Header Ads


Saúde com agente: informações importantíssimas repassadas pelos organizadores do Curso Técnico.

        Tudo pronto para o recebimento das disciplina do Programa Saúde com Agente? Só que não!  —  Foto/Reprodução.
 
Saúde com agente: informações importantíssimas repassadas pelos organizadores do Curso Técnico.
Publicado no JASB em 12.agosto.2022. Atualizado em 01.setembro.2022.     

Grupos no WhatsApp Os agentes comunitários de saúde e os  agentes de combate às endemias participante do Programa Saúde com Agente de todo o Brasil tem encontrado dificuldade de ingresso no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem. Uma realidade inegável.
-
- 
Notadamente, até os organizadores e professores do Saúde com Agente demostraram insegurança com o sistema. Isto foi possível notar, na última live, exibida na quinta-feira (11/08), contudo, isso não representa nada de negativo à formação. Antes, pelo contrário, o fervor desse momento tem deixado que todos percebam o quanto a formação de 200 mil agentes de todo o Brasil tem sido algo significativo e levado muito a serio. 

Toda a equipe envolvida no Programa Saúde com Agente, sem dúvida alguma, tem vestido a camisa do curso, isto é, estão focados, motivados, entusiasmados. Algo que não tem como esconder, além da consciência de que toda essa energia boa fortalece quem está na ponta, recebendo a carga de positividade. Qual professor não deseja ver os seus alunos motivados, focados nos estudos? Ora, no Saúde com Agente não poderia ser diferente!

-
- 
Tanto os agentes comunitários de saúde, quanto os agentes de combate às endemias, inscritos no  Programa possuem muitas dúvidas, sobre a formação. O que não deixa de ser algo natural. 

Seguindo em frente
É importante que todos os alunos tenham consciência de  que essa formação Técnica deve ter um novo impulsionamento no 23 de agosto de 2022, quando será incorporado conteúdo novo ao ambiente virtual. Essa informação foi compartilhada na live de ontem (11/08).

Quem apresentou esclarecimentos na última live:

Profª Valdívia Marçal
Profº Alexandre Liberal
Orientador Profº Sylvio Andrade - CONASEMS

Destaques das apresentações:
A Professora Valdívia Marçal destacou como algo importante para que os alunos tomassem nota:

- Apresentação das Estratégias Pedagógicas;
- Aula interativa, a aula propriamente dita;
- Ebook: fundamentação da aula. O que é necessário entender.
-
- 
A professora também alertou questões que requer atenção. Ela comentou sobre o tempo de duração de algumas ações na formação técnica:

1. Ambientação - 09/08/22 a 22/08/22
2. Início da Etapa Introdutória - 23/08/22
3. Período de Interação - 23/08/22 a 12/09/22.

Já o Professor Alexandre Liberal fez uma abordagem de natureza mais técnica. Pelo menos nos momentos iniciais de sua abordagem. Ele tratou sobre:

- Definição de senha;
- Os casos de esquecimento da senha de acesso ao AVA;
- O acessa ao link do Conasems;

Logo em seguida o professor fez um comentário sobre a agenda prevista para ter início no próximo dia 23/08, quando serão iniciadas as disciplinas do curso.

Foi falado sobre a quantidade de acesso, os problemas causados em decorrência do grande número de pessoas acessando o sistema ao mesmo tempo provocou uma série de inconsistência no sistema.

Segundo informações da equipe participante da live, mais de 85 mil alunos já conseguiram acessar o sistema. Isto significa que ainda temos 115 mil agentes que, até o mento, estão de fora.
-
- 
VEJA TAMBÉM:

        A orientação que damos para todos os ACS e ACE participantes do Curso é que fiquem tranquilos, tudo dará certo e ficará bem.  —  Foto/Reprodução.
 
