Header Ads


Ceará: Moraújo foi o primeiro município do Estado a garantir o novo piso dos ACS e ACE

        Agentes de combate às endemias e comunitários de saúde de Moraújo avançam na garantia de seus direitos.     —  Foto: JASB.
 
Ceará: Moraújo foi o primeiro município do Estado a garantir o novo piso dos ACS e ACE
Publicado no JASB em 07.junho.2022.    

Grupos no WhatsApp A grande conquista obtida por meio da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde continua produzindo alegria para muitos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Que o diga os agentes de Moraújo, Ceará.
-
-
A cidade de Moraújo, fica localizada na Região Norte do Estado. A representação dos agentes enviou à Câmara Municipal do município, em 26/06/2022, o Projeto de Lei para atualização do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). As duas categorias de Moraújo, felizmente, já desfrutam da vitória, que foi obtida em Brasília, após 16 anos de muitas batalhas, suor e lágrima.


O Projeto de Lei foi aprova do no município, diante de tal fato, os agentes passam a receber, a título de vencimento base, o valor de R$ 2.424,00, conforme dispõe a Emenda Constitucional nº. 120/2022.

Segundo informações das próprias categorias de ACS e ACE, a cidade de Moraújo é a primeira a atender o que estabelece a Constituição Federal, conforme EC 120.

Conforme informações acessadas pelo JASB, o  Sindsaúde, no começo do mês maio fez a solicitação do novo reajuste, por meio de um Oficio Circular enviado, aos municípios. No qual  reivindicava a implantação do novo piso salarial, conforme determinação da pela EC 120/2022.
-
-
Agentes comunitários e de combate às endemias agradecem à gestão de Moraújo, por esta iniciativa pioneira. 

Os dirigentes do Sindsaúde da região Norte também estão de parabéns pela iniciativa e dedicação em prol dos agentes de saúde (ACS e ACE).


Segundo o Sindsaúde, a instituição sindical segue na luta pela implantação do novo piso nos outros 183 municípios do Estado do Ceará.

Confira o Projeto de Lei Municipal nº. 012/2022 que atualiza o piso dos ACS e ACE:


-
-
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-
NOVO PISO NACIONAL:

Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já se comprometeram a pagar os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias vivem um momento singular, não apenas pela grande vitória estabelecida por meio da Emenda Constitucional 120/2022, que garantiu uma série de direitos, além dos 2 salários, mas, em face da aceitação por parte dos prefeitos que estão se antecipando ao repasse do Governo Federal e pagando o novo piso à duas categorias. Confira a lista das cidades que já pagaram e as que se comprometeram em pagar, aqui!
-
-
Confederação de Municípios diz que pagamento do Piso deve ocorrer após nova Portaria.

        Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).   —  Foto: Clauber Cleber Caetano/PR.
 
O pagamento do piso de agentes comunitários de saúde só deve ocorrer após edição de nova portaria; orienta CNM - Confederação Nacional de Municípios.

-
Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.