Header Ads


VALORIZAÇÃO – Porto Velho sanciona Projeto que regulamenta novo Piso dos agentes de saúde

        O Prefeito sancionou o PL que regulamenta o novo piso salarial dos agentes de saúde de Porto Velho.  —  Foto/Reprodução.
 
VALORIZAÇÃO – Porto Velho sanciona Projeto que regulamenta novo Piso dos agentes de saúde.
Publicado no JASB em 24.agosto.2022.  Atualizado em 25.agosto.2022.    

Grupos no WhatsApp O Projeto de Lei que regulamenta o Piso Salarial Nacional dos Profissionais da Saúde, do cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE) no âmbito do município, foi sancionado pelo prefeito de Porto Velho (RO), Hildon Chaves, nesta quarta-feira (24).
-
-
O projeto, de autoria da Prefeitura, foi encaminhado à Câmara Municipal onde foi discutido e aprovado, conforme o que estabelece a Emenda Constitucional 120/2022, de iniciativa do Deputado Federal Valtenir Pereira (MDB/MT).


A sanção garante tanto aos agentes comunitários como aos agentes de combate às endemias um novo reajuste salarial, especificamente no salário base, bem como o pagamento retroativo a contar do mês de maio, quando se iniciou o marco temporal estabelecido para  as duas categorias.
-
-
Especificamente, o projeto sancionado estabelece o vencimento básico para ACS e ACE estatutários no valor de R$ 2.424,00.

"É preciso que as duas categorias de agentes de saúde estejam atentas para evitar surpresas, quanto a questão dos valores a serem garantidos como salário base ou vencimentos. Há gestores que, visando levar vantagem sobre os vultuosos valores repassados pelo Ministério da Saúde para o pagamento dos vencimentos dos servidores, buscam meios de reter parte do valor, incorporando outras vantagens e as somando para obter o resultado dos 2 salários mínimos. Contudo, isso não representa uma ato legal, já que os recursos federais, pautados na Emenda Constitucional 120/22, estabelecem como vencimento os 2 salários mínimos, portanto, não há admissibilidade em manobras que busquem promover rateio do direito dos ACS/ACE. Podendo ser considerado um ato abusivo, passivo de ação de improbidade administrativa, comentou Samuel Camêlo - coordenador da rede de voluntários da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde, parceiro da CONACS e editor do JASB.

Sobre o reajuste ocorrido em Porto Velho, o prefeito Hildon Chaves comentou: 
-
-
Esse é um ato de valorização a esses profissionais que exercem atividades tão importantes para a promoção da saúde em Porto Velho.”


A Lei municipal aprovada pela Câmara estabelece o pagamento retroativo ao mês de maio que será efetivado pela Prefeitura de Porto Velho na folha salarial de setembro já de acordo com o planejamento do executivo municipal, conforme informações compartilhadas pela Prefeitura de Porto Velho.

Fale com o JASB por e-mail:   agentesdesaude  @ gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
-
-
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

Veja as formas de doações, aqui!

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 


Saúde com agente: informações importantíssimas repassadas pelos organizadores do Curso Técnico.

        Tudo pronto para o recebimento das disciplina do Programa Saúde com Agente? Só que não!  —  Foto/Reprodução.
 
Os agentes comunitários de saúde e os  agentes de combate às endemias participante do Programa Saúde com Agente de todo o Brasil tem encontrado dificuldade de ingresso no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem. Veja a matéria completa, aqui!

-
-
PEC dos 3 salários mínimos como remuneração para os Agentes de Saúde (ACS e ACE) com Curso Técnico.

        Os agentes comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias representam a coluna de sustentação da base do SUS.  —  Foto/Reprodução.
     
Uma nova Proposta de Emenda à Constituição busca aumentar para três salários mínimos a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias com Curso Técnico, trata-se da PEC 18/2022Veja a matéria completa, aqui!



Tecnologia do Blogger.