Header Ads


Curso Técnico: Agentes de saúde (ACS e ACE) recebem os KITs do Programa Saúde com Agente.

        Programa Saúde com Agente começa a distribuir os kits para os educando do Curso Técnico em ACS e ACE.  —  Foto/Reprodução.
 
Curso Técnico: Agentes de saúde (ACS e ACE) recebem os KITs do Programa Saúde com Agente.
Publicado no JASB em 05.julho.2022.  Atualizado em 08.agosto.2022.      

Grupos no WhatsApp Na melhor do que uma boa notícia atrás da outra. Depois da notícia de que os agentes comunitários e de combate às endemias receberão o repasse dos recursos federais, ainda nesse final de semana, alegrou a muita gente. Segundo informações do Deputado Federal Valtenir Pereira, as prefeituras receberão os recursos até o final dessa semana. Já o Programa Saúde com Agente, também está com novidades.
-
-

O Saúde com Agente,  Programa que pode capacitar 200 mil agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, iniciativa que teve adesão de mais de 5,4 mil municípios, já começou a disponibilizar os kits para os educandos. 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lançou o Programa Saúde com Agente no dia 22 de junho
Classificado pelo Ministério da Saúde como o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido – presencial e a distância -- de forma integrada do país, as inscrições foram encerradas em abril e tiveram adesão de 5.452 municípios, o que corresponde 98% do país.


        Programa Saúde com Agente começa representa uma grande conquista dos agentes de saúde.  —  Foto/Reprodução.

“Esse curso, com a abrangência que tem e com o conteúdo programático de excelência, fará uma verdadeira revolução no nosso sistema de saúde”, afirmou Queiroga na ocasião do lançamento.
-
-
Um dos objetivos do curso é melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da atenção primária aos brasileiros. Por meio da capacitação, na prática, o Brasil vai conseguir, por exemplo, combater de maneira mais eficiente problemas como hipertensão, tabagismo e diabetes, além melhorar o acompanhamento de gestantes e de tornar vacinação da população brasileira mais efetiva, acrescentou o ministro.

O programa tem investimento de mais de R$ 388 milhões. Por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do ministério, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, no total, serão 1.275 horas/aula e duração mínima de dez meses.

        O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tem sido um grande defensor dos interesses dos ACS/ACE.  —  Foto/Reprodução.

O curso reforça a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento”, destacou o Ministério da Saúde.
-
-
Além do material apresentado na capa dessa matéria, ainda há como parte do Kit a ser recebido pelas duas categorias:

-
-


        Os Agentes Comunitários de Saúde  e Agentes de Combate a Endemias que não participarem das aulas iniciais poderão ser substituídos.  —  Foto/Reprodução.
 
Os Agentes Comunitários de Saúde  e Agentes de Combate a Endemias que tiveram as suas inscrições no Cursos Técnicos do Programa Saúde com Agente precisam ficar atentos para as lives que devem ocorrer nos dias 9 e 11 de agosto. 

No dia 9, a UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul  fará uma live voltada para os estudantes,  explicando questões pertinentes ao início do curso. 

Já no dia 11, o CONASEMS -  Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde  fará uma live, também voltada aos  alunos que participarão do curso.
-
-
Em virtude desses fatos, orientamos que todos os agentes que integram o quadro de alunos da citada formação  participem. Os ACS e ACE, futuros  técnicos poderão participar das lives com o acesso que será disponibilizado na página do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil. 

Há informes destacando que a UFRGS, em reunião com representantes do Ministério da Saúde, informou que é muito importante que  os agentes comunitários e de combate às endemias participem das lives, principalmente a que está programada para ocorrer no dia 9.  A ideia é que ela trará esclarecimentos de como será a dinâmica que envolve os cursos do Programa Saúde com Agente. 

A previsão é que o curso tenha início final do mês, ou seja,  no dia 23 de agosto. 

Serão considerados desistentes - entre o dia 23 de agosto e 12 de setembro,   os alunos que não participarem das aulas on-line, serão considerados desistentes, sendo substituídos pelos candidatos do cadastro reserva, que totalizam 36 mil, conforme já foi informado na última live.

-
-
Portanto, os agentes já confirmados na formação técnica, sem dúvida alguma, precisam ficar atentos, assistir às lives e participar das aulas on-line. 

