Header Ads


Agentes de saúde denunciam ameaças de pacientes em posto de Salvador; 'descontrole total', avalia Leo Prates

        Agentes Comunitários de Saúde e demais profissionais de saúde, relatam agressões e ameaças em posto de saúde de Salvador.     —  Foto/Reprodução.
 
Agentes de saúde denunciam ameaças de pacientes em posto de Salvador; 'descontrole total', avalia Leo Prates
Publicado no JASB em 19.janeiro.2022.  

PIS/PASEP Casos aconteceram na Unidade de Saúde da Família (USF) de Cajazeiras X.
-
-
Profissionais da saúde que trabalham na Unidade de Saúde da Família (USF), de Cajazeiras X, em Salvador, denunciaram que foram ameaçados por pacientes no local. Para chamar a atenção para a situação, eles decidiram paralisar as atividades nesta quarta-feira (19).

Segundo Léo Lordello, diretor do Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps), os problemas iniciaram pela insuficiência de funcionários e ausência de agentes da Guarda Municipal no local.

"Muitas vezes, um técnico de enfermagem, que deveria estar ali, aliviando a fila da vacina, ele está deslocado para outro cargo, outra função, e precisa de mais funcionários aqui, além de convocar os guardas [para aumentar a segurança]", disse.

-
-
A reportagem da TV Bahia entrou em contato com a Guarda Municipal de Salvador, que informou por meio de nota, que "nesses casos de postos de saúde quem fala pela prefeitura é a Secretaria Municipal da Saúde (SMS)".

Uma das situações que ocorreram na unidade de saúde foi relatada por uma técnica de enfermagem, que não quis ser identificada por medo. Ela disse que foi trancada em uma sala de vacinação por uma mulher que queria vacinar a neta de sete anos contra a Covid-19.

"Nós explicamos para ela que não estava sendo aplicada a vacina para criança na unidade, apenas para adulto. Ela exigiu a todo tempo que a gente tinha que vacinar... Aí nós explicamos que não. Então ela trancou a gente por dentro da sala, porque a chave estava na porta. Ela trancou, não é? Deixou a chave, mas trancou", explicou.

"Aí no momento em que ela veio em minha direção, querendo a todo custo que eu vacinasse a menina, e eu dizendo que não poderia, a colega, nesse momento, abriu a porta e pediu ajuda aos demais funcionários da unidade", complementou.
-
-

Já uma outra agente comunitária de saúde, que também não quis se identificar, afirmou ter sido ameaçada por um casal que queria ser imunizado após o horário de funcionamento do posto.

"[Me falaram:] 'não bote a cara lá, não, porque eles disseram que vão te pegar'. Aí eu fiquei em pânico. Daqui a pouco veio o coordenador e disse assim: 'essa brincadeira já foi longe demais. Vou chamar a polícia'", relatou.

Até a chegada da Polícia Militar, a agente de saúde disse que ficou dentro do posto com medo de ser agredida.

"Quando a polícia chegou, eu saí e os policiais perguntaram [se eu queria registrar uma ocorrência]. Eu disse: Não quero fazer ocorrência, não. O que puder resolver por aqui, eu resolvo, que eu quero ir para minha casa'. Mas fez a ocorrência lá, pegaram o nome deles [casal] e tudo", complementou a agente comunitária de saúde.
-
-
Por causa da situação, a funcionária disse que não conseguiu ir trabalhar no dia seguinte.

"Eu fiquei com pânico e não vim trabalhar no outro dia. Na segunda-feira, quando vesti a farda, deu pânico e também não consegui [sair de casa para o trabalho]... Fiquei dois dias de atestado".

Por meio de nota, a Polícia Militar disse que a segurança na USF de Cajazeiras X é de responsabilidade do município, que à PM compete o policiamento ostensivo e preventivo nas vias públicas.

'Descontrole total', avalia Leo Prates

Léo Prates, Secretário da Saúde de Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

O secretário municipal da Saúde, Léo Prates, disse, durante entrevista ao Bahia Meio Dia, telejornal da TV Bahia, que a situação é de descontrole total na capital baiana.
-
-
"O que está acontecendo em Salvador, na verdade, é um descontrole total. A gente tem caso, no ano passado, de agente da saúde que foi morto exercendo sua atividade, temos problemas de agressões verbais, de pessoas que acham que a força vai resolver tudo. A Guarda Municipal vem dando todo apoio que é possível, mas não há todo o efetivo", disse o secretário.

Confira o vídeo:


Ainda na entrevista, Léo Prates afirmou discordar veementemente da nota enviada pela PM.

-
-
"Segurança pública está na constituição, é da responsabilidade do Estado e esse é um ponto de atendimento público".

Por TV Bahia e g1 BA

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.

Conteúdo relacionado:
-
-
Prefeituras confirmam o pagamento do Reajuste do Piso Nacional dos ACS/ACE.

        Reajuste do Piso Salarial Nacional garante o salário base de R$ 1.750 aos agentes comunitários e de combate às endemias.     —  Foto/Reprodução/Ilustrativa.
 
Conforme avaliação realizada pelo JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, diversas prefeituras já sinalizaram positivamente ao pagamento do Reajuste do Piso Salarial Nacional, que deverá elevar para R$ 1.750 o salário base das duas categorias. Veja a matéria completa, aqui!

-
-
Agente Comunitário de Saúde internado com Covid pede ajuda para sobreviver

        ACS Enio Marques da Silva.   —  Foto: Reprodução.
 
O Agente Comunitário de Saúde de Cuiabá, Enio Marques da Silva, casado, tem um filho de 4 anos, é servidor de carreira da Prefeitura Municipal de Cuiabá e encontra-se internado na UTI do Hospital Santa Rita no município de Várzea Grande em tratamento do covid-19 com 80% do pulmão comprometido. Ele precisa de sua ajuda para comprar uma medicação de elevado valor. Se cada um ajudar com o que pode, sem dúvida, será possível adquirir a medicação. Saiba mais, aqui! 

Conteúdo relacionado:
Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.