Header Ads


Enfermagem: Alunos criam aplicativo para atendimento dos Agentes Comunitários de Saúde

     Alunos do curso de Enfermagem, Campus Balsas.  —  Foto: Reprodução.
 
Enfermagem: Alunos  criam aplicativo para atendimento dos Agentes Comunitários de Saúde
Publicado no JASB em 11.novembro.2021.  

Camisas para ACS/ACE | Acadêmicos do curso de Enfermagem do Campus Balsas da Universidade Estadual do Maranhão criam aplicativo sobre a melhoria dos atendimentos dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em relação a diagnosticar o autocuidado em idosos. Entenda os detalhes!
-
-
A iniciativa veio devido ao Ideathon, um evento realizado pela Unibalsas (Faculdade de Balsas) em parceria com o SEBRAE, em que buscava ideias inovadoras na intenção de expor a criatividade dos alunos da própria instituição e de universidades públicas da região de Balsas/MA, onde ideava soluções para os problemas propostos dentro de uma maratona. O desafio foi dividido em três subcategorias: Saúde Preventiva, Saúde Pública e Agronegócio.

                                                      
Os alunos da Universidade optaram pela subcategoria saúde preventiva. Em vista disso, foram três dias para produzir algo inovador. Dessa forma, surgiu o aplicativo Elderly Self Care (ESC), onde foi feita uma coleta de dados com os agentes comunitários de saúde da região, que relataram ser um aplicativo útil para profissão e que melhoraria o atendimento. 

O aplicativo avaliará o autocuidado em escalas de baixo risco, médio e alto, para que assim o profissional consiga prestar uma maior assistência para os idosos com um risco elevado.
Outro fator relevante, é que o aplicativo está dividido em bairros, assim como as Unidades Básicas de Saúde, onde as casas dos idosos estarão cadastradas como se fosse um estabelecimento comercial, facilitando e dando uma maior praticidade aos ACS.
-
-
De modo geral, participar de um evento como esse, foi bastante satisfatório e inovador, visto que um curso da área da saúde nunca tinha aprimorado suas ideais em conjunto com a tecnologia. O evento nos mostrou que somos capazes de ir além do que imaginamos”, disse o Diretor do Campus Balsas, Prof.Luciano Façanha.


Alunos do curso de Enfermagem, Campus Balsas participantes: Ana Júlia Virgínio dos Santos; Jádina Santos Silva; Luma Kauane Borges Lopes; Matheus Costa Bezerra; Tatiza Silva Miranda Guimarães.


Universidade Estadual do Maranhão
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.
-
-
ACS's e ACE's de todo o Brasil terão Prejuízos Grandes e graves, diz presidente da CONACS

     Ilda Angélica Correia, presidente da CONACS, alerta para o risco dos ACS/ACE ficarem sem o Reajuste do Piso devido a divisão provocada pelos defensores de outra pauta.  —  Foto: Reprodução.
 
A presidente da CONCACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Ilda Angélica Correia, usou as Redes Sociais para fazer mais um alerta a todos os Agentes Comunitários e de Combate às Endemias do país. Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Tecnologia do Blogger.