Header Ads


NOVA VÍTIMA: em menos de uma semana, mais uma agente comunitária tem a "vida encerrada."

        Maria Edilma da Silva, de 38 anos, foi encontrada sem vida dentro de um quarto na própria residência.  —  Foto: montagem realizada pelo JASB.
 
NOVA VÍTIMA: em menos de uma semana, mais uma agente comunitária tem a vida encerrada. 
Publicado no JASB em 31.agosto.2022.  Atualizado em 02.setembro.2022.     

Grupos no WhatsApp | Ainda estamos em recuperação da perda terrível ocorrida na semana passada com o  evento fatal, que tirou a vida da agente de saúde Regy Rouse Lopes de Oliveira, agora, nos deparamos com mais crime bárbaro. Dessa vez, ocorrido na cidade de Gravatá, em Pernambuco.
-
-
A agente comunitária de saúde Maria Edilma da Silva, de 38 anos, que atuava na USF - Unidade de Saúde da Família em Auta Soares (Gravatá) foi encontrada sem vida dentro de um quarto na própria residência na Cohab 2, em Gravatá, na última terça (23). Com ela também foi encontrado sem vida Marcos Antônio da Silva, de 43 anos, seu companheiro.

Os dois óbitos estavam envoltos em mistérios, até foram divulgados novos detalhes sobre a morte do casal.

O caso foi registrado pela Polícia Civil como crime de feminicídio, quando a mulher é morta pela condição do gênero. A morte de Marcos foi registrada como suicídio.

Segundo informações da polícia, acessadas pelo editorial do JASB, o caso envolve discussão, luta corporal e tiros. 

Polícia Civil  acredita que a agente de saúde foi assassinada por Marcos Antônio. Por esse motivo foi registrado como  crime de feminicídio, quando a mulher é morta pela condição do gênero. A morte de Marcos foi registrada como suicídio.
-
-
Após a realização da perícia no local do crime, a Polícia passou a  trabalhar com a hipótese de que Marcos Antonio da Silva e Maria Edilma da Silva teriam discutido e entrado em luta corporal dentro do cômodo. Nessa discussão, Marcos teria atirado em Edilma, provocando a morte dela. Em seguida, ele teria tirado a própria vida. No caso, a morte de Marcos foi registrada como suicídio.

        Marcos Antonio da Silva e Maria Edilma da Silva.  —  Foto/Reprodução.

Os dois corpos apresentavam lesões na cabeça, provocadas por disparos de arma de fogo.

No quarto, a perícia encontrou uma pistola calibre 40 embaixo dos corpos, três cápsulas de bala deflagradas e um estojo de munição. Ainda não se sabe a quem pertencia a arma de fogo, que foi recolhida pelo Instituto de Criminalística. Os corpos de Marcos Antônio e Maria Edilma foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife. O caso seguirá sob investigação da Delegacia de Gravatá.
-
-
Ainda chocados com o ocorrido, os familiares e amigos manifestaram pesar pela morte de Maria Edilma nas redes sociais

Servidora pública Edilma trabalhava nas Prefeituras de Barra de Guabiraba e de Gravatá, que divulgaram nota de pesar lamentando a morte da funcionária. O corpo de Edilma foi velado na quarta (24), na sede do Grupo de Apoio aos Meninos de Rua (GAMR), no bairro do Cruzeiro.

Nas redes sociais administradas pelos voluntários da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde os colegas de Maria Edilma da Silva manifestam lamento pela perda.

Comoção no velório da agente de saúde  morta a facadas; médica continua em estado grave.

        Agente de saúde foi velada na cidade de Primavera do Leste e o sepultamento ocorreu em Poxoréo.  —  Foto/Reprodução/TV Centro América..
 
 "Ouvi gritos e achei que era alguém passando mal", diz testemunha de assassinato em Primavera do Leste (MT).
-
-
Durante o velório da agente de saúde Regy Rouse Lopes de Oliveira, assassinada na tarde de quinta-feira (25), em um posto de saúde em Primavera do Leste, familiares e colegas de trabalharam falam sobre o crime.

A enfermeira Érica Ferreira de Lima estava no local quando tudo aconteceu e relatou os momentos vividos na unidade.

"Ouvi gritos e fui atender o chamado, achei que fosse alguém passando mal. Quando eu cheguei, essa pessoa [o suspeito] estava com a faca em cima da barriga da médica e ela estava no chão, se debatendo. A agente de saúde estava dentro da sala, mas não tinha sido atingida" contou.

A irmã da vítima, Dejailse Fátima de Oliveira Lopes, pediu que o suspeito seja punido pela Justiça.

-
-
"No seu próprio serviço, por falta de segurança, que nós devemos ter, mas principalmente as pessoas da saúde, porque eu vejo que é uma luta o que eles fazem por nós e não tem segurança. A Justiça tem que correr atrás e a população deve se unir"

Em nota, a Prefeitura de Primavera do Leste lamentou a morte da funcionária e disse estudar ações efetivas para melhoria na segurança dos profissionais de saúde. (Veja a íntegra ao fim da reportagem)

O crime
Regy Rouse Lopes de Oliveira e Jaqueline Matos da Croce foram atingidas com uma faca.

