Header Ads


Alagoas: Agentes comunitários de saúde invadem prédio da Semec e fazem protesto

        Agentes comunitários de saúde buscam garantir o pagamento do Piso, conforme a Emenda 120/2022.  —  Foto/Reprodução.
 
Alagoas: agentes comunitários de saúde invadem prédio da Semec e fazem protesto.
Publicado no JASB em 31.agosto.2022.     

Grupos no WhatsApp Agentes comunitários de saúde realizaram um protesto e invadiram a sede da Secretaria Municipal de Economia (Semec), no Centro de Maceió, no final da manhã desta quarta-feira, 31. 
-
-
O grande número de pessoas se concentrou na Praça Deodoro e saiu em caminhada até a Rua Doutor Pedro Monteiro. Os manifestantes entraram no prédio da prefeitura por volta das 11h e informaram que a cobrança é por respostas para definição do piso salarial e do plano de cargos e carreiras da categoria.

Segundo os agentes, a reivindicação tem relação com o cumprimento da Emenda Constitucional 120, promulgada pelo Congresso Nacional em maio deste ano, que trata da política remuneratória e da valorização dos profissionais que exercem atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias.

O agente de saúde Alexandre, em contato com o TNH1, disse que o grupo quer um encontro com o prefeito JHC e uma resposta para a situação. "Nós, agentes comunitários e de endemias, estamos cobrando nossos direitos. É piso salarial e plano de cargos e carreiras para a categoria. São 500 trabalhadores aqui que estão esperando uma resposta da prefeitura", disse.

Os agentes usaram carros de som, faixas e até instrumentos musicais para chamar a atenção das autoridades em um ato pacífico. O atendimento na Semec teria sido suspenso durante o protesto.

"Houve uma reunião marcada para segunda passada, mas o prefeito não foi. O secretário foi e o prefeito não, então não se resolveu nada. Hoje, o secretário foi embora para não receber nenhuma liderança, não quis receber a gente. Só saímos daqui com resposta da prefeitura", continuou Alexandre.

No mês passado, a prefeitura anunciou o pagamento do piso salarial dos agentes. Em Maceió, seriam contemplados 692 profissionais de endemias e 241 agentes comunitários de saúde, sendo um total de 933 trabalhadores que passariam a receber o novo piso de R$ 2.424 já no final de julho.

"De acordo com a Emenda Constitucional promulgada em maio, cabe a União arcar com a remuneração. Dessa forma, estados, Distrito Federal e municípios ficarão responsáveis por pagar auxílios, gratificações e indenizações. Hoje, essa responsabilidade é compartilhada entre os três entes federativos", disse a Prefeitura na ocasião.
-
-
Em nota enviada ao TNH1, a Prefeitura de Maceió confirmou que o expediente na Secretaria de Gestão e Economia foi encerrado com o protesto e que recebeu com surpresa e tristeza a manifestação, inclusive com uso de explosivos, já que as tratativas para reestruturação da carreira estão em curso. Confira a nota, na íntegra:

A Secretaria de Gestão e de Economia de Maceió, em respeito aos servidores que estão  trabalhando arduamente e para preservar sua integridade física, informa que encerrou o expediente desta quarta-feira (31).. 

As Secretarias reconhecem a legitimidade de movimentos que reivindicam direitos, mas recebem com surpresa e tristeza a manifestação dos servidores nesta data, com a utilização, inclusive, de explosivos; já que as tratativas para a reestruturação da carreira estão em curso, inclusive com prazos acordados entre representantes da categoria e a gestão. 


Vale registrar que a Prefeitura de Maceió já paga aos agentes de Endemias e Comunitários de Saúde o novo piso salarial da Emenda Constitucional n. 120, incluindo os retroativos. 
-
-
Por fim, as Secretarias lamentam e pedem desculpas aos demais servidores que procuraram o órgão nesta quarta (31) e aos demais cidadãos que estavam presentes na sede da SEMEC durante a manifestação. Os serviços serão retomados quando for possível garantir a segurança dos servidores e demais usuários.

Fale com o JASB por e-mail:   agentesdesaude  @ gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

Veja as formas de doações, aqui!

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

"Estou com coração partido," diz o autor da Emenda 120, ao tomar conhecimento da morte violenta de ACS.

        Deputado Valtenir Pereira usou as suas mídias sociais para manifestar lamento e solidariedade, em face da tragédia ocorrida com agente de saúde em MT.  —  Foto/Reprodução.
 
Os agentes comunitários de saúde de todo o Brasil ficaram chocados com o que houve com a colega, agente em Primavera do Leste (231 km de Cuiabá). A agente atacada por um paciente numa Unidade de Saúde, após tentar socorrer uma médica grávida, que havia sido gravemente esfaqueada. Infelizmente a ACS não resiste e morre.

-
-
PEC dos 3 salários mínimos como remuneração para os Agentes de Saúde (ACS e ACE) com Curso Técnico.

        Os agentes comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias representam a coluna de sustentação da base do SUS.  —  Foto/Reprodução.
     
Uma nova Proposta de Emenda à Constituição busca aumentar para três salários mínimos a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias com Curso Técnico, trata-se da PEC 18/2022Veja a matéria completa, aqui!



Tecnologia do Blogger.