Header Ads


Prefeito e vice-prefeita participam de homenagem aos Agentes Comunitários de Saúde

     Prefeito, vice-prefeita e secretários, participam da homenagem aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) .  —  Foto: Reprodução/Aline Oliveira..
 
Prefeito e vice-prefeita participam de homenagem aos Agentes Comunitários de Saúde
Publicado no JASB em 04.novembro.2021.  

Camisas para ACS/ACE Os profissionais que têm papel importante no cuidado com a saúde da população participaram de um dia de lazer, na última sexta-feira (29). O prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, a vice-prefeita, Zilda do Varejão, o secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho e o secretário de gabinete, Bruno Fernandes, estiveram com os Agentes Comunitários de Saúde(ACS) em um dia de confraternização.

Os ACS’s aproveitaram o dia com passeio de catamarã na praia do Jacaré, em Cabedelo. No fim do dia puderam apreciar o pôr do sol ao som de música.


De acordo com o próprio Ministério da Saúde o ACS é um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) e a comunidade. 
-
-
O Ministério da Saúde definiu a Saúde da Família como estratégia prioritária para a organização e fortalecimento da APS no país. As atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias são regidas pela Lei nº 11.350/2006 e pelo Decreto nº 3.189/1999 que fixam as diretrizes para o exercício profissional desse trabalhador. A data comemorativa, dia 04 de outubro, foi instituída pela Lei nº 11.585/2007.


De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, são atribuições do ACS:

– trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea;

– cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados;

– orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis;

– realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;


acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de uma visita/família/mês;

– desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à Unidade Básica de Saúde, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade;
-
-
desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, por exemplo, combate à dengue, malária, leishmaniose, entre outras, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito das situações de risco;

– estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças e ao acompanhamento das pessoas com problemas de saúde, bem como ao acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa-Família ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo governo federal, estadual e municipal, de acordo com o planejamento da equipe. É permitido ao ACS desenvolver outras atividades nas Unidades Básicas de Saúde, desde que vinculadas às atribuições acima.

Wagner Mariano, Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alhandra
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.
-
-

Projeto de criação do Curso Tecnólogo beneficiará a Agentes Comunitários e de Combate às Endemias

     Reunião para apresentação de projeto do primeiro curso em nível superior do CTT.  —  Foto: Reprodução.
 
O Diretor do CTT, Francisco Mousinho, destacou que os projetos de criação dos cursos técnicos em destaque nesta matéria, beneficia aos Agente Comunitário em Saúde e Agentes de Combate as Endemias. Veja a matéria completa, aqui!

Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.