Tome nota:

- Toda terça-feira tem conteúdo novo;
- Próxima terça (16/08) não haverá conteúdo novo;
- Pode acompanhar as aulas, até a semana seguinte, quando haverá conteúdo novo;
- A partir do dia 23 de agosto será possível acessar conteúdo novo;
- Com uma aula por semana é possível se manter atualizado na plataforma, comentou Sylvio Andrade - CONASEMS.
-
- 
O email recebido para acessar o sistema, somente poderá ser usado uma vez. Não precisará dele novamente.

Informações compartilhadas pelos professores da UFRGS no dia 10/08:

Uma série de informações foram compartilhadas pelo Profº Digo Pilger. Logo abaixo, estamos transcrevendo as mais importantes.

— O "tutor" aparecerá em 23 de agosto, quando começa a primeira disciplina;

— Preceptor, profissional de saúde que acompanhará os alunos nas atividades práticas. Ele aparece mais tarde, na segunda parte do curso. Somente em 18 de outubro haverá a presença do "preceptor."

— No caso do "tutor" não será possível o contato pessoal, no caso, esse contato se dará no ambiente virtual. Diferente do "preceptor," que estará nas atividades práticas com os alunos do curso.

— A partir do dia 23 começam a disciplina. O aluno precisa ficar atento ao calendário e prioridades definidas na elaboração dele;

— Até o dia 12 de setembro é necessário acessar o sistema, caso contrário, os alunos serão considerados como desistentes;

— Se o aluno não for aprovado na disciplina, também será eliminado.

— Haverá tempo suficiente para desenvolver as atividades. 
-
- 
— O portal ainda está sendo finalizado, ou seja, ainda não foi concluído. Por esse motivo é esperado que ocorra alguns problemas para quem estiver acessando;

— Também foi falado sobre férias. O curso não terá férias, ele começa e vai até o final sem intervalo expressivo, exceto o que haverá entre o Natal e o Ano Novo;

— É preciso que o aluno possua 75% de frequência no curso e ser aprovado nas disciplinas. 

Foi orientado para que os alunos fizesse o planejamento para o período de férias, no caso,  de no máximo 15 dias. Dando prioridade aos dois primeiros meses do curso, e que seja observado o cronograma.

A orientação é que os alunos, no caso de urgência, entre em contato com a UFRGS.

É motivo para desligamento do Curso:

— Não acessar a Plataforma do AVA do Conasems;

— Reprovação por não atingir a nota mínima em alguma disciplina.

O início das aulas está previsto para o dia 23 de agosto. Portanto, assista e fique por dentro de tudo sobre esse assunto. Para isso, acesse este mesmo endereço eletrônico, na data e horário agendado. 
-
- 
 Reveja os detalhes da  Live do dia 11/08:


Esclarecimentos sobre férias, licenças, desligamento e desistência,
Acesse o Formulário para enviar suas dúvidas à nossa equipe neste link ➡️ 


Acesse Saúde com Agente: https://saudecomagente.ufrgs.br/saude/

-
- 
Fale com o JASB por e-mail:   agentesdesaude  @ gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. 
-
-

PEC dos 3 salários mínimos como remuneração para os Agentes de Saúde (ACS e ACE) com Curso Técnico.

        Os agentes comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias representam a coluna de sustentação da base do SUS.  —  Foto/Reprodução.
     
Uma nova Proposta de Emenda à Constituição busca aumentar para três salários mínimos a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias com Curso Técnico, trata-se da PEC 18/2022Veja a matéria completa, aqui!

-
-
Prefeitos que se negarem a pagar os R$ 2.424 e retroativos, pode sofrer improbidade administrativa e até ser presos.

        O pagamento dos 2 salários mínimos como Piso Nacional dos agentes comunitários e de endemias é garantido por Emenda Constitucional.  —  Foto/Reprodução.
 
Os prefeitos que se negarem a realizar o pagamento dos 2 salários mínimos como vencimento base dos agentes comunitários e de endemias poderão responder  por improbidade administrativa e até ser presoVeja a matéria completa, aqui!



Tecnologia do Blogger.