas, que irão expor e divulgar suas experiências, produtos, serviços e tecnologias ligados à saúde pública. 

Nesta edição, o Conasems irá montar um “super-estande”, com café colaborativo, estúdio-aquário e um espaço coworking. O estande vai contar com uma série de lançamentos e pequenas atividades ao decorrer do evento, a outra super-estrutura será o Auditório Master, com capacidade para cerca de três mil pessoas, que será tematizado com elementos do Projeto ImunizaSUS.

-
-
PROGRAMAÇÃO

– Shopping Bosque dos Ipês – Av. Consul Assaf  Trad, 4796 – Novos Estados

13/07 – 14 às 18h – Auditório Master – Mesa 1: ImunizaSUS – 13/07 – 14:00

13/07  a 15/07 –  Espaço Café Colaborativo Clique aqui para acessar a programação completa

13/07 – 19h ás 21h30 – Auditório Master – Abertura

14/07 – 09 às 12h – Auditório Master – Mesa 2: SUS e a pandemia covid-19

14/07 – 09 às 12h – C1 – Sala Onça Pintada – Seminário: Judicialização da Saúde

14/07 – 09 às 12h – C2 – Sala Arara Azul – Seminário Regionalização

14/07 – 09 às 12h – C3 – Sala Capivara – Seminário: Orçamento e aplicação dos Recursos Financeiro

14/07 – 09 às 12h – C4 – Sala Tuiuiú – Oficina Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS)

14/07 – 09 às 12h – C5 – Sala Jacaré do Pantanal – Seminário: A importância da Avaliação de Tecnologias em Saúde na definição das Relações Municipais de Medicamentos

14/07 – 09 às 12h – C6 – Sala Ariranha – Seminário: Saúde Mental

14/07 – 09 às 12h – Sala Dourado – Seminário: Municípios, formação e o SUS: os desafios para os cenários de prática

14/07 – 14 às 18h – Auditório Master – Mesa 3: Fortalecimento da Atenção Básica

14/07 – 18 as 20h – Auditório Master – Sessão de Premiação da 17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS.

15/07 – 09 ás 12 h – C1 – Sala onça Pintada – Seminário: Captação de Recursos por meio das Emendas Parlamentares
-
-
15/07 – 09 às 12 h –  C2 – Sala Arara Azul – Seminário: Vigilância em Saúde

15/07 – 09 às 12 h –  C3 – Sala Capivara – Oficina Política nacional de Apoio: estratégia oportuna para qualificação da gestão no SUS?

15/07 – 09 às 12 h – C4 – Sala Tuiuiú – Oficina Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS)

15/07 – 09 às 12 h –  C5 – Sala Jacaré do Pantanal – Seminário: A importância da Avaliação de Tecnologias em Saúde na definição das Relações Municipais de Medicamentos

15/07 – 09 às 12 h –  C6 – Sala Ariranha – Compras em Saúde: aspectos gerais e nova lei de licitação

15/07 – 09 às 12 h – Sala Dourado – Oficina: Por uma agenda integrada entre a Política Nacional de Promoção e os ODS da Saúde e os ODS

15/07 – 09 às 12h – Auditório Master – Mesa 4: Financiamento e Gestão

15/07 – 15 h – Auditório Master – Plenária Final


Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

Prefeitos que se negarem a pagar os R$ 2.424 e retroativos, pode sofrer improbidade administrativa e até ser presos.

        O pagamento dos 2 salários mínimos como Piso Nacional dos agentes comunitários e de endemias é garantido por Emenda Constitucional.  —  Foto/Reprodução.
 
Os prefeitos que se negarem a realizar o pagamento dos 2 salários mínimos como vencimento base dos agentes comunitários e de endemias poderão responder  por improbidade administrativa e até ser presoVeja a matéria completa, aqui!

-
-
Confira qual será o valor do Piso Nacional dos Agentes de Saúde em 2023. 

        Estimativa de Piso Nacional dos agentes comunitários e de combate às endemias para 2023.  —  Foto/Reprodução.
     
O valor do salário mínimo em 2023 considera os dados macroeconômicos com o PIB, INPC, e o IPCA. Esses são os índices que medem a inflação. Veja a matéria completa, aqui!



Tecnologia do Blogger.