Header Ads


Comissão aprova proposta que coloca diabético como prioridade para exames em jejum total

     Calil: “A hipoglicemia grave pode causar até danos cerebrais.”  —  Foto: Reprodução.
 
Comissão aprova proposta que coloca diabético como prioridade para exames em jejum total
Publicado no JASB em 10.novembro.2021.  

Camisas para ACS/ACE Para relator, medida é uma proteção para as pessoas com diabetes

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1761/21, que prioriza o atendimento do diabético nos laboratórios das redes pública e particular de saúde quando o exame exigir jejum total. O texto inclui a regra na Política Nacional de Prevenção do Diabetes.
-
-
O parecer do relator, deputado Dr. Zacharias Calil (GO), foi favorável. 

“Entendo que o estabelecimento dessa prioridade comprometerá pouco o funcionamento dos laboratórios de exames, mas servirá como medida de proteção para as pessoas com diabetes”, afirmou.


“As pessoas com diabetes ficam em situação vulnerável, porque usam remédios que reduzem a glicose sanguínea. A ação deles, associada ao jejum de 12 horas, pode levar a quadros graves de hipoglicemia, com risco de sequelas”, explicou o autor da proposta, deputado Pr. Marco Feliciano (PL-SP).

“Muitos sabem que o diabético tem glicose aumentada se estiver com a doença descontrolada. Porém, poucos conhecem o risco da diminuição perigosa da glicose – quando a pessoa usa a insulina, mas não se alimenta nos horários adequados”, disse Dr. Zacharias Calil. “A hipoglicemia grave pode causar até danos cerebrais.”
-
-
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Ralph Machado
Edição - Marcia Becker
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Agência Câmara de Notícias
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.
-
-

Federalização: Saiba o que realmente ela significa para os 90% dos ACS/ACE que a desejam.

     As entidades representativas dos Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate as Endemias são obrigadas a defender as pautas escolhidas por esses agentes.  —  Foto: Reprodução.
 
O drama vivenciado pelos aproximadamente 370 mil agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias é algo notório (conhecido por todos os profissionais do seguimento saúde). A situação absurda que envolve os mais de 222 mil agentes é algo que não é novidade para nenhuma das muitas instituições que a representam, quer associações, sindicatos, federações, confederação e centrais sindicais. Veja a matéria completa, aqui!
-
-

Movimento Nacional começa a renascer e se fortalecer em defesa da Proposta de Federalização. 

     ACS e ACE: Sem a Federalização não há garantia algumas de que as leis criadas em Brasília serão respeitadas pelos prefeitos. Saiba mais!  —  Foto: Reprodução.
 
A proposta de Federalização, nasceu como Ideia Legislativa,  nascia sem força, sem expressividade e sem apoio daqueles que deveriam ser beneficiados por ela. Isto, porque não tinham conhecimento sobre a Ideia. A falta de informação, a ausência de apoio e de ferramentas capaz de impulsionar a votação, que favorecesse os 20.000 (vinte mil votos) ameaçava a continuidade da proposta. Tudo isso mudou, depois que os voluntários da... 
-
-
Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.