Header Ads


Ministério da Saúde credencia municípios para atuação de novos Agentes Comunitários de Saúde

      Municípios no Pará, Amazonas, Amapá, Rio de Janeiro e São Paulo poderão contar com novos Agentes Comunitários de Saúde.   —  Foto: Reprodução.
 
Ministério da Saúde credencia municípios para atuação de novos Agentes Comunitários de Saúde
Publicado no JASB em 05.janeiro.2022.  

PIS/PASEP Secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, assinou portaria que autoriza a liberação de recursos para financiamento mensal dos profissionais.
-
-
Municípios no Pará, Amazonas, Amapá, Rio de Janeiro e São Paulo poderão contar com novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Em portaria assinada pelo secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, nesta terça-feira (21), o Ministério da Saúde habilitou nove cidades a credenciarem 805 novos profissionais de saúde para atuarem nas localidades.

A medida foi assinada durante visita do secretário a Macapá (AP), um dos municípios atendidos com a portaria. Mais de 300 Agentes Comunitários de Saúde devem ser custeados pelo Ministério da Saúde mensalmente na capital do Amapá.

Para Câmara, o papel dos agentes cria vínculos e aproxima a população da saúde, devendo ser realizado com comprometimento. 
-
-
“Vocês ACS têm papel importante e precisamos de vocês junto à comunidade, criando alternativas para melhorar as condições de saúde do Amapá e no contato direto com as equipes. Vocês são ainda parte chave no processo de rastreamento e monitoramento dos casos de covid e essenciais para que mais pessoas vacinem”, disse.

Os recursos para custeio dos novos credenciamentos começam a ser repassados pelo Governo Federal aos estados e municípios a partir do momento em que são de fato implementados, ou seja, iniciam o atendimento à população. As contratações, assim como o início das atividades dos novos profissionais e serviços, competem aos gestores municipais e estaduais.

A secretária municipal de saúde de Macapá, Karlene Lamberg, destacou que as habilitações vão permitir avanços para a categoria de agentes. “Estamos muito felizes. É uma vitória. Os agentes comunitários sempre foram profissionais queridos pela gestão. Sempre tiveram importância. A nossa prioridade principal é a saúde da população de Macapá”, destacou.
-
-

Para Abimael dos Reis Santos, que atua como Agente Comunitário de Saúde em Macapá, a assinatura da portaria é uma vitória para os profissionais de saúde e para a população local. “Essa medida concretiza algo que esperávamos há anos. Nós só temos a comemorar essa grande vitória dessa nova gestão”, afirmou.

Além de Macapá, confira os municípios credenciados pela portaria:

Barreirinha (AM): 12 novos Agentes Comunitários de Saúde;
Careiro (AM): 4 novos Agentes Comunitários de Saúde;
Bujaru (PA): 1 novo Agente Comunitário de Saúde;
Limoeiro do Ajuru (PA): 14 novos Agentes Comunitários de Saúde;
Mojú (PA): 110 novos Agentes Comunitários de Saúde;
Oeiras do Pará (PA): 15 novos Agentes Comunitários de Saúde;
Macapá (AP): 304 novos Agentes Comunitários de Saúde;
Campos os Goytacazes (RJ): 85 novos Agentes Comunitários de Saúde;
Osasco (SP): 260 novos Agentes Comunitários de Saúde.
Agentes Comunitários de Saúde
-
-
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde. Eles também são responsáveis por desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades. O ACS é o profissional que realiza a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade, a porta de entrada da população ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Priscilla Leonel
Ministério da Saúde

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.

      Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias tem direito ao Abono PIS/Pasep  —  Foto: Reprodução.
 
O abono salarial do PIS/Pasep finalmente começará a ser pago aos trabalhadores com direito ao benefício. Veja a matéria completa, aqui!

      Maria das Mercês Sousa da Silva.   —  Foto: Reprodução.
 
A agente comunitária de saúde do município de Geminiano, Maria das Mercês Sousa da Silva, faleceu na manhã desta terça-feira, 04 de janeiro, no Hospital Regional Justino Luz, em Picos. Veja a matéria completa, aqui!

-
-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.