Header Ads


Previne Brasil: Agentes de saúde de Coelho Neto participam de agenda sobre gratificação

      Agentes comunitários de saúde e demais profissionais da ESF participaram da agenda  —  Foto: Reprodução.
 
Previne Brasil: Agentes de saúde de Coelho Neto participam de agenda sobre gratificação
Publicado no JASB em 30.dezembro.2021.  

Canal Exclusivo do Incentivo Na manhã de quarta-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde, de Coelho Neto - MA, realizou  uma reunião sobre os indicadores do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. 
-
-
Previne Brasil - Novo modelo de financiamento para a APS - A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.

A reunião foi ministrada pela Coordenadora da Atenção Básica Flávia Queiroz, e o Coordenador da Central de Processamento de Dados (CPD), Claudilson, e aconteceu na Câmara de vereadores, que contou com a participação das equipes de Estratégia de Saúde da Família ( ESF) do São Judas Tadeu, Bonfim, Santa Maria e Monte Alegre. 
-
-
A conversa girou em torno dos indicadores de saúde e a importância do acompanhamento desses indicadores de forma correta, visando melhorar a qualidade da assistência em saúde da população do município.


       Os agentes comunitários de saúde marcaram presença na reunião  —  Foto: Reprodução.

A reunião contou  com a participação de profissionais de saúde da ESF, os enfermeiros(as) Rita Barros (Coordenadora do São Judas), Walber, Maria das Neves e Natassia; o médico Dr. Rodrigo as técnicas de enfermagem Tânia Jati , Almerinda, Luiza e Elza; digitadores e os Agentes de Saúde que compõem as respectivas equipes.

Claudilson, falou sobre como realizar os registros das atividades da ESF corretamente, e esclareceu algumas  dúvidas.
-
-
Foi realizada  ainda, a apresentação dos indicadores de saúde do Previne Brasil referente ao mês de Novembro pelos enfermeiros.

Flávia Queiroz explicou que  “Estratégias estão sendo traçadas  para  para que as equipes posam alcançar os indicadores de saúde para o município conquistar as metas do Previne Brasil”, 

Flávia ainda ressaltou que essas ações estratégicas, estarão sempre visando a melhoria da saúde em nosso município.

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
-
-
Dr. Rodrigo
A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. 

João Osório 
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.

Reajuste: Associação FNARAS diz que foi ela que conquistou o Piso de R$ 1.750.

      Tanto a CONACS, quanto a Associação FNARAS defendem que são responsáveis pela conquista do Reajuste do Piso Nacional.  —  Foto: Divulgação.
 
Segue o texto integralmente construído pelos representantes da Associação Fnaras, uma tentativa de esclarecer os fatos que decepcionaram aos ACS/ACE de todo o país, já que foram convencidos de que o Reajuste do Piso Nacional estava garantido e o valor seria de R$1.920,00, o que se revelou como engano. Veja a matéria completa, aqui!

-
-
Marechal Deodoro pagou Incentivo dos Agentes Comunitários e de Endemias 

      Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias comemoraram o pagamento do Incentivo Financeiro Adicional.     —  Foto: Reprodução.
 
O 14° salário dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (como foi chamado pela Prefeitura de Marechal Deodoro), já está na conta. O prefeito, Cacau, anunciou o pagamento nas redes sociais... Veja a matéria completa, aqui!

-
-
Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.