Header Ads


Incentivo Financeiro: Vereadores enfrentam prefeito e se articulam para pagamento da Gratificação

      Sessão do Legislativo paraisense foi marcado por embates acerca de verba da saúde e regulamentação do Incentivo Financeiro dos Agentes Comunitários e de Endemias.   —  Foto: Reprodução.
 
Incentivo Financeiro: Vereadores enfrentam prefeito e se articulam para pagamento da Gratificação 
Publicado no JASB em 02.janeiro.2022.  

Canal Exclusivo do Incentivo | Vereadores buscam regulamentar o Incentivo Financeiro Adicional para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias com recurso da saúde em Santana do Paraíso. O Prefeito reagiu contra e jogou a população em cima dos vereadores, afirmando que os parlamentares estão defendendo o 14º salário e que isso representa regalia. Entenda o caso!
-
-
Sabendo que o termo 14º salário não tem amparo constitucional, contudo, também sabemos que a gratificação de final de ano é repassada todos os anos aos municípios.  

O Incentivo Financeiro Adicional destinando aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias pelo FNS - Fundo Nacional de Saúde, representa um valor de R$ 1.550,00 para cada agente.

Na busca da regulamentação do repasse realizado pelo Fundo Nacional, o parlamentar Vagner da Laje, que foi acompanhado por Elton Detetive e Alessandro Fábio, estão focados na defesa desse direito dos agente comunitários e de endemias.

-
-
O problema gerado pelo uso da expressão 14º salário
A sessão realizada na segunda-feira (20/12) foi marcada por embates na Câmara Municipal de Santana do Paraíso, considerado que o prefeito Bruno Morato fez duras críticas a uma proposta do vereador Vagner da Laje (MDB), que disse ser favorável ao pagamento de 14º salário para duas categorias de servidores públicos: Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). Na sessão, os vereadores Elton Detetive (PSD) e Alessandro Fábio (Patriota), que é presidente do Legislativo, também manifestaram apoio à proposta de Vagner da Laje.

Dinheiro da União
Em recente postagem em sua página numa mídia social, Vagner da Laje alegou "que o município de Santana do Paraíso havia recebido um recurso do Ministério da Saúde que poderia ser usado para pagar 14º salário aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). Bruno Morato contestou veementemente esta informação e esclareceu que o recurso recebido pelo município é para custar, exclusivamente, serviços de saúde prestados à população.

Palavras do Prefeito
“Esse recurso do Ministério da Saúde não é para custear 14º salário. É um absurdo retirar dinheiro da compra de medicamentos destinados à população para pagar benefícios e privilégios que não estão previstos em lei. Considero a proposta do vereador Vagner da Laje uma irresponsabilidade e um verdadeiro deboche com o contribuinte”, argumentou o prefeito.
-
-

Falta de conhecimento ou malandragem do prefeito
Prefeito afirma que vereador está equivocado e recurso enviado ao município não é para pagar salário extra, mas investimentos na saúde. 
Na verdade, o prefeito é que está equivocado, considerando que os recursos do Incentivo Financeiro Adicional realmente se destinam aos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias. Além de garantir que esses recursos cheguem aos seus verdadeiros donos, os vereadores devem requerer da municipalidade a comprovação de onde foi aplicado esse repasse em anos anteriores. Se os agentes não receberam, significa que houve desvio do incentivo. Portanto, a gestão terá que prestar conta aos fiscais do poder executivo. 

Manobra para jogar a população em cima dos vereadores
Bruno Morato destacou, ainda, que a maioria dos brasileiros sequer vai receber 13º salário, em razão do alto índice de desemprego atualmente, o que, em seu ponto de vista, torna a proposta de Vagner da Laje ainda mais absurda.
-
-
“Inclusive, muitos comerciantes estão sofrendo, tendo que tirar da sua própria mesa para pagar 13º salário para seus empregados. Portanto, sou contra o privilégio de 14º salário para qualquer categoria que seja. Na minha gestão isso não existirá, nunca”, garantiu Bruno Morato.

Luta garantir o destino correto do recurso
Na sessão, o vereador Vagner Joaquim Dias, o Vagner da Laje, reafirmou que vai manter a sua proposição. O vídeo da sessão de segunda-feira está disponível no canal do Legislativo no YouTube, intitulado “Câmara Municipal de Santana do Paraíso”. No vídeo, é possível constatar a defesa que Vagner da Laje fez ao pagamento da Gratificação de Final de Ano, com a concordância de Elton Detetive e Alessandro Fábio, bem como a contestação do prefeito Bruno Morato.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.

Servidores anunciam paralisação em janeiro e greve em fevereiro por reajuste salarial

      Presidente Jair Bolsonaro e ministro da Economia, Paulo Guedes em Brasília.   —  Foto: Reprodução/Ueslei Marcelino - 22.out.2021/Reuters.
 
Representantes da elite do funcionalismo decidiram que, para pressionar o governo federal a conceder reajuste salarial generalizado, poderão ocorrer paralisações de um ou dois dias em janeiro e até mesmo uma greve geral, sem prazo para terminar, a partir de fevereiro. FOLHA DE S.PAULO. Veja a matéria completa, aqui!

Formação técnica e as expectativas dos agentes comunitários e de endemias

      Programa Saúde com Agente e as expectativas dos agentes comunitários e de endemias.   —  Foto: Reprodução.
 
Luta histórica, iniciativa que vai promover a formação técnica de agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE) é apoiada por entidades representativas das categorias, mas sofre críticas de instituições formadoras do SUS.

-
-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.