Header Ads


Rio Bonito antecipa pagamento do reajuste dos Agentes Comunitário de Saúde e de Endemias

        Apoiadores da CONACS criam situação favorável para implantação do novo Piso Nacional.  —  Foto/Reprodução.
 
Rio Bonito antecipa pagamento do reajuste dos Agentes Comunitário de Saúde e de Endemias. 
Publicado no JASB em 11.julho.2022.     

Grupos no WhatsApp Os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes comunitários de endemias (ACE) de Rio Bonito receberam os salários do mês de junho, já com o reajuste do piso nacional. 
-
-
A antecipação do pagamento do piso nacional, mesmo antes de receber o repasse do Governo Federal, foi um dos temas de uma reunião entre o prefeito Leandro Peixe e os representantes do Sindicato dos Agentes Comunitário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SINACS/RJ), Francisco Vilela (Presidente) e Vivian Fatan (Diretora Regional), realizado nesta segunda-feira (11), no Centro Administrativo da Prefeitura, na Praça Cruzeiro.

Durante a reunião, o presidente do SINACS/RJ esclareceu que no dia 6 de maio foi sancionada a Emenda Constitucional (EC) 120/2022 que estabelece o pagamento de R$ 2.424,00 do piso dos agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate a endemias (ACE). Rio Bonito foi o primeiro município da região a pagar, antecipadamente, os salários dos meses de maio, junho e julho com novo piso da categoria.

-
-
Segundo ele, o aumento vai trazer mais dignidade e valorização desses servidores públicos, além de contribuir para um melhor desenvolvimento do trabalho dos agentes, que são profissionais que estão diariamente junto à população.

        Tudo o que a categoria sempre desejou foi reconhecimento real ao trabalho que desempenha.  —  Foto/Reprodução.

“É por meio desses agentes que a população mais carente recebe orientações sobre comportamentos adequados para a preservação da saúde, bem como informações sobre riscos de doenças. É inimaginável pensar na efetivação de políticas públicas de saúde sem a participação desses profissionais. Por isso viemos aqui agradecer a prefeitura de Rio Bonito, que foi a primeira fazer o pagamento, mesmo não recebendo o repasse retroativo do Governo Federal”, afirmou Francisco Vilela.

Apoio aos Servidores Municipais – Esse apoio aos servidores tem sido umas das principais bandeiras dessa administração. Em outubro do ano passado, em comemoração ao dia dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, os profissionais se reuniram em Brasília (DF) e na Praça Fonseca Portela, no Centro de Rio Bonito, para recorrer a PEC 22/11, que dispõe “sobre a responsabilidade financeira da União, corresponsável pelo SUS, na política remuneratória e na valorização dos profissionais que exercem atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias”.
-
-
Após a concentração na Praça do Centro, os agentes participaram de um encontro no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, na Praça Cruzeiro, onde foram homenageados pelo prefeito Leandro Peixe e pela secretária de Saúde, Mirilza Magdalena, que deram total apoio para recorrerem aos seus direitos.


Naquela oportunidade, o prefeito Leandro Peixe destacou a importância das equipes buscarem por seus direitos e que faria o possível para que todos recebam seus benefícios.

Desde o início da gestão tenho acompanhado a luta da classe, principalmente quando fizeram um movimento em busca dos seus direitos como a melhoria nas condições de trabalho. Eu apoio e continuarei apoiando esta causa para que, juntos, alcancemos o objetivo para que sejam reconhecidos com o respeito que merecem, destacou o prefeito na época.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) têm como função acompanhar as famílias da comunidade orientando sobre as formas de acesso ao SUS. Além disso, trabalham com o mapeamento e o cadastramento dos dados demográficos e sociais da região.
-
-
        Quando buscamos com esperança o que acreditamos, sem dúvida alguma, tudo se torna mais fácil.  —  Foto/Reprodução.

Essa valorização era muito aguardada pelos agentes comunitários de saúde, que tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando uma maior responsabilidade e valorização do trabalho”, garante Vivian Fatan, Diretora Regional do SINACS/RJ e servidora municipal.

Durante a reunião de hoje (11/7) com os integrantes do sindicato, o prefeito Leandro Peixe reafirmou o seu compromisso com a valorização dos servidores municipais.

Estamos trabalhando com dedicação e muita transparência e garantimos o pagamento antecipado do novo piso salarial dos agentes comunitários. Isso é a Prefeitura cumprindo seu papel de valorizar todos os nossos servidores municipais, que fazem um trabalho de excelência no município”, garante o prefeito Leandro Peixe.
-
-
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Prefeitura de Rio Bonito
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-
Confira qual será o valor do Piso Nacional dos Agentes de Saúde em 2023. 

        Estimativa de Piso Nacional dos agentes comunitários e de combate às endemias para 2023.  —  Foto/Reprodução.
     
O valor do salário mínimo em 2023 considera os dados macroeconômicos com o PIB, INPC, e o IPCA. Esses são os índices que medem a inflação. Veja a matéria completa, aqui!

-
-
Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já pagaram os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Dobra o número de cidades que pagam o novo Piso aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias . Confira a lista das cidades que já pagaram o novo Piso, aqui!



Tecnologia do Blogger.