Header Ads


ACE e ACS: Representação dos agentes se reúne com administração de Linhares para reivindicar o novo Piso Nacional.

        Reivindicação do novo Piso Nacional dos agentes comunitários e de combate às endemias atende aos anseios das categorias.     —  Foto/Reprodução.
 
ACE e ACS: Representação dos agentes se reúne com administração de Linhares para reivindicar o novo Piso Nacional. 
Publicado no JASB em 07.junho.2022.    

Grupos no WhatsApp | Os diretores SINDSAÚDE-ES se reuniram com a administração de Linhares para apresentar as reivindicações dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.
-
-
A Direção do Sindsaúde/ES, por meio dos diretores José Mário e Aleudicleia Muniz, da delegada Vanusa e mais duas agentes de saúde, além da coordenadora da ESF, Kelly, se reuniu com o Secretário de Saúde de Linhares, Saulo Meirelles, no dia 27 de maio. 

Os assuntos levados ao Secretário foram: o piso salarial nacional de ACE’s e ACS’s, a correção da gratificação, além do aumento salarial da categoria aprovado na Câmara de Vereadores em fevereiro deste ano. 


 O secretário garantiu que assim que chegarem os repasses da União a PML vai adotar o piso nacional, disse ainda que já no pagamento de junho vai ser feito o pagamento do reajuste salarial e da gratificação. Esse aumento deveria ter sido pago desde fevereiro, o que não foi feito pela administração, e a diferença, segundo o secretário, será paga no salário de junho. 

        Reivindicação do novo Piso Nacional dos agentes comunitários e de combate às endemias atende aos anseios das categorias.     —  Foto/Reprodução.

O piso salarial nacional foi aprovado no dia 05 de maio último, tornando-se assim uma obrigação constitucional. 

O Sindsaúde entende que Linhares é um município grande e que tem recursos próprios para arcar com essa despesa. Municípios menores da região norte, como Vila Valério, Ecoporanga e Montanha já realizam o pagamento com recursos próprios. Com essa atitude, a PML abre precedente para ação judicial e depois ter que pagar de forma retroativa com as correções necessárias. 


Já está agendado para o dia 10 de junho com a comissão representante dos trabalhadores sobre as reivindicações referentes ao Previne Brasil.

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

Sindsaúde/ES.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-
NOVO PISO NACIONAL:

Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já se comprometeram a pagar os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias vivem um momento singular, não apenas pela grande vitória estabelecida por meio da Emenda Constitucional 120/2022, que garantiu uma série de direitos, além dos 2 salários, mas, em face da aceitação por parte dos prefeitos que estão se antecipando ao repasse do Governo Federal e pagando o novo piso à duas categorias. Confira a lista das cidades que já pagaram e as que se comprometeram em pagar, aqui!
-
-
Confederação de Municípios diz que pagamento do Piso deve ocorrer após nova Portaria.

        Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).   —  Foto: Clauber Cleber Caetano/PR.
 
O pagamento do piso de agentes comunitários de saúde só deve ocorrer após edição de nova portaria; orienta CNM - Confederação Nacional de Municípios.

-
Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.