Header Ads


Alagoas: Agentes Comunitários e de endemias cobram adequação do PCC e aumento...

        Presidente e diretores estiveram com secretário municipal de Saúde.  —  Foto/Reprodução.
 
Alagoas: Agentes Comunitários e de endemias cobram adequação do PCC e aumento do percentual de incentivo anual.
Publicado no JASB em 05.agosto.2022.     

Grupos no WhatsApp | Alagoas - Os Agentes Comunitários de Saúde cobram adequação do PCC e aumento do percentual de incentivo anual em Passo de Camaragibe.
-
-
O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), Nelson Cordeiro, e os diretores Edvaldo Gonçalves e Alexsandro Noberto, estiveram reunidos com o secretário Municipal de Saúde de Passo de Camaragibe, Alan Barbosa, na terça-feira (2), para solicitar a adequação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC).

Com a Emenda Constitucional 120/2022, de autoria do deputado Valtenir Pereira (MDB/MT); e o aumento do percentual de incentivo anual dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE).

-
-
A Prefeitura Municipal de Passo de Camaragibe pagou o salário dos ACS e ACE, de acordo com a EC 120/2022 e cumpriu a tabela do PCC, mas ainda não existe legislação municipal específica para assegurar o pagamento. 

“Pedimos a reformulação do PCC para que a implantação do piso salarial nacional seja realizada de acordo com o nosso direito constitucional e o secretário Alan garantiu isso seria feito”, explicou Nelson.

O Ministério da Saúde repassa, no último trimestre de cada ano, um incentivo financeiro para os ACS e ACE, existem Municípios que pagam 100% para os trabalhadores, outros dão 70%. Em Passo de Camaragibe, é pago ao servidor 50%. 

O presidente do Sindacs-AL pediu, que este percentual fosse maior, dessa forma os gestores estariam garantindo maior valorização para esses profissionais tão importantes para a saúde.
-
-

“O ajuste do incentivo anual é uma reivindicação antiga e necessária, pois o dinheiro que as prefeituras recebem do Governo Federal é uma forma de incentivar esses servidores públicos municipais a continuarem um trabalho brilhante na saúde básica”, ressaltou Nelson. 


Fale com o JASB por e-mail:   agentesdesaude  @ gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

Veja as formas de doações, aqui!

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.

-
-
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 


PEC dos 3 salários mínimos como remuneração para os Agentes de Saúde (ACS e ACE) com Curso Técnico.

        Os agentes comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias representam a coluna de sustentação da base do SUS.  —  Foto/Reprodução.
     
Uma nova Proposta de Emenda à Constituição busca aumentar para três salários mínimos a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias com Curso Técnico, trata-se da PEC 18/2022Veja a matéria completa, aqui!

-
-
Prefeitos que se negarem a pagar os R$ 2.424 e retroativos, pode sofrer improbidade administrativa e até ser presos.

        O pagamento dos 2 salários mínimos como Piso Nacional dos agentes comunitários e de endemias é garantido por Emenda Constitucional.  —  Foto/Reprodução.
 
Os prefeitos que se negarem a realizar o pagamento dos 2 salários mínimos como vencimento base dos agentes comunitários e de endemias poderão responder  por improbidade administrativa e até ser presoVeja a matéria completa, aqui!



Tecnologia do Blogger.