Header Ads


Valorização: Agente comunitário: o vínculo entre a população e a Saúde

     População, valorize o seu agente de saúde. ACS, se valorize!  —  Foto: Reprodução.
 
Valorização: Agente comunitário: o vínculo entre a população e a Saúde
Publicado no JASB em 11.novembro.2021.  

Camisas para ACS/ACE O Agente Comunitário de Saúde (ACS) tem papel fundamental ao atuar nas comunidades, interligando os serviços de saúde à população. Em Itaguaí, esses profissionais percorrem toda a cidade, sendo uma figura de referência e porta de entrada da Rede de Atenção Básica.
-
-
E o trabalho das equipes é amplo, tem uma dura jornada: vai desde o cadastro das famílias, marcação de consultas, orientação sobre as formas de acesso ao SUS, dentre outros. Dependendo do caso, as visitas dos ACS nas casas acontecem uma vez por semana ou de 15 em 15 dias.


– Nós somos a primeira escuta. Vamos até as casas para ouvir os moradores, seus anseios, os problemas que eles têm. Nesse trabalho, a gente acaba descobrindo muita coisa. Tem coisas que conseguimos resolver, outras não! –  diz Ana Paula Torres, ACS há 12 anos em Itaguaí.

Ela, que trabalha no Engenho, completa: – É gratificante poder fazer um pouquinho, levar a assistência para quem tanto precisa. Amo o que faço.
-
-
Ana Paula explica ainda que, durante as visitas, as demandas são coletadas e, algumas delas, são passadas à enfermagem, responsável por avaliar, por exemplo, a ida de um médico da família à casa do paciente.


– Mas essa atuação não se restringe apenas profissionalmente. Em muitos casos, a pessoa é sozinha e enxerga nos ACS o amparo de que precisa, promovendo laços e, sobretudo, um vínculo forte -, completa Jeanne Borges, ACS que atua na região da Estrada dos Teixeiras, no Engenho.


Francisco Leão, Prefeitura de Itaguaí, Rio de Janeiro
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.
-
-
ACS's e ACE's de todo o Brasil terão Prejuízos Grandes e graves, diz presidente da CONACS

     Ilda Angélica Correia, presidente da CONACS, alerta para o risco dos ACS/ACE ficarem sem o Reajuste do Piso devido a divisão provocada pelos defensores de outra pauta.  —  Foto: Reprodução.
 
A presidente da CONCACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Ilda Angélica Correia, usou as Redes Sociais para fazer mais um alerta a todos os Agentes Comunitários e de Combate às Endemias do país. Veja a matéria completa, aqui!

Associação FNARAS e CONACS em Brasília, saiba o que rolou hoje e quais foram os avanços.

     Direto de Brasília, as lideranças da Associação Fnaras e da CONACS informaram sobre os avanços de hoje.  —  Foto: Reprodução.
 
Depois de muitas expectativa sobre a situação da garantia orçamentária para o Reajuste do Piso Salarial Nacional, ou seja, os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias desejam saber se realmente haverá dinheiro para o reajuste ou não. O que foi que causou tanta movimentação nas redes sociais, inclusive, sobre as misteriosas "garantia de emendas?" Vamos entender por partes! Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.