Header Ads


Brasileiro se rende ao Pix, e total de chaves já supera o dobro da população

        Dados do próprio Banco Central apontam que apenas 3% do dinheiro em circulação no país está em formato físico.  —  Foto/Reprodução.
 
Brasileiro se rende ao Pix, e total de chaves já supera o dobro da população
Publicado no JASB em 24.julho.2022.     

Grupos no WhatsApp “O Pix acabou se tornando um substituto eletrônico para o dinheiro físico, apresentando os mesmos benefícios, como a ausência de tarifas, a disponibilidade imediata dos recursos para o recebedor e a disponibilidade em qualquer horário em todos os dias do ano. Além disso, o Pix, diferentemente do dinheiro, permite a realização de transações não presenciais”, explica, em nota.
-
-
Dados do próprio Banco Central apontam que apenas 3% do dinheiro em circulação no país está em formato físico. Ou seja, 97% dos valores são movimentados por meios digitais.

Muitas chaves

A analista de projetos Juliana Kamimura, 35 anos, está no roll de brasileiros que têm mais de uma chave Pix. Para ela, o sistema é seguro justamente por ter restringido o uso de dinheiro físico.


“É uma alternativa em tempo real para quem já utilizava TED e DOC. O Pix funciona 24 horas, sete dias por semana e entre quaisquer bancos”, comenta a moradora de Águas Claras. Ela conta que optou por usar três chaves para segmentar a organização das finanças pessoais.
-
-
Cuidados

O advogado Caio Sanas, especializado em mercado financeiro e criptomoedas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), avalia que o sistema vem ajudando a digitalizar os pagamentos, o que traz mais eficiência e segurança para a economia do país.

“Isso é resultado da transformação digital que o mundo vem enfrentando, e acesso à internet, embora tenhamos que melhorar substancialmente em relação a esse acesso. Mas os dados demonstram que é um caminho sem volta, o brasileiro prefere o digital ao dinheiro físico por questões de facilidade, segurança e cultura”, defende.

Assim como qualquer ferramenta digital, o Pix, no entanto, exige cuidados. A pedido do Metrópoles, Sanas preparou dicas para evitar golpes e garantir a segurança das transações.

“Os criminosos aproveitam da engenharia social, ou seja, falta de conhecimento da população para obter recursos de maneira ilícita, prejudicando terceiros”, acrescenta.
-
-

Confira dicas para evitar golpes envolvendo Pix:

Desconfie de pessoas que solicitam Pix via WhatsApp. Certifique-se de que você está falando com a pessoa certa.

Utilize apenas o aplicativo e o site do seu banco.
Jamais informe sua senha para terceiros.
Cuidado com os links que as pessoas te enviam por e-mail, WhatsApp e SMS, pode ser algum vírus que consegue recuperar suas senhas.
Cuidado com os QR Codes falsos. Certifique-se de que o beneficiário é realmente a pessoa física ou jurídica que você fará a transferência.
Não utilize Wi-Fi público ou rede que você desconheça.
-
-
 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

-
-
Prefeitos que se negarem a pagar os R$ 2.424 e retroativos, pode sofrer improbidade administrativa e até ser presos.

        O pagamento dos 2 salários mínimos como Piso Nacional dos agentes comunitários e de endemias é garantido por Emenda Constitucional.  —  Foto/Reprodução.
 
Os prefeitos que se negarem a realizar o pagamento dos 2 salários mínimos como vencimento base dos agentes comunitários e de endemias poderão responder  por improbidade administrativa e até ser presoVeja a matéria completa, aqui!

-
-
Confira qual será o valor do Piso Nacional dos Agentes de Saúde em 2023. 

        Estimativa de Piso Nacional dos agentes comunitários e de combate às endemias para 2023.  —  Foto/Reprodução.
     
O valor do salário mínimo em 2023 considera os dados macroeconômicos com o PIB, INPC, e o IPCA. Esses são os índices que medem a inflação. Veja a matéria completa, aqui!



Tecnologia do Blogger.