Header Ads


A direção da CONACS tem agenda nessa quarta, em prol do repasse imediato dos recursos...

        A representação da CONACS e o Ministério da Saúde estarão em reunião hoje, buscando uma solução para o repasse imediato dos recursos para pagamento dos ACS/ACE de todo o Brasil.     —  Foto/Reprodução.
 
A direção da CONACS tem agenda nessa quarta, em prol do repasse imediato dos recursos para pagamento do Piso. 
Publicado no JASB em 08.junho.2022.    

Grupos no WhatsApp CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, instituição que representa os agentes comunitários e os agentes de combate às endemias de todo o Brasil, prestou conta sobre a agenda que debateu o pagamento do novo Piso Nacional das duas categorias. 
-
-
A direção da Confederação esteve ontem a tarde com o Ministério da Economia. O objetivo era estabelecer uma definição sobre o pagamento dos recursos destinados aos agentes. Repasse esse que viabiliza que cada prefeitura pague a cada ACS e ACE a importância de R$ 2.424 como salário base, conforme estabelece a Emenda Constitucional 120/2022. 

Estamos de posse de vitória
É importante refletir que o valor de 2 salários existe hoje, graças a garra e operacionalidade da Confederação. Se os diretores dessa instituição não tivesse se articulado como fizeram, sem dúvida alguma, hoje não existiria a EC 120. A CONACS foi a única instituição a nível nacional que lutou pela aprovação da PEC 09/2022. Esta, que foi votada e aprovada por duas vezes no Senado. Portanto, é fundamental que os diretores desta honrosa instituição sejam respeitados exatamente como merecem.

        A direção da Confederação Nacional comandou a grande vitória, que deu origem a EC 120/2022.     —  Foto/Reprodução.

Atualmente, nenhuma instituição tem a "fome maior" de ver todos os agentes dos 5.570 municípios recebendo os dois salários mínimos como base, além de todos os direitos - como a CONACS. Somente unidos, de verdade, podemos derrubar e transpor as barreiras que existem e as que venham a existir. Não adianta discursar que somos unidos pela luta, quando isso não é verdade! O que nos une é a solidariedade, humildade, companheirismo, é o sentir as limitações uns dos outros. Se realmente desejamos avançar, não podemos abraçar o "negativismo," a inconstância e desânimo. Nada disso é compatível com postura de profissional. 
-
-

A situação que envolve o pagamento
Segundo a direção da CONACS - para resolver a questão que envolve o repasse do Governo Federal dos recursos destinados  ao pagamento do Piso Nacional, conforme garante  EC 120. Na reunião de ontem (08/06) esteve presente, além de Ilda Angélica e Marinalva, representando os ACS/ACE de todo o Brasil, os Deputados Federais: Ildo Rocha - MA, Weliton Prado - MG, Zé Neto - BA, Alice Portugal - BA, Fred Costa - MG, Carmem Zanotto - SC e Valtenir Pereira,  que agendou a reunião. Todos estavam focados em forma de uma "força tarefa" para consolidar o repasse dos recursos aos municípios.

        Ilda Angélica e a deputada Carmem Zanotto.   —  Foto/Reprodução.

Deliberações
Conforme informações que repassamos ontem, baseado em informações da própria CONACS, na reunião ficou esclarecido que o tão sonhado repasse, infelizmente, somente será feito no mês de agosto. A previsão é que esse repasse seja retroativo ao mês de maio.
-
-
Agenda de hoje (08/06)
A Confederação Nacional cumpre agenda hoje, no Ministério da Saúde. O objetivo é buscar acelerar o pagamento dos referidos repasses aos municípios. Aguarde mais informações pertinente a esse evento. 

Confira os detalhes no vídeo abaixo:


Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já se comprometeram a pagar os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias vivem um momento singular, não apenas pela grande vitória estabelecida por meio da Emenda Constitucional 120/2022, que garantiu uma série de direitos, além dos 2 salários, mas, em face da aceitação por parte dos prefeitos que estão se antecipando ao repasse do Governo Federal e pagando o novo piso à duas categorias. Confira a lista das cidades que já pagaram e as que se comprometeram em pagar, aqui!
-
-
Confederação de Municípios diz que pagamento do Piso deve ocorrer após nova Portaria.

        Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).   —  Foto: Clauber Cleber Caetano/PR.
 
O pagamento do piso de agentes comunitários de saúde só deve ocorrer após edição de nova portaria; orienta CNM - Confederação Nacional de Municípios.

-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.