Header Ads


Enfermeira envolvida no caso Klara Castanho pode ter registro cassado, diz presidente do Cofen

        O Conselho Federal e o Regional de Enfermagem apuram a denúncia contra a enfermeira.     —  Foto/Reprodução.
 
Enfermeira envolvida no caso Klara Castanho pode ter registro cassado, diz presidente do Cofen 
Publicado no JASB em 27.junho.2022.  Atualizado em 29.junho.2022   
 
Grupos no WhatsApp A presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Maria dos Santos, disse nesta segunda-feira (27) à GloboNews, que a enfermeira responsável por, supostamente, ameaçar a atriz Klara Castanho e vazar os dados pessoais da artista poderá perder o registro profissional.
-
-
Hospital em que atriz ficou internada também diz que abrirá sindicância interna para apurar o ocorrido. Em rede social, atriz relatou violências que teria sofrido e disse que profissionais de hospital vazaram história sem seu consentimento.

Tanto o Conselho Federal, quanto o Regional de Enfermagem, apuram a denúncia sobre a enfermeira que teria a abordado e ameaçado divulgar para a imprensa informações sobre a entrega para adoção de bebê, fruto de um estupro, segundo relatos da atriz.


Na noite de sábado (25), em suas redes sociais, Klara, de 21 anos, publicou um relato revelando que teria sido estuprada, engravidou e decidiu entregar o bebê diretamente para adoção.

‘Relato mais difícil’
Na carta aberta que publicou, Klara Castanho afirma: “Não posso silenciar ao ver pessoas conspirando e criando versões sobre uma violência repulsiva e um trauma que sofri”.
-
-
“Esse é o relato mais difícil da minha vida. Pensei que levaria essa dor e esse peso somente comigo.”

Na publicação, a atriz conta que teria sofrido uma violência e suas consequências. Ela diz ter sido abordada por uma enfermeira momentos após o parto, que ameaçou divulgar sua história. Logo em seguida, a atriz recebeu mensagens de um colunista. “Minha história se tornar pública não foi um desejo meu.”

“Fui estuprada. Relembrar esse episódio traz uma sensação de morte, porque algo morreu em mim. Não estava na minha cidade, não estava perto da minha família nem dos meus amigos”, diz a atriz.

A artista conta que não fez boletim de ocorrência na ocasião por se sentir envergonhada e culpada. “Tive a ilusão de que se eu fingisse que isso não aconteceu, talvez eu esquecesse, superasse. Mas não foi o que aconteceu. As únicas coisas que eu tive forças para fazer foram: tomar pílula do dia seguinte e fazer alguns exames”, conta. “Somente a minha família sabia o que tinha acontecido.”

Meses depois, segundo seu relato, foi obrigada pelo médico a ouvir o coração da criança, o que considerou uma nova violação.

Entrega para adoção
A atriz afirma que tomou a decisão de fazer uma entrega direta para adoção. A entrega voluntária para adoção está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e permite que a mãe entregue o filho para adoção em um procedimento assistido pela Justiça.
-
-
NOTA OFICIAL DO COFEN
Em comunicado, no domingo (26), o Cofen disse ter "profunda solidariedade à atriz Klara Castanho, que, após ser vítima de violência sexual, teve o seu direito à privacidade violado, durante processo de entrega voluntária para adoção, conforme assegura o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)".

O órgão informou também que, diante dos fatos, determinou a apuração da ocorrência e "tomará todas as providências que lhe couber para a identificação dos responsáveis pelo vazamento de informações sigilosas pertinentes ao caso".

        Klara Castanhom, supostamente foi obrigada a falar sobre violências sofridas. ela comentou que uma enfermeira vazou a informação de maneira ilegal - Instagram/Reprodução.

O hospital em que Klara ficou internada, na região metropolitana de São Paulo, informou por meio de nota oficial no domingo (26), que será aberta uma sindicância interna para investigar a denúncia feita pela atriz.
-
-



Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Com informações do Portal Holanda, Instagram, NE 10 e Portal G1.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já pagaram os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Dobra o número de cidades que pagam o novo Piso aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias . Confira a lista das cidades que já pagaram o novo Piso, aqui!


Mãe faz alerta depois de filha ter reação severa após contato com flor: “Essa planta é mortal”

        A menina de 6 anos ficou toda inchada ao ter contato com a planta tóxica.   —  Foto: Reprodução/ The Sun.
 
A pele da menina começou a ter erupções dolorosas e ficou com o rosto inchado. “Ela mal conseguia falar, dormia o dia todo”, conta a mãe. Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.