Header Ads


Por telefone, médico do Samu Ceará salva bebê de 44 dias que engasgou enquanto era amamentada [VIDEO]

       Bebê de apenas 44 dias de vida foi salva de um engasgamento por um médico do Samu através de orientações por telefone.  —  Foto/Reprodução/Jornal Jangadeiro.
 
Por telefone, médico do Samu Ceará salva bebê de 44 dias que engasgou enquanto era amamentada [VIDEO]
Publicado no JASB em 30.junho.2022.     

Grupos no WhatsApp Uma bebê de apenas 44 dias de vida foi salva de um engasgamento por um médico do Samu através de orientações por telefone aos pais da criança, que moram em Sobral, no Ceará.
-
-
Na noite de quarta-feira (23), por volta das 19h, eles ligaram desesperados para o serviço de emergência alegando que a pequena Ísis estava respirando com dificuldade e espumando pela boca após ser amamentada.

O chamado foi atendido pelo médico de plantão Bruno Schmitt, da Central de Regulação de Urgências (CRU).

Com muita calma, ele deu as instruções aos pais para fazer a manobra de Heimlich na criança – uma técnica de primeiros socorros usada em casos de obstrução das vias aéreas superiores.

Na hora o pai estava com a bebê no colo, enquanto a mãe segurou o celular com o viva-voz ligado para receber todas as orientações.
-
-
“Você vai pegar, vai botar a palma da sua mão no peito dela, certo? Vai virar ela de barriguinha pra baixo, com a cabecinha apontando pro chão. Depois vai inclinar um pouco pra baixo, vai dar dois, três tapinhas nas costas dela, no meio da ‘apá’ dela, bem no meio das costas, tapinhas empurrando pra baixo. Três tapinhas”, disse Bruno.

       O pai da bebê recebe orientações de um médico do Samu através do telefone.  —  Foto/Reprodução/Jornal Jangadeiro.

“Agora vira ela pra baixo de novo, inclina um pouquinho ela pro chão, certo? Na horizontal, aponte a cabecinha dela pro chão e bate uma três vezes, com um pouquinho mais de força.”

Instantes depois, a bebê começou a chorar. “Melhorou a corzinha dela?”, questionou o médico. O pai confirmou que sim e disse que ela estava chorando.

“Chorar é bom, se ela está chorando, ela está respirando”, completou, para o alívio da família.

Em entrevista ao Jornal Jangadeiro, Bruno explicou os bastidores da tensa situação

“A mãe, Janaína, estava muito aflita, chorando. Tentei acalmá-la para passar as orientações, mas ela estava muito nervosa. Quem estava com a bebê era o pai. Pedi para falar com ele. O pai obedeceu às orientações e foi seguindo os meus conselhos. Colocou a criança de bruços sobre os seus braços e realizou manobras de massagem para ajudar a desobstruir as vias aéreas”, relembrou.
-
-

Ao ouvir o choro da criança após todos aqueles segundos intermináveis de silêncio, o médico disse que ficou muito feliz e aliviado. “Eu comecei a escutar o choro da bebê, e isso foi muito bom, muito gratificante. A gente saber que, naquele momento, teve uma vida salva”, completou Bruno.

Depois do susto, o pai de Ísis, Eder Ávila, fez questão de agradecer pela ajuda e proatividade do profissional. “Mesmo à distância, o atendimento foi eficaz. Neste momento, faço um super elogio à equipe que estava de plantão na hora. (Os profissionais) são criticados quando não conseguem fazer um bom atendimento ou demoram para enviar uma ambulância, mas a nossa filha hoje está bem por ter recebido orientações do profissional do Samu 192 Ceará”, disse Eder.

“Empatia e gratidão. Não sei se o doutor Bruno (Schmitt) é pai, mas sei que tomou as dores de um nesta ocasião”, enfatizou.
-
-
Bruno trabalha há um ano na Central de Regulação de Urgências, e destacou que esta foi a primeira vez que salvou uma criança durante seus plantões. Excelente trabalho! ❤️

Assista ao vídeo:



Jornal Jangadeiro

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já pagaram os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Dobra o número de cidades que pagam o novo Piso aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias . Confira a lista das cidades que já pagaram o novo Piso, aqui!

-
-
Mãe faz alerta depois de filha ter reação severa após contato com flor: “Essa planta é mortal”

        A menina de 6 anos ficou toda inchada ao ter contato com a planta tóxica.   —  Foto: Reprodução/ The Sun.
 
A pele da menina começou a ter erupções dolorosas e ficou com o rosto inchado. “Ela mal conseguia falar, dormia o dia todo”, conta a mãe. Veja a matéria completa, aqui!



Tecnologia do Blogger.