Header Ads


Pela Primeira Vez: Agentes comunitários e de endemias de Barra do Ouro receberam Incentivo Financeiro

      Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias da cidade de Barra do Ouro comemoram o recebimento da gratificação  —  Foto: Reprodução.
 
Pela Primeira Vez: Agentes comunitários e de endemias de Barra do Ouro receberam Incentivo Financeiro 
Publicado no JASB em 02.janeiro.2022.  

Canal Exclusivo do Incentivo Pela primeira vez na história de Barra do Ouro, a prefeitura paga o Incentivo Financeiro Adicional aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.
-
-
Editorial do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, havia informado que haveria um recorde no número de cidade que garantiria o benefício aos agentes. Além do recorde do valor repassado pelo Ministério da Saúde. A campanha de informação a nível nacional, por meio das redes sociais ligadas ao Jornal, fortaleceram a busca pelo acesso ao pagamento do incentivo.

Embora os Agentes Comunitários  e de Combate às Endemias que receberam a gratificação pela primeira vez, tenham usado a expressão "14º Salário" recomendamos que esse termo seja evitado, já que tem sido usado por maus gestores para fundamentar inconstitucionalidade com base na expressão.

Na verdade, a gratificação é denominada de Incentivo Financeiro Adicional, sendo repassado anualmente pelo FNS - Fundo Nacional de Saúde como incentivo aos agentes comunitários e de combate às endemias. 

Além da previsão na Lei Federal nº 12.994/2014, há ainda diversos dispositivos que fortalecem o direito dos ACS/ACE ao recurso. Há inúmeras portarias do próprio Ministério da Saúde, estabelecendo a destinação do incentivo. 

Incentivo Financeiro: Vereadores enfrentam prefeito e se articulam para pagamento da Gratificação 

Vereadores buscam regulamentar o Incentivo Financeiro Adicional para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias com recurso da saúde em Santana do Paraíso. O Prefeito reagiu contra e jogou a população em cima dos vereadores, afirmando que os parlamentares estão defendendo o 14º salário e que isso representa regalia. Entenda o caso!
-
-
O Incentivo Financeiro Adicional destinando aos ACS/ACE pelo FNS, representa um valor de R$ 1.550,00 para cada agente. Veja a matéria completa, aqui!





JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.

Servidores anunciam paralisação em janeiro e greve em fevereiro por reajuste salarial

      Presidente Jair Bolsonaro e ministro da Economia, Paulo Guedes em Brasília.   —  Foto: Reprodução/Ueslei Marcelino - 22.out.2021/Reuters.
 
Representantes da elite do funcionalismo decidiram que, para pressionar o governo federal a conceder reajuste salarial generalizado, poderão ocorrer paralisações de um ou dois dias em janeiro e até mesmo uma greve geral, sem prazo para terminar, a partir de fevereiro. FOLHA DE S.PAULO. Veja a matéria completa, aqui!

Formação técnica e as expectativas dos agentes comunitários e de endemias

      Programa Saúde com Agente e as expectativas dos agentes comunitários e de endemias.   —  Foto: Reprodução.
 
Luta histórica, iniciativa que vai promover a formação técnica de agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE) é apoiada por entidades representativas das categorias, mas sofre críticas de instituições formadoras do SUS.

-
-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.