Header Ads


Saúde com Agente: ACS e ACE serão desligados automaticamente por 2 motivos

        Agentes comunitários de saúde e de combate às endemias participam da maior formação técnica da história do Brasil.  —  Foto/Reprodução.
 
Saúde com Agente: ACS e ACE serão desligados automaticamente por 2 motivos
Publicado no JASB em 10.agosto.2022.  Atualizado em 29.agosto.2022.

Grupos no WhatsApp | Os 200 mil participantes do Programa Saúde com Agente, formação técnica voltada aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias precisam ficar atentos às orientações da UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na live de ontem (9), foram indicados pelo menos 2 motivos de desligamento do curso. Entenda o caso!
-
-
Na live transmitida  pela equipe ligada à coordenação do Saúde com Agente, a questão que envolve o desligamento de alunos da formação causou preocupação. É verdade que todo e qualquer formação técnica possui as suas exigências e possibilidade de cancelamento da participação de discentes (alunos). Também é verdade que não há motivo para estresses, já que a formação técnica foi elaborada levando em conta o perfil dos ACS/ACE.

A live, que foi retransmitida na íntegra pelo JASB, também pode ser assistida logo abaixo. Sem exagero algum, ela apresenta uma série de informações de grande relevância (importância). Buscando simplificar a vida dos agentes comunitários e de combate às endemias, nós registramos as informações mais importantes, apresentado pelos professores. 

A abordagem dos professores da UFRGS  deu destaque às  questões pedagógicas e acadêmicas dos Cursos Técnicos dos Agentes de Saúde do Programa.

Confira os destaques do conteúdo apresentado pelos professores da UFRGS

Uma série de informações foram compartilhadas pelo Profº Digo Pilger. Logo abaixo, estamos transcrevendo as mais importantes.
-
-
— O "tutor" aparecerá em 23 de agosto, quando começa a primeira disciplina;

— Preceptor, profissional de saúde que acompanhará os alunos nas atividades práticas. Ele aparece mais tarde, na segunda parte do curso. Somente em 18 de outubro haverá a presença do "preceptor."

— No caso do "tutor" não será possível o contato pessoal, no caso, esse contato se dará no ambiente virtual. Diferente do "preceptor," que estará nas atividades práticas com os alunos do curso.

— A partir do dia 23 começam a disciplina. O aluno precisa ficar atento ao calendário e prioridades definidas na elaboração dele;

— Até o dia 12 de setembro é necessário acessar o sistema, caso contrário, os alunos serão considerados como desistentes;

— Se o aluno não for aprovado na disciplina, também será eliminado.

— Haverá tempo suficiente para desenvolver as atividades. 

— O portal ainda está sendo finalizado, ou seja, ainda não foi concluído. Por esse motivo é esperado que ocorra alguns problemas para quem estiver acessando;
-
-
— Também foi falado sobre férias. O curso não terá férias, ele começa e vai até o final sem intervalo expressivo, exceto o que haverá entre o Natal e o Ano Novo;

— É preciso que o aluno possua 75% de frequência no curso e ser aprovado nas disciplinas. 

Foi orientado para que os alunos fizesse o planejamento para o período de férias, no caso,  de no máximo 15 dias. Dando prioridade aos dois primeiros meses do curso, e que seja observado o cronograma.


A orientação é que os alunos, no caso de urgência, entre em contato com a UFRGS.

É motivo para desligamento do Curso:

— Não acessar a Plataforma do AVA do Conasems;

— Reprovação por não atingir a nota mínima em alguma disciplina.
-
-
O início das aulas está previsto para o dia 23 de agosto. Portanto, assista e fique por dentro de tudo sobre esse assunto. Para isso, acesse este mesmo endereço eletrônico, na data e horário agendado. 


Esclarecimentos sobre férias, licenças, desligamento e desistência,
Acesse o Formulário para enviar suas dúvidas à nossa equipe neste link ➡️ 


Acesse Saúde com Agente: https://saudecomagente.ufrgs.br/saude/
-
-

Saúde com Agente 

O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa destinada à formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs), que atuam em todo o território nacional, ante o estabelecimento dos respectivos parâmetros curriculares e de seus mecanismos de acompanhamento, monitoramento e sustentabilidade.

5.452 municípios aderiram ao Programa que tem início previsto das atividades para 9 de agosto. No total, quase 200 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) de todos os estados brasileiros estão inscritos.

Acesso à Plataforma do Curso, aquihttps://conta.conasems.app/?site=maisconasems
-
-
Boas vindas a UFRGS - Cursos Técnicos do Programa Saúde com Agente.

        Tudo pronto para o início do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias.  —  Foto/Reprodução.
 
Olá, estudante! Seja bem-vindo (a) aos Cursos técnicos do Programa Saúde Com Agente!

O Projeto Saúde com Agente é uma parceria da UFRGS com Ministério da Saúde e Conasems para oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Os cursos serão realizados por meio de atividades em Educação a Distância (EaD) e de atividades práticas presenciais, que serão realizadas nos municípios em que os agentes atuam e, para facilitar a comunicação e o acesso dos estudantes, foram criados canais de atendimento online para tirar dúvidas e fornecer orientações!

Pelo site (acesso disponível no final desta página), você pode acessar informações sobre o programa, processo seletivo, cursos e seus respectivos projetos pedagógicos, transparência e notícias e informes importantes. Acesse o link e acompanhe a página para estar sempre com informações atualizadas.
-
-
        A maior formação técnica da história do Brasil já está começando. Estamos nos preparando para o início.  —  Foto/Reprodução.

Ative as notificações para acompanhar as lives e também assista aos vídeos do canal! Lá você poderá encontrar informações sobre acesso ao portal da UFRGS, estrutura curricular e informações atualizadas dos cursos técnicos, além de dicas rápidas e avisos importantes sobre os cursos, as disciplinas, o cronograma de aulas e as atividades.

Em breve você receberá um e-mail do Conasems com orientações para acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma em que serão disponibilizadas as aulas e realizadas as atividades dos cursos técnicos.

-
-
Orientações sobre atualização de dados cadastrais, solicitações de documentos, licenças e demais informações pertinentes à vida acadêmica do estudante serão enviadas oportunamente pela Coordenação dos Cursos Técnicos.

Site oficial do Programa Saúde com Agentehttps://saudecomagente.ufrgs.br/saude/

Acompanhe também:


Dúvidas? Entre em contato através do Disque Saúde 136 ou pelo e-mail

Saudação da coordenação da UFRGS:

É uma satisfação receber você, estudante, em nossa comunidade universitária.

Coordenação do Projeto Saúde com Agente (UFRGS)
-
-
NOTÍCIAS DAS CIDADES

Fale com o JASB por e-mail:   agentesdesaude  @ gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

Veja as formas de doações, aqui!

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.