Header Ads


Governadora do Ceará assina proposta de 2 salários mínimos para os agente de Saúde...

        A Governadora do Ceará, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, assinou  a Proposta que estabelece o novo Piso Nacional dos Agentes de Saúde vinculado ao estado.  —  Foto/Reprodução.
 
Governadora do Ceará assina proposta de 2 salários mínimos para os agente de Saúde vinculados ao estado
Publicado no JASB em 28.julho.2022.     

Grupos no WhatsApp | Diante de pressão vinda por todos os lados, finalmente, a Governadora do Ceará, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, assume uma postura favorável aos agentes comunitários de saúde (ACS) vinculados ao Estado.
-
-
A notícia de hoje (28/07) é excelente: após os protestos em prol do reajuste do Piso  da categoria no Estado,  em face das manifestações que reuniu cerca de 500 ACS de várias regiões do Estado no Palácio da Abolição, a governadora chamou representantes da categoria para anunciar a mensagem, que será encaminhada à Assembleia Legislativa para que seja possível a implantação do Piso Salarial de dois salários mínimos. O procedimento está  em conformidade com o que prevê a Emenda Constitucional 120, de iniciativa do Deputado Federal Valtenir Pereira (MDB/MT).

        Momento posterior a assinatura da Proposta que será encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado.  —  Foto/Reprodução.

No dia 21 de julho, já víamos publicado uma matéria no JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, informado que a Governadora havia sinalizado positivamente, em relação ao pagamento do Reajuste.
-
-
O destaque da matéria foi o seguinte:

Reação da Governadora do Ceará
A Governadora do Ceará, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, irá convocar a Assembleia Legislativa do Estado para tratar de uma série de questões, entre elas, o que se relaciona com o reajuste projetado pela EC 120.

O Ceará não estava interessado em garantir o reajuste de dois salários mínimos aos ACS vinculados ao estado. 

Na matéria publicada anteriormente, informamos que várias ações foram realizadas pela direção da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, cobrando que o Governo cearense não deixasse os seus agentes de saúde de fora da grande conquista, obtida no dia 05 de maio, em Brasília.

Hoje se confirma o que havia sido informado anteriormente. Não podemos ignorar os esforços realizados pelos Agentes Comunitários, que foram às ruas, defender o reajuste. Abaixo, compartilhamos a matéria publicada pelo Sindsaúde - Ceará.
-
-

Cerca de 500 agentes comunitários de saúde vão ao Palácio do Governo cobrar implantação do piso nacional

         Manifestação dos ACS, diante  no Palácio da Abolição.  —  Foto/Reprodução.

Segundo informações do Sindsaúde Ceará, pelo menos 500 agentes comunitários de saúde de pelo menos 50 municípios que realizam manifestação no Palácio da Abolição.

O Sindsaúde Ceará, junto aos agentes comunitários de saúde (ACS) vinculados ao Estado, está no Palácio do Governo na terça-feira, 26/07, mais uma vez, para cobrar a implantação do piso nacional da categoria, no valor de dois salários mínimos, conforme Emenda Constitucional 120, aprovada no Congresso Nacional.
-
-
Mesmo com a aprovação da EC 120, para que o novo piso chegue aos contracheques, é preciso que o Governo do Estado implante o novo valor através de uma lei. “Estamos cobrando da governadora Izolda que encaminhe mensagem à Assembleia Legislativa com o novo piso. Não é favor, é um direito” – afirma o diretor do Sindsaúde Ceará, Quintino Neto.

O Sindsaúde Ceará mobilizou agentes comunitários de saúde (ACS) de várias regiões do Estado para participar desta atividade. Muitos deles estão recebendo pelo mesmo serviço prestado menos que os agentes comunitários de saúde vinculados aos municípios, que já implantaram o novo piso. “Somos cerca de 500 ACS de uns 50 municípios e confiamos no resultado positivo desta mobilização” – afirmou.

Por volta das 9h30 da manhã, os ACS e o Sindsaúde Ceará foram informados que serão recebidos pela gestão. Mais atualizações sobre esse dia de luta dos ACS no decorrer do dia em nossas mídias sociais, no nosso site e APP.

Confira a lista com o nome dos municípios representados pelos ACS neste ato de hoje:

ABAIARA

ACARAPE

ACOPIARA
-
-
ALTANEIRA

ARARIPE

ARATUBA

ASSARÉ

BAIXIO

BARBALHA

BATURITÉ

CAMPOS SALES

CAPISTRANO

CARIÚS

CHOROZINHO
-
-
COREAÚ

CRATEÚS

CRATO

FARIAS BRITO

FORQUILHA

GRAÇA

GUARACIABA

GUARAMIRANGA

HORIZONTE

IGUATU

IPAPORANGA
-
-
IPU

IRAPUAM PINHEIRO

IRAUÇUBA

ITAITINGA

ITAPIÚNA

JUAZEIRO DO NORTE

JUCÁS

MADALENA

MARACANAÚ

MASSAPÊ
-
-
MOMBAÇA

MORAÚJO

NOVA OLINDA

NOVA RUSSAS

PACATUBA
PALMACIA

PINDORETAMA

PIQUET CARNEIRO

PORANGA

POTENGI

QUITERIANÓPOLES

QUIXELÔ
-
-
REDENÇÃO

SABOEIRO

SALITRE

SANTA QUITÉRIA

SOBRAL

TAMBORIL

URUOCA

VARJOTA
-
-
Fale com o JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Veja as formas de doações, aqui!

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

Prefeitos que se negarem a pagar os R$ 2.424 e retroativos, pode sofrer improbidade administrativa e até ser presos.

        O pagamento dos 2 salários mínimos como Piso Nacional dos agentes comunitários e de endemias é garantido por Emenda Constitucional.  —  Foto/Reprodução.
 
Os prefeitos que se negarem a realizar o pagamento dos 2 salários mínimos como vencimento base dos agentes comunitários e de endemias poderão responder  por improbidade administrativa e até ser presoVeja a matéria completa, aqui!

-
-
Confira qual será o valor do Piso Nacional dos Agentes de Saúde em 2023. 

        Estimativa de Piso Nacional dos agentes comunitários e de combate às endemias para 2023.  —  Foto/Reprodução.
     
O valor do salário mínimo em 2023 considera os dados macroeconômicos com o PIB, INPC, e o IPCA. Esses são os índices que medem a inflação. Veja a matéria completa, aqui!



Tecnologia do Blogger.