Header Ads


CONACS nos Estados: Direção da Confederação Nacional cumpre mais uma agenda em uma de suas bases.

        Direção da Confederação Nacional trabalha as bases em diversos estados do Brasil, após a grande vitória da conquista da EC 120/2022.     —  Foto/Reprodução.
 
CONACS nos Estados: Direção da Confederação Nacional cumpre mais uma agenda em uma de suas bases.
Publicado no JASB em 13.junho.2022.    

Grupos no WhatsApp A CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, após a grande vitória que liderou em Brasília, ocasião que garantiu a aprovação da Emenda Constitucional 120/2022, garantindo uma série de direitos aos à categoria, além do Piso Nacional de dois salários mínimos. Esta conquista, já havia completado 16 anos de luta, sem ser aprovada.
-
-
Com a nova realidade, estabelecida por meio de uma conquista histórica, se faz necessário que as bases sejam fortalecidas para que tudo esteja pronto para o recebimento dos recursos do Governo Federal. 


Após participar de agendas em diversos estados, a direção da Confederação Nacional retorno ao Estado de Pernambuco, iniciando atividades na cidade de Igarassu, na I Plenária dos ACS e ACE. Houve a participação de agentes de diversas cidades do estado e autoridades políticas, além das lideranças que representam as duas  categorias.

Confira o registro do evento:





Diante de agentes de 140 cidades: Ilda Angélica orienta sobre o Piso, Insalubridade, Aposentadoria e faz denúncias.

        Ilda Angélica Correia fez revelações bombástica de como a categoria de ACS/ACE foi prejudicada,  por decisões equivocadas de assessoria à CONACS.     —  Foto/Reprodução.
 
A atual presidente da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Ilda Angélica Correia, participou de um mega encontro na Bahia. A líder nacional fez  comentários de deixar os cabelos dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias em pé. Entenda o caso!
-
-
O Encontro Estadual de agentes comunitários e combate à endemias reúne cerca de 120 municípios, em Feira de Santana, na Bahia. O encontro foi realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A grande surpresa veio com as declarações de Ilda Angélica, que colocou as "cartas na mesa" e disse como a categoria foi prejudicada com uma má assessoria em relação a PEC 22/2011. No vídeo abaixo é possível assistir as declarações da liderança. 

A presidente da Confederação fez esclarecimentos importantes sobre o novo "Piso Salarial Nacional, o Incentivo de Insalubridade e a Aposentadoria Especial. Na fala de Ilda, ela advertiu aos ACS/ACE, sobre as ilusões que são produzidas em Redes Sociais, desvirtuando a verdade, produzindo confusão na cabeça da categoria. No caso, em relação a Insalubridade e Aposentadoria, que estão previstos na Emenda Constitucional 120/2022, apesar de não haver um texto discorrendo sobre os detalhes. Isto ocorre porque a Emenda não é uma Lei Ordinária. Os textos ainda estão sendo trabalhados pelo Deputado Federal Valtenir Pereira, informou a sindicalista. Outras informações serão tratadas ao longo desta matéria, fique atento/a!

-
-
O evento que envolveu 140 municípios em Feira de Santana, foi promovido pela Confederação Nacional.

O encontro também marca a comemoração pela aprovação da Emenda Constitucional 120, que, além de estabelecer um Piso Salarial aos agentes comunitários e de combate às endemias, em valor igual a dois salários mínimos, também garante uma série de vantagens, além das que já foram citadas nesta matéria.

    Ilda Angélica Correia e os diretores da CONACS fizeram história ao imprimir a maior vitória de todos os tempos para os ACS/ACE de todo o Brasil.     —  Foto/Reprodução.

“Este evento tem uma magnitude extraordinária, a CONACS  vem prestigiar e celebra junto com os companheiros, a aprovação da Emenda Constitucional 120, aprovada agora no dia 5 de maio, e este encontro não poderia ser diferente. Estamos hoje aqui em Feira de Santana, no estado da Bahia, um estado que nos dá um suporte muito grande, então hoje o dia vai ser de celebração e muita festa”, disse.
-
-
Ainda na fala da presidente da Confederação, há algo que não pode ser observado como menos relevante, justamente a necessidade da categoria se organizar em suas bases, nos municípios do país, para trabalhar o acesso aos direitos garantidos legalmente.


Todos os estados brasileiros, estão com o número defasado em questão de servidores dos agentes de saúde e combate às endemias. Infelizmente o número ainda é bem reduzido nestes municípios. Hoje estamos celebrando essa conquista do piso salarial, mas ainda temos algumas dificuldades que são encontradas, como ausência de equipamentos, proteção individual, fardamento, precisamos ter uma valorização em nosso plano de carreira. Infelizmente muitos gestores desconsideram a nossa legislação e fazem contratação temporária, mas seguimos na luta, e hoje temos cerca de 400 mil agentes em todo o território brasileiro”, comentou.

Confira o vídeo:



Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já pagaram os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Dobra o número de cidades que pagam o novo Piso aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias . Confira a lista das cidades que já pagaram o novo Piso, aqui!
-
-
CONASEMS emite nota técnica informando que os municípios são obrigados a pagar o novo Piso.

        Nota técnica do CONASEMS reconhece o direito dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias ao novo Piso de R$ 2.424.     —  Foto/Reprodução.
 
O CONASEMS - Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, por meio de Nota Técnica, manifestou-se favoravelmente aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, quanto as questões relacionadas ao pagamento do novo Piso Salarial Nacional, conforme valores estabelecidos pela Emenda Constitucional 120/2022. 
-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.