        Regy Rouse Lopes de Oliveira.  —  Foto/Reprodução.

O crime aconteceu na tarde de quinta-feira (25), em uma Estratégia Saúde da Família (ESF), em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá.

Segundo a polícia, Antônio Anderson Ferreira Lima, de 34 anos, é natural de Altamira (PA) e reside em Primavera do Leste, no bairro São José, onde fica o posto de saúde, há pouco tempo. O suspeito trabalhava na área de construção civil.
-
-
Ele não possui antecedentes criminais em Mato Grosso, também conforme a polícia.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito estava com a faca escondida na região da cintura e esperou a consulta de outra paciente para entrar na sala, onde esfaqueou a médica.

Uma testemunha interviu, pegou uma mesa de madeira e foi em direção ao suspeito, que parou com as agressões.

Ainda segundo a polícia, o homem conseguiu sair do consultório e esfaqueou a agente de saúde na região do tórax.

O suspeito estava, ainda conforme a polícia, em surto psicótico.

Regy House Lopes de Oliveira não resistiu ao ferimento e morreu na tarde de quinta-feira (25). O sepultamento ocorreu em Poxoréo, na sexta-feira (26).

A médica, Jaqueline Matos da Croce, de 31 anos, está grávida de cinco meses e foi atingida no abdômen. O estado de saúde dela é considerado estável, segundo a Prefeitura. Ela está na UTI.
-
-

Apoiadoras dos ACS e ACE se manifestaram sobre o caso.


        Deputado Valtenir Pereira.  —  Foto/Reprodução.

Autor da EC 120, Dep. Valtenir Pereira (MDB/MT), usou as suas redes sociais e se manifestou sobre o caso ocorrido em seu estado:

"Estou com coração partido! 😭🖤

É com muita tristeza, que recebo a notícia do falecimento da servidora pública, Agente Comunitária de Saúde (ACS), de Primavera do Leste, Regy Rouse Lopes de Oliveira, que perdeu a sua vida tentando salvar outras duas vidas, uma em gestação, quando também foi atacada, com golpes de faca, em seu local de trabalho. 
-
-
, Rouse parte precocemente deixando-nos muitas lições de amor, amizade e solidariedade. Uma profissional exemplar, que dedicou a sua vida em ajudar a sua comunidade e aos outros. Rouse deixa saudades eternas e três filhos.
Neste momento difícil, o qual nunca estamos preparados, meus sentimentos de pesar à família, aos amigos e aos seus colegas ACS e ACE. Que Deus ampare a todos!"

        Max Russi manifestou tristeza por morte trágica da agente Regy Rouse.  —  Foto/Reprodução.

O deputado estadual Max Russi, publicou em suas redes sociais nota de pesar e tristeza pela tragédia que acarretou na morte de Regy Rouse:

“A tragédia choca e entristece. Desejo forças aos familiares das vítimas. Que a justiça seja feita e o culpado devidamente punido”, publicou o parlamentar. 

Luto
A Prefeitura de Primavera do Leste decretou luto oficial de três dias.

O Paço Municipal e órgãos públicos retomarão os atendimentos na segunda-feira (29).

“Que a coragem e o amor pelo próximo que Regy Rouse Lopes de Oliveira demonstrou pelos seus companheiros de trabalho seja eternamente lembrados e que Deus seja o conforto para os amigos, companheiros e, principalmente, familiares”, diz a nota de pesar divulgada.

Esta última matéria contou com informações do Portal G1/MT. 

Fale com o JASB por e-mail:   agentesdesaude  @ gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

Veja as formas de doações, aqui!

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

"Estou com coração partido," diz o autor da Emenda 120, ao tomar conhecimento da morte violenta de ACS.

        Deputado Valtenir Pereira usou as suas mídias sociais para manifestar lamento e solidariedade, em face da tragédia ocorrida com agente de saúde em MT.  —  Foto/Reprodução.
 
Os agentes comunitários de saúde de todo o Brasil ficaram chocados com o que houve com a colega, agente em Primavera do Leste (231 km de Cuiabá). A agente atacada por um paciente numa Unidade de Saúde, após tentar socorrer uma médica grávida, que havia sido gravemente esfaqueada. Infelizmente a ACS não resiste e morre.

-
-
PEC dos 3 salários mínimos como remuneração para os Agentes de Saúde (ACS e ACE) com Curso Técnico.

        Os agentes comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias representam a coluna de sustentação da base do SUS.  —  Foto/Reprodução.
     
Uma nova Proposta de Emenda à Constituição busca aumentar para três salários mínimos a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias com Curso Técnico, trata-se da PEC 18/2022Veja a matéria completa, aqui!



Tecnologia do Blogger.