SAÚDE COM AGENTE: Saiba como realizar o primeiro acesso ao Portal de Serviços da UFRGS

        Agentes Comunitários de Saúde  e Agentes de Combate a Endemias de todos os estados brasileiros estão inscritos.  —  Foto/Reprodução.
 
Programa Saúde com Agente - Na quarta-feira, 3 de agosto, por volta das 19h.  transmitimos  ao vivo a live focada nos gestores (as) municipais de saúde,  foi falado sobre as novidades envolvendo o Programa Saúde com Agente. A live foi importante porque esclareceu sobre a abertura do e-Gestor SUS para que os gestores conferissem a lista de alunos matriculados em seus respectivos municípios e para que indiquem os polos de apoio presencial dos preceptores para os alunos. Além de esclarecer algumas dúvidas aos próprios alunos.
-
-
É muito interessante que os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, se mantenham informados sobre a formação técnica. Frequentemente temos publicado informações relevantes (importantes), aqui no JASB e replicado nas mais diversas plataformas de redes sociais. 

Confira no vídeo abaixo como realizar o primeiro acesso ao Portal de Serviços da UFRGS. 


Primeiro acesso ao Portal de Serviços da UFRGS- Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
-
-
1º Ao acessar o nosso site da UFRGS;
2.º Clique no link “Aluno”, isto para os agentes comunitários e de combate às endemias devidamente inscritos nos Saúde com Agente, informe seu número de cartão UFRGS e clique no botão “Login”;


3.º Na nova página exibida, clique em “Primeiro acesso”;


4.º A partir daqui, o sistema solicitará dados pessoais como telefone e documentos, para confirmação. Após esta etapa, que inclui uma confirmação através do e-mail que você informou ao se matricular/entrar em exercício, o sistema solicitará o cadastro da sua senha;
-
-
5.º Com sua senha em mãos, basta efetuar o login na página inicial clicando em “Aluno” ou “Servidor” e informando cartão e senha. Assim você acessa o Portal de Serviços, que contém o catálogo de serviços digitais da UFRGS.

Precisa de ajuda? Veja mais informações a seguir:

Senha do cartão UFRGS (321)
Informações sobre a senha utilizada pelo usuário nos portais do Servidor e do Aluno, serviços e sistemas de informação da Universidade.
 
 Ajuda rápida
A senha é pessoal e intransferível.

Para recuperação da senha ou obter uma senha inicial:

     - É obrigatório ter ao menos 1 (um) endereço e-mail cadastrado no banco de dados da UFRGS.

        Para cadastrar um e-mail alternativo, abra um atendimento em E-mail pessoal, Alterar serviço, Cadastrar e-mail alternativo

     - É necessário informar corretamente seus dados cadastrais. 

        Para alterar os dados cadastrais consulte Atualização de dados cadastrais.
-
-
Criar senha

Utilize esta opção nos casos de primeiro acesso, senha vencida, esquecimento de senha e senha inválida.

Trocar senha

Utilize esta opção para trocar a senha.

Acordo de nível de serviço: 

Tempo de resposta (início do atendimento) em até 2 dias, exceto final de semana e feriado. 
Tempo de solução (término do atendimento) em até 6 dias, exceto final de semana e feriado.



Saúde com Agente 

O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa destinada à formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs), que atuam em todo o território nacional, ante o estabelecimento dos respectivos parâmetros curriculares e de seus mecanismos de acompanhamento, monitoramento e sustentabilidade.
-
-

5.452 municípios aderiram ao Programa que tem início previsto das atividades para 9 de agosto. No total, quase 200 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) de todos os estados brasileiros estão inscritos.


Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil com informações de Karine Melo – Repórter da Agência Brasil - Brasília
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

Novo Piso Nacional: A direção da CONACS esclarece os motivos da diferença entre os textos das Portarias 2.109 e 1.971

        Ilda Angélica Correia usou as redes sociais para esclarecer a diferença entre as Portarias do Piso Nacional dos agentes comunitários e de combate às endemias.  —  Foto/Reprodução.
 
Após a publicação das duas Portarias que garantem o repasse de recursos do Ministério da Saúde aos municípios, surgiram diversas dúvidas e especulações sobre a diferença do texto entre cada uma delas. Veja a matéria completa, aqui!

-
-
Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já pagaram os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Dobra o número de cidades que pagam o novo Piso aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias . Confira a lista das cidades que já pagaram o novo Piso, aqui!



Tecnologia do Blogger.