Header Ads


Pagamento: Autor da Proposta do Piso de 2 salários comparecerá ao Ministério da Economia com a CONACS.

        Deputado Valtenir Pereira, autor da Proposta que deu origem à Emenda Constitucional 120/2022, que garante o Piso de 2 salários mínimos e outros direitos.     —  Foto/Reprodução.
 
Pagamento: Autor da Proposta do Piso de 2 salários comparecerá ao Ministério da Economia com a CONACS.
Publicado no JASB em 06.junho.2022.  Atualizado em 07.junho.2022  

Grupos no WhatsApp Hoje os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de todo o Brasil receberam uma ótima notícia, sobre o pagamento do novo Piso Nacional. Este tema tem sido objeto de muitos questionamentos, especulações por parte dos que se aproveitam da situação para criar um estado de elevado nível de ansiedade, o que não é nada saudável!
-
-
Conforme informações do deputado federal Valtenir Pereira, que foi o autor da PEC 22/11, que deu origem à PEC 09, no senado e que se tornou a Emenda Constitucional 120/2022, no próximo dia 07 de junho, ele estará no Ministério da Economia, conversando com o ex-ministro Esteves Colnago, que é o atual Secretaria de Tesouro e Orçamento.

O Secretário Esteves Colnago foi nomeado pelo ministro Paulo Guedes, em outubro do ano passado. Nesse momento, ele é uma pessoa chave para tratar das questões relacionadas aos recursos que devem ser enviados aos municípios com o propósito de pagar o novo Piso Nacional dos agentes.
-
-
        Esteves Colnago, Secretaria de Tesouro e Orçamento.     —  Foto/Reprodução.

O ilustre deputado Valtenir irá tratar com o Secretário sobre as questões dos recursos, já tendo sido enviado um ofício, encaminhado pelo Ministério da Saúde, logo após a promulgação da Emenda Constitucional 120, por meio de intervenção do próprio autor da PEC 22. 

Foi o próprio deputado Valtenir que fez a solicitação do repasse, imediatamente após a promulgação da EC 120, conforme o próprio afirmou, conforme podcast logo abaixo.

Ilda Angélica Correia, presidente da CONACS e diretores da instituição, também estarão em Brasília, "buscando fazer chegar o dinheiro no bolso dos agentes comunitários e de combate às endemias do Brasil," disse Valtenir.

Nessa atarde, a líder da Confederação, Ilda Angélica, confirmou com o editorial do JASB, que estará cumprindo a agenda citada pelo parlamentar. 

É fundamental que a categoria dos agentes comunitários e dos agentes de combate ás endemias assumam uma postura profissional, não se deixem levar por ventos de negatividades, que pegam carona em questões que são de natureza meramente transitórias para produzir danos, quer no aspecto emocional ou qualquer outro. Acolher pensamentos de negatividade, projetando um nível de ansiedade destrutivo, não constrói nada de bom, apenas facilita a destruição do que podemos ter de mais valioso, que é a nossa estima, o nosso pensamento de esperança e fé. 
-
-

É preciso sermos perseverantes, audaciosos, quanto aos objetivos que pretendemos alcançar. Não podemos sair do bom caminho e cair na vala das coisas que não merecem a nossa valorização. 

        Ilda Angélica Correia, presidente da CONACS.     —  Foto/Reprodução.

Qual tem sido a postura recorrente em relação aos diretores da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, por causa da espera do envio dos recursos da União? É importante lembrar que, quando muitos não acreditavam na grande conquista impressa pela EC 120, esses diretores mantiveram a esperança, lutaram e venceram, conjuntamente com os apoiadores em Brasília e pelas redes sociais. Infelizmente, hoje, notamos ações de ingratidão, inclusive, agressividade contra as pessoas que foram instrumentos de transformação para os quase 400 mil agentes. 

Podcast com o deputado Valtenir Pereira:

-
-
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-
Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já se comprometeram a pagar os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias vivem um momento singular, não apenas pela grande vitória estabelecida por meio da Emenda Constitucional 120/2022, que garantiu uma série de direitos, além dos 2 salários, mas, em face da aceitação por parte dos prefeitos que estão se antecipando ao repasse do Governo Federal e pagando o novo piso à duas categorias. Confira a lista das cidades que já pagaram e as que se comprometeram em pagar, aqui!
-
-
Confederação de Municípios diz que pagamento do Piso deve ocorrer após nova Portaria.

        Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).   —  Foto: Clauber Cleber Caetano/PR.
 
O pagamento do piso de agentes comunitários de saúde só deve ocorrer após edição de nova portaria; orienta CNM - Confederação Nacional de Municípios.

-
Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.